Jump to content
  • 0

Como Analisar Bancos no Brasil? Descobrindo vantagens do Setor Bancário Brasileiro

João Peralta

Pergunta

Olá, pessoal!

Para realizar uma boa análise de uma empresa ou setor, é necessário que se entenda o modelo de negócio.
Como funciona? Qual é a operação principal? De onde vem a receita?

Cada setor/empresa responde a essas perguntas de maneiras únicas. Por exemplo, no meu trabalho no setor de papel e papelão, tenho clareza de como a Klabin opera. Sei identificar quando a empresa ganha ou perde dinheiro, bem como os fatores que a colocam em vantagem ou desvantagem no mercado brasileiro. 

Porém, no setor bancário, ainda não tenho clareza sobre quais pontos analisar. Devo focar na carteira de crédito? Na venda de seguros? Ou há outros indicadores e operações específicas que são mais relevantes?

Além disso, as estratégias mais vantajosas para bancos podem variar conforme o país? Já que cada país tem seu perfil econômico e social distintos uns dos outros.  No Brasil, onde há uma grande demanda por crédito, faz sentido que os bancos que domine esse segmento tenha uma vantagem competitiva. Não? 

Já nos EUA, onde o setor imobiliário tem grande peso, liderar o mercado de hipotecas e financiamento imobiliário pode ser mais vantajoso. Não? 

Devo analisar esse contexto de países? Ou talvez seja demais para uma analise setorial? 
Me ajudem kkkk (Sei que levantei várias questões complexas, mas você são fodas). 

Link para compartilhar

• Respostas 1
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Você pode fazer uma pesquisa mais genérica, considerando os número de faturamento, espectativas de longo prazo, lucro liquido, comparação com os demais players do mercado, etc.

Ou pode fazer uma análise mais específica. Ver quais são os principais objetivos daquele banco, ver o que ele se propõe a fazer e qual o tamanho da fatia que ele abocanha daquele mercado e o quanto pode crescer.

O Banco do Brasil, por exemplo, seus principais pilares são:

1-Crédito e Financiamento: Agronegócio, Crédito Consignado, imobiliário e veículos

2-Receita de Serviços e Taxas: Conta corrente, cartões, título de capitalização, seguro e previdência

3-Redução de custos, digitalização: eficiência operacional

4-Investimentos: Títulos publicos, câmbio e renda fixa

5-Exterior: Captação de recursos de clientes no exterior, apoio ao comércio internacional

Se a análise é sobre o setor bancário, acredito que não faça sentido comparar um banco BR com um banco americano. Há inúmeros fatores que fazem com que os bancos de outros paises tenham outros focos. Não pode comparar banana com laranja. 

Link para compartilhar

• Criar novo...