Jump to content
  • 0

Começar investindo no mercado local ou exterior?

Pergunta

Pra alguém que quer apenas focar no trabalho e, no final do mês, realizar seus aportes sem se preocupar muito com rebalanceamento de carteira ou monitorar os fundamentos das empresas, é melhor investir no Brasil ou no exterior? Vou desenvolver mais sobre isso abaixo.

Pelo próximo ano (2025), vou conseguir investir em torno de R$60k. Investindo no Brasil, ao final do ano, já estaria próximo dos R$100k e aqui os juros compostos já começariam a desempenhar um trabalho maior. O lado negativo, é que eu teria que fazer stock picking e permanecer à mercê das loucuras políticas e econômicas do Brasil.

Por outro lado, eu poderia investir esse dinheiro no exterior. Mas isso, ao final do ano, me deixaria com aproxidamente $10k (considerando cotação atual do dólar de R$6). E isso me deixa meio desanimado. O lado positivo é que eu poderia focar 100% no meu trabalho e ir aportando em ETFs (de renda fixa e variável) sem muita preocupação e me expor a mercados muito maiores/estáveis.

Queria ler a opinião de vocês: vale mais a pena acumular patrimônio em Real uma vez que a ação dos juros compostos serão mais rápidos ou isso não faz diferença e posso ir acumulando patrimônio direto no exterior mesmo com o Dólar em alta frente ao Real?

• Brabo 3
Link para compartilhar

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

O ideal é você balancear em diversos tipos de ativos, meu caro amigo. Tendo ativos descorrelacionados você terá mais rendimento e menor risco.

Sim, no brasil você terá que fazer um pouco de stock picking, mas escolhendo 1 empresa de cada setor perene já é suficiente e não vai precisar ficar olhando todo mês se os fundamentos permanecem... basta 1 vez ao ano.
Pode ser um pouco demorada a escolha mas depois vai no automático utilizando o diagrama!

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
47 minutes ago, Ricardo Dos Passos Cavalheiro disse:

Pra alguém que quer apenas focar no trabalho e, no final do mês, realizar seus aportes sem se preocupar muito com rebalanceamento de carteira ou monitorar os fundamentos das empresas, é melhor investir no Brasil ou no exterior? Vou desenvolver mais sobre isso abaixo.

Pelo próximo ano (2025), vou conseguir investir em torno de R$60k. Investindo no Brasil, ao final do ano, já estaria próximo dos R$100k e aqui os juros compostos já começariam a desempenhar um trabalho maior. O lado negativo, é que eu teria que fazer stock picking e permanecer à mercê das loucuras políticas e econômicas do Brasil.

Por outro lado, eu poderia investir esse dinheiro no exterior. Mas isso, ao final do ano, me deixaria com aproxidamente $10k (considerando cotação atual do dólar de R$6). E isso me deixa meio desanimado. O lado positivo é que eu poderia focar 100% no meu trabalho e ir aportando em ETFs (de renda fixa e variável) sem muita preocupação e me expor a mercados muito maiores/estáveis.

Queria ler a opinião de vocês: vale mais a pena acumular patrimônio em Real uma vez que a ação dos juros compostos serão mais rápidos ou isso não faz diferença e posso ir acumulando patrimônio direto no exterior mesmo com o Dólar em alta frente ao Real?

Eu acredito que a resposta depende do que você prioriza nesse momento: acumular patrimônio mais rápido ou investir com tranquilidade a longo prazo. Investir no Brasil tem a vantagem de acelerar o crescimento inicial do patrimônio, principalmente com os juros compostos trabalhando mais cedo a seu favor. Afinal, com R$60k investidos aqui, você tem acesso a boas opções de renda fixa com alta previsibilidade e a possibilidade de ganhos interessantes na renda variável. O lado ruim é exatamente o que você mencionou: exige mais atenção. Fazer stock picking, acompanhar o cenário econômico e político do Brasil (que pode mudar do dia para a noite) pode ser estressante e desviar seu foco do trabalho.

Agora, investir no exterior é uma abordagem bem mais passiva, especialmente se você optar por ETFs. Nesse caso, você diversifica automaticamente em mercados gigantes, mais estáveis e com menos volatilidade política. Sim, os $10k no final do ano podem parecer pouco em comparação com R$100k, mas lembre-se de que o dólar pode funcionar como uma proteção contra a desvalorização do real. Além disso, no longo prazo, a exposição internacional tende a trazer mais segurança e consistência, já que você não fica preso aos altos e baixos do Brasil.

Então, se o objetivo principal é focar no trabalho e reduzir preocupações, investir no exterior pode ser a melhor escolha. O crescimento do patrimônio pode parecer mais lento no começo, mas você ganha em paz de espírito e previsibilidade. Por outro lado, se a ideia é turbinar o patrimônio mais rapidamente e você está disposto a dedicar um pouco de tempo para monitorar o mercado, o Brasil pode ser mais vantajoso a curto prazo.

Ou seja, a escolha o Brasil se a prioridade for crescer rápido e você aceitar o "drama" que vem junto. Escolha o exterior se quiser uma abordagem mais passiva e diversificada, mesmo que o crescimento inicial pareça menor. Eu acredito que o ideal é a diversificação (geográfica, cambial e setorial), baixa correlação e paciência rs.

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Ricardo Dos Passos Cavalheiro disse:

a recomendação, é começar no internacional depois que atingir pelo menos os 100k em reais, justamente para não ver a "redução" ao converter em dólar

não precisa ser UM ou OUTRO, mas eu focaria mais em chegar nos 100k, colocaria 90% BR e 10% USD.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...