Jump to content
  • 1

Como avaliar títulos de prazo mais curto e rendimento maior?

Andre Papoti De Oliveira

Pergunta

Pelas aulas de renda fixa, ou pelo menos a impressão que tive (por favor me corrijam caso esteja errado), títulos de prazo maior normalmente tem um rendimento ligeiramente maior devido ao risco de prender seu dinheiro por um tempo maior.
Nesse caso e com uma visão de longo prazo, pegar o título com maior duração é trivial, já que a maior rentabilidade é o que vai imperar. Porém o que da para se observar nessa semana é o contrário: Quanto maior o prazo menor o rendimento do título. Pegando como exemplo os tesouros IPCA+ disponíveis hoje:

- Tesouro IPCA+ 2029: IPCA + 7,80%;
- Tesouro IPCA+ 2035: IPCA + 7,24%;
- Tesouro IPCA+ 2045: IPCA + 7,12%;

Neste outro caso e com a mesma visão de longo prazo, como devemos avaliar qual o melhor título entre as opções?

Editado por Andre Papoti De Oliveira
Erros de português, fim de ano ta difícil
  • Brabo 1
Link para compartilhar

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Cara, depende demais! Sobre o IPCA eu vejo interessante sempre pegar pensando assim: Maior valor fixado x menor tempo

Nesse exemplo que você trouxe seria o Tesouro IPCA+ 2029: IPCA + 7,80%

Agora sobre visão de longo prazo: Não é pq o titulo vence mais cedo que isso muda, quando o titulo vencer você pega a grana e investe em outro titulo. O ideal é sempre procurar qual vai te dar mais rentabilidade.

Inclusive você pode fazer marcação a mercado e resgatar antes, ganhar mais e investir em um titulo que vai te dar mais rentabilidade no resto do periodo

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Então, mas seguindo esse pensamento de 'Na hora que vencer é só pegar a grana e investir em outro' tem dois pontos muito importantes de se levar em conta:

- Considerando que assim que o 29 vencer eu vou pegar outro título que vai também vencer em 45 pra comparar diretamente com o outro, eu vou ter que pagar IR nessa troca, o que vai acabar atrapalhando os juros compostos. Cai no mesmo problema de títulos com juros semestrais.

- Pode ser que quando o 29 vença não existam títulos tão bons quanto estes de hoje.

Então escolher entre um dos dois acaba sendo meramente uma especulação do que eu imagino que vai ser o cenário econômico daqui 5 anos, o que é basicamente dar um tiro no escuro dada a volatilidade desse país.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
1 hora atrás, Andre Papoti De Oliveira disse:

Pelas aulas de renda fixa, ou pelo menos a impressão que tive (por favor me corrijam caso esteja errado), é de o normal é que títulos de prazo maior tem um rendimento ligeiramente maior devido ao risco de você deixar seu dinheiro preso neles por um maior tempo.
Nesse caso e com uma visão de longo prazo pegar o título com maior duração é trivial, já que a maior rentabilidade é o que vai imperar. Porém o que da para se observar nessa semana é o contrário, quanto maior o prazo menor o rendimento do título. Pegando como exemplo os tesouros IPCA+ disponíveis hoje:

- Tesouro IPCA+ 2029: IPCA + 7,80%;
- Tesouro IPCA+ 2035: IPCA + 7,24%;
- Tesouro IPCA+ 2045: IPCA + 7,12%;

Neste outro caso e com a mesma visão de longo prazo, como devemos avaliar qual o melhor título entre as opções?

Boa tarde, @Andre Papoti De Oliveira !

Vamos revisar alguns conceitos que são importantes para evoluirmos este tema.

Primeiro é que idealmente os títulos com prazo maior que consequentemente tem mais risco (justamente pelo tempo) tenham rentabilidades maiores. Maior o risco, maior o prêmio. Mas a questão que isso não é uma regra e eventualmente encontraremos títulos que mesmo que tenha vencimento maior (maior risco) o prêmio pode ser menor em comparação com títulos de prazos menores.

E isso pode se dar a alguns fatores que entram no segundo ponto que pode ser os objetivos dos emissores. Por exemplo, por uma questão de oferta e demanda as taxas oferecidas podem variar tanto para atrair mais investidores na compra daqueles título bem como o contrário que seria para dar uma freada na compra de um determinado título e gerar mais liquidez para outros.

Lei da oferta e demanda neste caso.

O terceiro ponto a se trazer aqui é para completar o que foi dito que é pensar na avaliação de risco X retorno. Como acredito ter sido possível concluir, não faria muito sentido pegar um título de risco maior e prêmio igual ou menor em comparação com títulos menos arriscados.

