Jump to content
  • 0

FI e acumulação de patrimônio.

Wallace Pires

Pergunta

Boa noite sardinhas. 🐟

Estava assistindo o vídeo de hoje do Raul de como os fundos imobiliários estão descontados, e que não seria uma oportunidade que apareceria de novo tão cedo, mas para quem ainda tá em fase de construção de patrimônio (não tenho nem 10k investido) ainda sim faz sentido ter eles na carteira? Ainda planejo trabalhar por alguns anos e não me importo muito em viver de dividendos por hora. 🤔

(segunda pergunta é, como na aula inaugural o Raul comenta que o décimo terceiro é só parte não paga do salário do trabalhador, esses investimentos que pagam mensalmente também fazem um pagamento extra no final do ano para considerar os dias não contados? 🤔)

• Brabo 2
Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
5 minutes ago, Wallace Pires disse:

mas para quem ainda tá em fase de construção de patrimônio (não tenho nem 10k investido) ainda sim faz sentido ter eles na carteira?

Já fez a reserva de emergência? Depende de como é tua carteira ideal. Ainda não cheguei na parte que o Raul especificamente fala do diagrama do cerrado (apesar de dar uma ideia em várias aulas). Até o momento eu investia com a filosofia value investing, entrei na AUVP há pouco tempo. Como não tenho uma visão do que é de fato o diagrama, mas no chutômetro: Tu define a % da tua carteira em renda variável, renda fixa, e dentro desses, a porcentagem intraclasse, por exemplo, 33,33% em ações BR, 33,33% em ações EUA, 33,33% em FIIs, etc. Os FIIs, como o Raul fala na aula, são pra proteger patrimonio e viver de renda. Se tu diversifica em mais classes de ativos, a carteira tende a ser menos volátil.

8 minutes ago, Wallace Pires disse:

esses investimentos que pagam mensalmente também fazem um pagamento extra no final do ano para considerar os dias não contados? 🤔)

Só se os inquilinos pagarem duas vezes o aluguel no mês, o que não me parece factível, kkk.

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 1
On 13/12/2024 at 19:18, Wallace Pires disse:

Boa noite sardinhas. 🐟

Estava assistindo o vídeo de hoje do Raul de como os fundos imobiliários estão descontados, e que não seria uma oportunidade que apareceria de novo tão cedo, mas para quem ainda tá em fase de construção de patrimônio (não tenho nem 10k investido) ainda sim faz sentido ter eles na carteira? Ainda planejo trabalhar por alguns anos e não me importo muito em viver de dividendos por hora. 🤔

(segunda pergunta é, como na aula inaugural o Raul comenta que o décimo terceiro é só parte não paga do salário do trabalhador, esses investimentos que pagam mensalmente também fazem um pagamento extra no final do ano para considerar os dias não co

É realmente um momento interessante para fazer aportes, mas a primeira regra é garantir sua reserva de emergência. Depois disso, se você consegue investir até 25% da sua renda atual, o próximo passo é estudar e planejar bem onde investir.

FIIs são sim uma boa opção, mas o ponto principal está em fazer aportes consistentes e reinvestir os rendimentos para aproveitar o efeito dos juros compostos ao longo do tempo.

Sobre o 13º salário, como o Raul já comentou, ele é na verdade uma antecipação de valores que já foram descontados do trabalhador ao longo do ano, sendo devolvido como se fosse um “bônus”. Então, não se preocupe em tratar o 13º como algo extraordinário.

E não, não existe pagamento extra nos FIIs, rs.

O que pode acontecer é que alguns FIIs, como os de shoppings, podem gerar rendimento maior em determinadas épocas do ano, como no final do ano ou em outras datas comemorativas. Isso ocorre porque esses períodos geralmente trazem um aumento significativo nas vendas, o que pode impactar positivamente a distribuição de rendimentos.

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• Criar novo...