Compreendi que o Diagrama do Cerrado estabelece uma pontuação para o ativo ao responder as perguntas. Com isso, o ativo “X”, por exemplo, pode tem um peso maior que o ativo “Y” dentro da carteira em razão dessa pontuação. Então, ao realizar um novo aporte, o Diagrama irá sugerir que seja alocado um percentual maior no ativo “X”.
Com base nisso, temos as seguintes situações hipotéticas:
Situação 1:
Decidi que vou investir em apenas dois ativos do sub-setor financeiro: BBAS3 e BNBR3. De acordo com o Diagrama do Cerrado, BBAS3 teve uma pontuação 11 e BNBR3 nota 7. Ao realizar um aporte de 48k, o Diagrama sugere 65% do valor para BBAS3 e 35% do valor para BNBR3.
Até aí tudo bem, pois, são empresas do mesmo sub-setor e possuem notas diferentes. Por isso, o Diagrama do Cerrado sugere um aporte maior para uma empresa com nota maior.
Situação 2:
Decidi que agora vou investir em quatro sub-setores e ao responder as perguntas do Diagrama do Cerrado a pontuação foi de:
Financeiro: BBAS3 (11 pontos)
Previdência e Seguros: BBSE3 (11 pontos)
Água e Saneamento: CSMG3 (5 pontos)
Energia Elétrica: EGIE3 (9 pontos), CPFL3 (7 pontos) e TAEE11 (5 pontos)
Ao realizar um novo aporte de 48k, o Diagrama sugeriu o percentual de distribuição a seguir:
Financeiro: BBAS3 (11 pontos) – 22,5% do valor
Previdência e Seguros: BBSE3 (11 pontos) – 22,5% do valor
Água e Saneamento: CSMG3 (5 pontos) – 10,5%
Energia Elétrica: EGIE3 (9 pontos) – 19% do valor, CPFL3 (7 pontos) – 15% do valor e TAEE11 (5 pontos) – 10,5%
DÚVIDAS 1:
Na situação 2, para obter uma carteira balanceada, não é viável que os aportes sejam de 25% do valor em cada um dos sub-setores?
No meu entendimento, somente após distribuir 25% do valor em cada um dos sub-setores é que eu deveria colocar pesos nos ativos daquele mesmo sub-setor. No meu raciocínio ficaria assim:
25% - Financeiro: BBAS3 (11 pontos)
25% - Previdência e Seguros: BBSE3 (11 pontos)
25% - Água e Saneamento: CSMG3 (5 pontos)
25% - Energia Elétrica: EGIE3 (9 pontos), CPFL3 (7 pontos) e TAEE11 (5 pontos). Aqui, a pontuação serviria para distribuir esses 25% do aporte.
DÚVIDAS 2:
Qual é o erro desse meu raciocínio? Por que não é recomendado seguir meu pensamento?
Pergunta
Rodrigo Pimentel Cota
Boa noite, pessoal.
Compreendi que o Diagrama do Cerrado estabelece uma pontuação para o ativo ao responder as perguntas. Com isso, o ativo “X”, por exemplo, pode tem um peso maior que o ativo “Y” dentro da carteira em razão dessa pontuação. Então, ao realizar um novo aporte, o Diagrama irá sugerir que seja alocado um percentual maior no ativo “X”.
Com base nisso, temos as seguintes situações hipotéticas:
Situação 1:
Decidi que vou investir em apenas dois ativos do sub-setor financeiro: BBAS3 e BNBR3. De acordo com o Diagrama do Cerrado, BBAS3 teve uma pontuação 11 e BNBR3 nota 7. Ao realizar um aporte de 48k, o Diagrama sugere 65% do valor para BBAS3 e 35% do valor para BNBR3.
Até aí tudo bem, pois, são empresas do mesmo sub-setor e possuem notas diferentes. Por isso, o Diagrama do Cerrado sugere um aporte maior para uma empresa com nota maior.
Situação 2:
Decidi que agora vou investir em quatro sub-setores e ao responder as perguntas do Diagrama do Cerrado a pontuação foi de:
Financeiro: BBAS3 (11 pontos)
Previdência e Seguros: BBSE3 (11 pontos)
Água e Saneamento: CSMG3 (5 pontos)
Energia Elétrica: EGIE3 (9 pontos), CPFL3 (7 pontos) e TAEE11 (5 pontos)
Ao realizar um novo aporte de 48k, o Diagrama sugeriu o percentual de distribuição a seguir:
Financeiro: BBAS3 (11 pontos) – 22,5% do valor
Previdência e Seguros: BBSE3 (11 pontos) – 22,5% do valor
Água e Saneamento: CSMG3 (5 pontos) – 10,5%
Energia Elétrica: EGIE3 (9 pontos) – 19% do valor, CPFL3 (7 pontos) – 15% do valor e TAEE11 (5 pontos) – 10,5%
DÚVIDAS 1:
Na situação 2, para obter uma carteira balanceada, não é viável que os aportes sejam de 25% do valor em cada um dos sub-setores?
No meu entendimento, somente após distribuir 25% do valor em cada um dos sub-setores é que eu deveria colocar pesos nos ativos daquele mesmo sub-setor. No meu raciocínio ficaria assim:
25% - Financeiro: BBAS3 (11 pontos)
25% - Previdência e Seguros: BBSE3 (11 pontos)
25% - Água e Saneamento: CSMG3 (5 pontos)
25% - Energia Elétrica: EGIE3 (9 pontos), CPFL3 (7 pontos) e TAEE11 (5 pontos). Aqui, a pontuação serviria para distribuir esses 25% do aporte.
DÚVIDAS 2:
Qual é o erro desse meu raciocínio? Por que não é recomendado seguir meu pensamento?
Obrigado pela ajuda.
Abraço a todos.
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
3
2
DIAS POPULARES
18/Dez
4
17/Dez
1
Top Posters For This Question
Rodrigo Pimentel Cota 3 posts
Eddy Paulini 2 posts
DIAS POPULARES
18/Dez 2024
4 posts
17/Dez 2024
1 post
Os mais famosos desse tópico
Rodrigo Pimentel Cota
Entendi. O balanceamento ou rebalanceamento da carteira é entre minha meta estabelecida, como por exemplo: Renda Fixa: 30% Ações BR: 30% Ações Ext: 30% Cripto: 10% Dent
Eddy Paulini
Boa noite, @Rodrigo Pimentel Cota ! O diagrama leva em consideração as notas. Quanto menor a nota significa que mais arriscado é a empresa. Se uma empresa tem uma nota mais baixa, ou seja, ela é
Rodrigo Pimentel Cota
Boa noite, pessoal. Compreendi que o Diagrama do Cerrado estabelece uma pontuação para o ativo ao responder as perguntas. Com isso, o ativo “X”, por exemplo, pode tem um peso maior que o ativo “Y
4 respostas para essa pergunta
Recommended Posts