Jump to content
  • 0

Montar carteira

Pergunta

Estou montando minha carteira e preciso de ajuda.Sou conservadora e pretendo dar um passo para o perfil moderado,mas sinto muita insegurança ou melhor dizendo medo e preciso de conselhos dos mais experientes,pois estou começando agora. Recebi 100k e quero investir para longo prazo.Acabei de finalizar o curso e ainda estou insegura.

• Brabo 1
Link para compartilhar

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
1 hour ago, Aline Siqueira De Avila Elias disse:

Estou montando minha carteira e preciso de ajuda.Sou conservadora e pretendo dar um passo para o perfil moderado,mas sinto muita insegurança ou melhor dizendo medo e preciso de conselhos dos mais experientes,pois estou começando agora. Recebi 100k e quero investir para longo prazo.Acabei de finalizar o curso e ainda estou insegura.

@Aline Siqueira De Avila Elias primeira coisa é colocar os R$100mil no Tesouro Selic 2029.

Com relação à carteira, não temos como recomendar os investimentos, pois depende de uma série de premissas, como por exemplo, idade, se tem Família ou não, se vai formar Família ou não, quanto tempo até viver de renda, quanto consegue aportar por mês, se tem valores além dos R$100mil etc.

Você finalizou as aulas, então tem o PIAR. Ele é um norte para te ajudar na definição dos percentuais das classes de ativos. Em Renda Variável dê uma olhada em Setores que você tenha mais conhecimento, em empresas do segmento que você trabalha, pois as informações são mais conhecidas por você. Na Renda Fixa, reveja a aula de contrafluxo para ver quais seriam os títulos interessantes no momento para você olhar.

De qualquer maneira, é começar com calma. O momento está ótimo, pois a Selic está alta e o dinheiro vai render bem. Imagina se estivesse com a Selic a 3%aa, ia bater o desespero para começar logo rsrsrs

E já tem a reserva de emergência formada?
Está fazendo o controle do Orçamento Doméstico?

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

O que recomendam como opção "segura" na renda variável são os títulos imobiliários. Eu tenho pouco dinheiro em ações(uns 500 reais, coloquei só para SENTIR o aplicativo e ver como me sentia em relação a isso), nunca testei os titulos imobiliários e confesso que tenho muita vontade de testar porque só de você ser dono daquela cota, você já recebe um valor. 

Entendo que existem 2 tipos de cotistas:

os que seguram: para ficarem recebendo uma porcentagem pequena de valor por cada cota (algumas poucos centavos, mas eles tem milhares de cotas)

os que ficam comprando e vendendo: como se fosse um mercado de ações

Infelizmente não consigo te ajudar muito com a minha experiência pessoal porque também sou nova aqui

Link para compartilhar

• 0
7 minutes ago, Flavio Prado disse:

@Aline Siqueira De Avila Elias primeira coisa é colocar os R$100mil no Tesouro Selic 2029.

Com relação à carteira, não temos como recomendar os investimentos, pois depende de uma série de premissas, como por exemplo, idade, se tem Família ou não, se vai formar Família ou não, quanto tempo até viver de renda, quanto consegue aportar por mês, se tem valores além dos R$100mil etc.

Você finalizou as aulas, então tem o PIAR. Ele é um norte para te ajudar na definição dos percentuais das classes de ativos. Em Renda Variável dê uma olhada em Setores que você tenha mais conhecimento, em empresas do segmento que você trabalha, pois as informações são mais conhecidas por você. Na Renda Fixa, reveja a aula de contrafluxo para ver quais seriam os títulos interessantes no momento para você olhar.

De qualquer maneira, é começar com calma. O momento está ótimo, pois a Selic está alta e o dinheiro vai render bem. Imagina se estivesse com a Selic a 3%aa, ia bater o desespero para começar logo rsrsrs

E já tem a reserva de emergência formada?
Está fazendo o controle do Orçamento Doméstico?