E por último, deixo um adendo sobre a marcação a mercado. É certo pensar que quanto maior o prazo de vencimento, mais janelas teremos para fazer uma marcação. Mas não podemos nos esquecer que não visamos a marca quando fazemos um investimento em renda fixa. Melhor é sempre seguir o contrafluxo e fazer uma boa análise de risco X retorno sempre pensando em levar o título até o vencimento. Vamos pensar na marcação a mercado como um bônus que eventualmente poderemos ter e que em dados momentos, mesmo estando em uma janela de realizar a venda antecipada, pode não valer a pena caso não tenhamos onde reinvestir o valor.

Espero que agregue ao tema!

• Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar

• 0
28 minutes ago, Andre Papoti De Oliveira disse:

Então, mas seguindo esse pensamento de 'Na hora que vencer é só pegar a grana e investir em outro' tem dois pontos muito importantes de se levar em conta:

- Considerando que assim que o 29 vencer eu vou pegar outro título que vai também vencer em 45 pra comparar diretamente com o outro, eu vou ter que pagar IR nessa troca, o que vai acabar atrapalhando os juros compostos. Cai no mesmo problema de títulos com juros semestrais.

- Pode ser que quando o 29 vença não existam títulos tão bons quanto estes de hoje.

Então escolher entre um dos dois acaba sendo meramente uma especulação do que eu imagino que vai ser o cenário econômico daqui 5 anos, o que é basicamente dar um tiro no escuro dada a volatilidade desse país.

Acredito que isso vai do objetivo de cada carteira e o seu momento, se você está no momento de aumento de patrimônio vale se arriscar de uma forma, se estiver no momento de viver de renda vale fazer outro tipo de aporte.

Sobre atrapalhar nos juros compostos eu vejo isso acontecendo mais nos titulos com juros semestrais, onde esses juros não são reinvestidos, o que realmente atrapalha.

Mas uma coisa é certa, o I R chega pra todo mundo hehe

Editado por Lucas Cruz Wottrich
  • Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
42 minutes ago, Eddy Paulini disse:

Boa tarde, @Andre Papoti De Oliveira !

Vamos revisar alguns conceitos que são importantes para evoluirmos este tema.

Primeiro é que idealmente os títulos com prazo maior que consequentemente tem mais risco (justamente pelo tempo) tenham rentabilidades maiores. Maior o risco, maior o prêmio. Mas a questão que isso não é uma regra e eventualmente encontraremos títulos que mesmo que tenha vencimento maior (maior risco) o prêmio pode ser menor em comparação com títulos de prazos menores.

E isso pode se dar a alguns fatores que entram no segundo ponto que pode ser os objetivos dos emissores. Por exemplo, por uma questão de oferta e demanda as taxas oferecidas podem variar tanto para atrair mais investidores na compra daqueles título bem como o contrário que seria para dar uma freada na compra de um determinado título e gerar mais liquidez para outros.

Lei da oferta e demanda neste caso.

O terceiro ponto a se trazer aqui é para completar o que foi dito que é pensar na avaliação de risco X retorno. Como acredito ter sido possível concluir, não faria muito sentido pegar um título de risco maior e prêmio igual ou menor em comparação com títulos menos arriscados.

E por último, deixo um adendo sobre a marcação a mercado. É certo pensar que quanto maior o prazo de vencimento, mais janelas teremos para fazer uma marcação. Mas não podemos nos esquecer que não visamos a marca quando fazemos um investimento em renda fixa. Melhor é sempre seguir o contrafluxo e fazer uma boa análise de risco X retorno sempre pensando em levar o título até o vencimento. Vamos pensar na marcação a mercado como um bônus que eventualmente poderemos ter e que em dados momentos, mesmo estando em uma janela de realizar a venda antecipada, pode não valer a pena caso não tenhamos onde reinvestir o valor.

Espero que agregue ao tema!

Então, acho que o que está me deixando confuso no tema é a questão de considerar o período longo do título como risco.
Em um cenário mais normal eu concordaria, porém a taxa do IPCA+ hoje é umas das maiores da última década. Me parece mais um aspecto positivo poder travar essa rentabilidade por 20 anos do que negativo. Estou equivocado?

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Andre Papoti De Oliveira disse:

Então, acho que o que está me deixando confuso no tema é a questão de considerar o período longo do título como risco.
Em um cenário mais normal eu concordaria, porém a taxa do IPCA+ hoje é umas das maiores da última década. Me parece mais um aspecto positivo poder travar essa rentabilidade por 20 anos do que negativo. Estou equivocado?

Isso depende e é relativo. Na sua concepção é um prêmio válido para se receber no prazo de 20 anos? Aqui levamos em consideração também que o tesouro é tudo hoje como o investimento mais seguro que temos. Logo, muitos entendem que o tempo não é um fator de risco.relevante para este investimento.

Agora comprando com outras ofertas. Se houver um CDB que pague o mesmo prêmio em um período menor, na minha opinião valeria mais a pena o CDB. O fator tempo é menor o que acelera um pouco os juros compostos em receber uma mesma rentabilidade antes do tempo. Mas devemos pensar que apesar do FGC cobrir este tipo de título, ainda existe o risco de crédito maior do que o tesouro.

Link para compartilhar

• Criar novo...