Jump to content
  • 0

Distribuição Obrigatória de Dividendos

Carla De Santana Oliveira

Pergunta

Gente, boa noite. Uma dúvida:

Uma empresa é obrigada a pagar 25% do Lucro em Dividendos, ok. No vídeo da aula, é informado que pode não haver dividendos quando não há lucro, até porque uma empresa pode decidir usar o lucro para investimentos. Entretanto, investimentos na empresa aparecem nas movimentações no balanço, mas não fazem parte do DRE, pelo meu entendimento. Queria entender isso. Alguém me ajuda, por favor?

Super obrigada!

• Brabo 1
Link para compartilhar

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

@Carla De Santana Oliveira eu entendo isso de forma simples , pode ser que algum amigo com visão mais contábil possa contribuir melhor !

No balanço patrimonial , que é um demonstrativo oficial contábil , você precisa ter todos os ativos e passivos de curto e longo prazo e chegaremos a um patrimônio líquido (ou seja aqui tem o raio x completo da empresa na data x)

o DRE é um demonstrativo que expressa o resultado de uma operação , outra medição , logo imagina uma empresa estar dobrando seu tamanho  e estar com um investimento que custe 10x sua venda bruta no ano …. Este valor ia sujar a avaliação da operação naquele ano! 

há outros tipos de relatórios financeiros etc na contabilidade mas que eu entenda o DRe tem uma finalidade específica , apresentar resultado anual ! Ou de um período específico !

Link para compartilhar

• 0
11 horas atrás, Carla De Santana Oliveira disse:

Gente, boa noite. Uma dúvida:

Uma empresa é obrigada a pagar 25% do Lucro em Dividendos, ok. No vídeo da aula, é informado que pode não haver dividendos quando não há lucro, até porque uma empresa pode decidir usar o lucro para investimentos. Entretanto, investimentos na empresa aparecem nas movimentações no balanço, mas não fazem parte do DRE, pelo meu entendimento. Queria entender isso. Alguém me ajuda, por favor?

Super obrigada!

Só vai distribuir 25% a empresa que não tiver uma normal interna de distribuição.

Link para compartilhar

• 0

@Henrique Magalhães

oi, obrigada!!

Então, mas é isso. O Balanço mostra os ativos, mas o lucro se apura na DRE. Só que investimento não faz parte da DRE, a priori. Supondo que você compre um terreno, ele só vai mudar ali no balanço, entre as contas do ativos. Esse terreno não entraria no DRE, porque não faz parte da operação. Você consegue enxergar ele no balanço e no DFC, mas não no DRE, a priori.

Então ai que ficou a minha dúvida. sobre a questão dos investimentos do ponto de vista contábil. 

Olhei na Internet e encontrei as seguintes respostas:

"As aquisições de ativos, não figuram na DRE, pois nesta demonstração os saldos que aparecem são apenas das contas de resultado, ou seja receita e despesa, logo, conclui-se que:

1 - as parcelas relativas as cotas de depreciação sim, lá aparecerão;
2 - o valor na integra do ativo não.

Contas de ativo são contas "patrimoniais" e por isso mesmo são demonstradas no balanço patrimonial e nunca da Demonstração do Resultado do Exercicio.

Sds."

"Boa tarde !

Aquisição de imóvel não entra na DRE e sim no grupo de Imobilizado no Balanço da entidade, e essa aquisição não deverá afetar a apuração do superávit da entidade."

Tem algumas outras, mas isso eu sei que eu to limitando a um certo tipo de investimento. 

Então a dúvida é como é que eu posso utilizar todo meu lucro em reinvestimento, uma vez que esse não necessariamente entraria na DRE? (isso para justificar o caso de não ter lucro por conta de reinvestimento). 

Ou vai pra conta de reserva de capital? Pra depois ser utilizado?

Obrigada!!!

:)

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...