Acho que vou fazer essa selic 2029 também hein, meu dinheiro hoje tá só no CDI mesmo 🤔

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
7 minutes ago, Luciana De Moura Afonso disse:

Acho que vou fazer essa selic 2029 também hein, meu dinheiro hoje tá só no CDI mesmo 🤔

@Luciana De Moura Afonso estar no CDI não é ruim, mas precisa ser em um CDB de liquidez diária que renda pelo menos 100% do CDI. A quanto tempo ele está no CDI? Dependendo, não vale mexer nele agora. Espera virar o ano e que complete pelo menos 30 dias do aporte.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Bom, Aline. Vamos por partes, não se desespere e mantenha calma. @Flavio Prado já passou dicas valiosas

O primeiro ponto é a Reserva de Emergência. Você já fez ela ? Eu recomendo você ter 12 meses de Custos Fixos como você se considera conservadora 

O segundo ponto é identificar o perfil com o PIAR, você deve ter ele e isso vai te nortear nas escolhas de porcentagens

Terceiro ponto é parcelar os aportes. Este ponto na verdade depende da Reserva de Emergência e o quanto você tem nela. Se esses 100k estão disponíveis para investir, você deve parcelar para diluir o Preço Médio. Inicialmente vão para o Tesouro 2029 assim como citou o Flavio 

Depois os fatores são bem particulares, depende dos seu objetivos e o que já possui. Bem como a sua rotina também, quais são seus hábitos, costumes e valores em conta

Para iniciar na Renda Variável, eu me sinto mais confortável alocando me FIIs para já ir recebendo dividendos e ter uma dopamina financeira, mas não acho que você deve seguir o que eu acredito e sim o que você pensa

Depois, penso em começar pelas ações de Base da Pirâmide Invertida, um bom ponto de partida é buscar pelas empresas "Azulim" e estudar a cerca delas

Espero ter agregado ao tema. Lembre que isso são ideias, você deve ir pelo caminho que faça sentido a você

Link para compartilhar

• 0
9 minutes ago, Luciana De Moura Afonso disse:

O bom de momento é esperar até 2025. Raul deixou um aviso que após 16/12 há possibilidade de complicar na questão de IR  com valores em trânsito

Como @Flavio Prado já citou, não é ruim estar em CDI. O importante é verificar a liquidez diária e ao mesmo tempo é de se pensar dividir pela questão segurança que o Tesouro oferece. Principalmente se os valores forem acima de R$ 250 mil 

E reforço também a questão dos 30 dias que possuem IOF, ou seja, come bastante a rentabilidade. Fica praticamente nula

Link para compartilhar

• 0
17 minutes ago, Luciana De Moura Afonso disse:

os que ficam comprando e vendendo: como se fosse um mercado de ações

Apenas uma observação em relação às vendas. Obviamente que podem ser realizadas de acordo com os fundamentos

Em geral, aqui usamos o ditado "Carteira é igual sabonete. Quanto mais mexe, menor fica"

Mesmo que venda ativos com lucro,  se tratando de FIIs há uma cobranças de IR. Ao longo prazo, esses valores vão quebrando o poder dos juros compostos. Logo, é interessante fazer uma boa seleção e manter em carteira o máximo possível. Vender se realmente perder os fundamentos, o que não vejo muito nos fiis pois, em geral, são imóveis. Ou seja, só tende a valorizar e alocando em gestores confiáveis, só tende a aumentar o patrimônio do fundo

Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, Flavio Prado disse:

@Luciana De Moura Afonso estar no CDI não é ruim, mas precisa ser em um CDB de liquidez diária que renda pelo menos 100% do CDI. A quanto tempo ele está no CDI? Dependendo, não vale mexer nele agora. Espera virar o ano e que complete pelo menos 30 dias do aporte.

ah o meu está no mercado livre mesmo, 105% do cdi até 50k - mais do que isso fica sendo 100% acima dos 50k

Todo dia tenho um almoço garantido de retorno lá pelo menos 😂

Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Luciana De Moura Afonso disse:

ah o meu está no mercado livre mesmo, 105% do cdi até 50k - mais do que isso fica sendo 100% acima dos 50k

Todo dia tenho um almoço garantido de retorno lá pelo menos 😂

@Luciana De Moura Afonso Mercado Pago não é uma boa, pois eles aplicam e resgatam o saldo todos os dias e recolhem o IR de 22,50% então acaba rendendo menos que um CDB rendendo 100% do CDI. Acho melhor colocar logo no Tesouro Selic 2029.

• Me ajudou 1
Link para compartilhar

• Criar novo...