Jump to content
  • 0

Diagrama do Cerrado - Dúvidas sobre distribuição de novos aportes

Rodrigo Pimentel Cota

Pergunta

Boa noite, pessoal.

Compreendi que o Diagrama do Cerrado estabelece uma pontuação para o ativo ao responder as perguntas. Com isso, o ativo “X”, por exemplo, pode tem um peso maior que o ativo “Y” dentro da carteira em razão dessa pontuação. Então, ao realizar um novo aporte, o Diagrama irá sugerir que seja alocado um percentual maior no ativo “X”.

Com base nisso, temos as seguintes situações hipotéticas:

Situação 1:

Decidi que vou investir em apenas dois ativos do sub-setor financeiro: BBAS3 e BNBR3. De acordo com o Diagrama do Cerrado, BBAS3 teve uma pontuação 11 e BNBR3 nota 7. Ao realizar um aporte de 48k, o Diagrama sugere 65% do valor para BBAS3 e 35% do valor para BNBR3.

Até aí tudo bem, pois, são empresas do mesmo sub-setor e possuem notas diferentes. Por isso, o Diagrama do Cerrado sugere um aporte maior para uma empresa com nota maior.

Situação 2:

Decidi que agora vou investir em quatro sub-setores e ao responder as perguntas do Diagrama do Cerrado a pontuação foi de:

Financeiro: BBAS3 (11 pontos)

Previdência e Seguros: BBSE3 (11 pontos)

Água e Saneamento: CSMG3 (5 pontos)

Energia Elétrica: EGIE3 (9 pontos), CPFL3 (7 pontos) e TAEE11 (5 pontos)

Ao realizar um novo aporte de 48k, o Diagrama sugeriu o percentual de distribuição a seguir:

Financeiro: BBAS3 (11 pontos) – 22,5% do valor

Previdência e Seguros: BBSE3 (11 pontos) – 22,5% do valor

Água e Saneamento: CSMG3 (5 pontos) – 10,5%

Energia Elétrica: EGIE3 (9 pontos) – 19% do valor, CPFL3 (7 pontos) – 15% do valor e TAEE11 (5 pontos) – 10,5%

DÚVIDAS 1:

Na situação 2, para obter uma carteira balanceada, não é viável que os aportes sejam de 25% do valor em cada um dos sub-setores?

No meu entendimento, somente após distribuir 25% do valor em cada um dos sub-setores é que eu deveria colocar pesos nos ativos daquele mesmo sub-setor. No meu raciocínio ficaria assim:

25% - Financeiro: BBAS3 (11 pontos)

25% - Previdência e Seguros: BBSE3 (11 pontos)

25% - Água e Saneamento: CSMG3 (5 pontos)

25% - Energia Elétrica: EGIE3 (9 pontos), CPFL3 (7 pontos) e TAEE11 (5 pontos). Aqui, a pontuação serviria para distribuir esses 25% do aporte.

DÚVIDAS 2:

Qual é o erro desse meu raciocínio? Por que não é recomendado seguir meu pensamento? 

Obrigado pela ajuda.

Abraço a todos.

• Brabo 1
Link para compartilhar

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Boa noite, @Rodrigo Pimentel Cota !

O diagrama leva em consideração as notas. Quanto menor a nota significa que mais arriscado é a empresa. Se uma empresa tem uma nota mais baixa, ou seja, ela é mais arriscada, não faria sentido ela receber o mesmo aporte que uma empresa com nota mais elevada pois você estaria aumentando seu risco com mais dinheiro em uma empresa mais volátil.

Ou seja, distribuir um percentual do valor de forma igual entre os ativos com notas diferentes não é uma lógica saudável. Como o ativo tem uma nota menor, automaticamente o seu limite será menor do que outros ativos como você viu nas sugestões feitas pelo diagrama na situação 2.

O balanceamento do diagrama é de acordo com notas e ele não enxerga setores, subsetores. O objetivo dele será um equilíbrio do ativo dentro da meta estabelecida para a classe que aquele ativo pertence.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Eddy Paulini disse:

Boa noite, @Rodrigo Pimentel Cota !

O diagrama leva em consideração as notas. Quanto menor a nota significa que mais arriscado é a empresa. Se uma empresa tem uma nota mais baixa, ou seja, ela é mais arriscada, não faria sentido ela receber o mesmo aporte que uma empresa com nota mais elevada pois você estaria aumentando seu risco com mais dinheiro em uma empresa mais volátil.

Ou seja, distribuir um percentual do valor de forma igual entre os ativos com notas diferentes não é uma lógica saudável. Como o ativo tem uma nota menor, automaticamente o seu limite será menor do que outros ativos como você viu nas sugestões feitas pelo diagrama na situação 2.

O balanceamento do diagrama é de acordo com notas e ele não enxerga setores, subsetores. O objetivo dele será um equilíbrio do ativo dentro da meta estabelecida para a classe que aquele ativo pertence.

Entendi. O balanceamento ou rebalanceamento da carteira é entre minha meta estabelecida, como por exemplo:

Renda Fixa: 30%

Ações BR: 30%

Ações Ext: 30%

Cripto: 10%

Dentro de ações BR, por exemplo, o Diagrama irá balizar os aportes por pontuação e não por setores ou subsetores. Empresas mais sólidas volume de aporte maior, empresas menores (mais arriscadas), aportes menores.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
19 horas atrás, Rodrigo Pimentel Cota disse:

Entendi. O balanceamento ou rebalanceamento da carteira é entre minha meta estabelecida, como por exemplo:

Renda Fixa: 30%

Ações BR: 30%

Ações Ext: 30%

Cripto: 10%

Dentro de ações BR, por exemplo, o Diagrama irá balizar os aportes por pontuação e não por setores ou subsetores. Empresas mais sólidas volume de aporte maior, empresas menores (mais arriscadas), aportes menores.

É isso mesmo, Rodrigo!

Se ficaram mais dúvidas é só perguntar  =)

Link para compartilhar

• Criar novo...