Jump to content
  • 0

16.a pergunta de Philip Fisher

Adriano Leonardi

Pergunta

16.a pergunta que (obviamente) Philip Fisher não pode prever: em pandemias ou desastres mundiais, a empresa é vulnerável?

O famoso "fique em casa" quebrou muitas empresas no Brasil e no mundo. O que não era considerado "essencial" ficou de lado. Por outro lado, laboratórios que ja tinham e tem tecnologia para vacinas e medicações explodiram a margem de lucro.

Pessoalmente, acredito que o mundo não é o mesmo após 2020 e essa é uma pergunta que me faço ao olhar o mercado de ações.

Estou errado?😉

• Brabo 2
Link para compartilhar

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Nessa linha de desastres/pandemias/etc (sabe lá oq vem pela frente), eu pensaria mais pelo lado de gargalos ou falta de matéria prima que um evento desse porte pode causar e impactar a empresa, por quanto tempo e se isso pode levar a empresa a falencia. 

Digo isso não necessariamente pq "O que não era considerado essencial ficou de lado", muitas coisas não essenciais tiveram uma demanda expressiva durante a pandemia. Setor de logistica e portais de ecommerce tiveram uma demanda enorme com muitas coisas nada essenciais. Mercado de luxo idem, outros pontos como o impedimento de gastos com viagem lavaram a compras de outros tipos de experiencia e mercadorias. Computadores/laptops idem.

Já qualquer coisa com necessidade do presencial foi severamente impactada, incluindo setor de varejo. Mas esse já é um setor que em geral não é interessante.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
5 horas atrás, Adriano Leonardi disse:

16.a pergunta que (obviamente) Philip Fisher não pode prever: em pandemias ou desastres mundiais, a empresa é vulnerável?

O famoso "fique em casa" quebrou muitas empresas no Brasil e no mundo. O que não era considerado "essencial" ficou de lado. Por outro lado, laboratórios que ja tinham e tem tecnologia para vacinas e medicações explodiram a margem de lucro.

Pessoalmente, acredito que o mundo não é o mesmo após 2020 e essa é uma pergunta que me faço ao olhar o mercado de ações.

Estou errado?😉

A questão não seria estar certo ou errado , as questões do fisher avalia a empresa , todas as 15 perguntas são direcionadas a identificar uma empresa resiliência em pesquisa , administração , organização , etc , neste caso você quer fazer uma pergunta imaginando cenários … 

sim pode incluir na avaliação pessoal , mas pode te levar a um viés de querer achar empresas com base neste viés , o que é justamente o contrário que estamos buscando … 

na pandemia por mais que se fale do fique em casa , quase nada ficou parado , lojas vendiam on-line , entregas aumentarem , enfim , muitas até falam que Brasil teve lockdown , não sei onde , no máximo tivemos uma restrição , logo isso deve ser levado em pauta Tb, as característica do país nestes cenários caóticos ! Mas particularmente acredito que isso pode mais atrapalhar do que efetivamente ajudar na escolha de empresas boas … 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...