Jump to content

Pensamento de chuveiro: o quinto dos infernos

Recommended Posts

9 horas atrás, Fernando Falci Largura disse:

Faz um tempo que eu vi em algum lugar que a expressão "quinto dos infernos" veio lá do tempo que o Brasil ainda era colônia de Portugal e se referia ao imposto que era devido sobre a extração de ouro.

Então se o quinto eram os 20% de impostos, isso quer dizer que já passamos do "quarto dos infernos" e estamos chegando no "terço dos infernos"?

E pior, em alguns países da Europa eles já estão no "meio do inferno".

Segundo Dante Alighieri em seus escritos da Divina Comédia o inferno tem 9 círculos. O buraco é literalmente bem mais embaixo  😅

• Brabo 1
Link para compartilhar

51 minutes ago, Eddy Paulini disse:

Segundo Dante Alighieri em seus escritos da Divina Comédia o inferno tem 9 círculos. O buraco é literalmente bem amis embaixo  😅

Diga-se de passagem, ô livrinhos difíceis de ler... e olha que tenho uma versão traduzida, com explicações no começo de cada Canto e com notas de rodapé :/

Editado por Caio Henrique De Felice
  • Brabo 2
Link para compartilhar

4 horas atrás, Caio Henrique De Felice disse:

Diga-se de passagem, ô livrinhos difíceis de ler... e olha que tenho uma versão traduzida, com explicações no começo de cada Canto e com notas de rodapé :/

É um livro complexo mesmo. Não só pela leitura em si mas também pro todo o contexto. Se não souber algumas coisas de teologia, simbolismos e também aspectos políticos da época, se perde muita coisa na leitura. Acho que é o livro mais difícil que já li Huahuhau

E Ilíada e a Odisséia não fica muito longe não. Também achoo eles um pouco difíceis.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...