Jump to content
  • 0

Dúvida sobre marcação a mercado.

Rafael Pittarello

Pergunta

Boa tarde pessoal, em umas das aulas sobre renda fixa vi o Raul mostrando um gráfico, acho que no site do tesouro, em que acompanhava a oscilação do valor do título para avaliar se seria viável vender ou segurar.
As minhas dúvidas são:
A marcação a mercado abrange todos os títulos de CDB's pré e pós, seja pelo IPCA ou CDI?;
Consigo realizar a marcação através da AUVP CAPITAL, ou então até mesmo ver um gráfico como aquele que citei do site do tesouro?;
A minha última dúvida é se a alta da taxa básica de juros desvaloriza os títulos atrelados ao IPCA e CDB's pré fixados e se valoriza os títulos atrelados à CDI;
Desde já muito obrigado"

• Brabo 1
Link para compartilhar

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Boa tarde, @Rafael Pittarello!

2 minutes ago, Rafael Pittarello disse:

A marcação a mercado abrange todos os títulos de CDB's pré e pós, seja pelo IPCA ou CDI?;

Igual o tesouro não. A marcação a mercado consideramos apenas para títulos do tesouro prefixado e tesouro IPCA+ por conta da liquidez.

Alguns títulos de renda fixa até podem ter uma variação de marcação mas não tem liquidez.

3 minutes ago, Rafael Pittarello disse:

Consigo realizar a marcação através da AUVP CAPITAL, ou então até mesmo ver um gráfico como aquele que citei do site do tesouro?;

Até onde vi dentro do app do BTG não tem um gráfico para acompanhamento. Teria que ser pelo site do tesouro mesmo.

Mas para realizar a marcação você faz sim pelo BTG + AUVP Capital pois precisará vender o título e isso será feito dentro da corretora.

5 minutes ago, Rafael Pittarello disse:

A minha última dúvida é se a alta da taxa básica de juros desvaloriza os títulos atrelados ao IPCA e CDB's pré fixados e se valoriza os títulos atrelados à CDI;

Em teoria sim. Mas lembre-se que apesar do aumento da taxa de juros influenciar na taxa dos títulos que sofrem da marcação, ele não é o único fator. Existe um conjunto de fatores que fazem a marcação ocorrer.

E sim, o aumento da taxa de juros estará relacionado com títulos indexados ao CDI especialmente para quem visa o contrafluxo.

Hoje não temos, por exemplo, títulos de CDBs indexados ao CDI pagando altas rentabilidades justamente pela taxa de juros estar alta. Mas imagine quem se antecedeu ha uns anos atrás e travou CDBs a uns 140% do CDI? Rentabilidade delicinha haha

Espero que tenha sábado às dúvidas!

Caso ainda teste alguma, é só perguntar!

• Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
4 minutes ago, Eddy Paulini disse:

Mas para realizar a marcação você faz sim pelo BTG + AUVP Capital pois precisará vender o título e isso será feito dentro da corretora.

Muito obrigado Eddy! Sobre a venda do título no BTG + AUVP, o valor atual dele é onde está "saldo bruto"? e para vender seria o botão "resgatar"?

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
6 minutes ago, Rafael Pittarello disse:

Muito obrigado Eddy! Sobre a venda do título no BTG + AUVP, o valor atual dele é onde está "saldo bruto"? e para vender seria o botão "resgatar"?

Exatamente, Rafael!

Saldo bruto é o valor atual do título e se não me falha a memória também terá a informação em algum lugar do valor líquido do título que seria já descontando o IR sobre o rendimento.

E sim, a opção resgatar é a opção de "vender" se título e ter os valores creditados na conta da corretora.

• Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
19 minutes ago, Eddy Paulini disse:

Hoje não temos, por exemplo, títulos de CDBs indexados ao CDI pagando altas rentabilidades justamente pela taxa de juros estar alta. Mas imagine quem se antecedeu ha uns anos atrás e travou CDBs a uns 140% do CDI? Rentabilidade delicinha haha

Peguei essa semana um CDB secundário a 136% CDI só que vence 23/12/2024. Até que ponto isso é vantajoso, pegar um título com rentabilidade alta porém por um curtíssimo espaço de tempo? Levando em conta IR E IOF

Editado por Rafael Pittarello
  • Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
3 minutes ago, Rafael Pittarello disse:

Peguei essa semana um CDB secundário a 136% CDI só que vence 23/12/2024. Até que ponto isso é vantajoso, pegar um título com rentabilidade alta porém por um curtíssimo espaço de tempo? 

@Rafael Pittarello em prazos assim curtíssimos francamente não vejo vantagem alguma. A rentabilidade obtida será muito consumida por alíquotas de deduções.

Na minha opinião, vale mais a pena investir em títulos com prazos de vencimento de pelo menos 2 anos para chegar na menor alíquota do IR.

Salvo claro LCIs e LCAs que possuem isenção do IR mas que por vezes levar elas a prazos muito maiores que 2 anos pode ser menos vantajoso que carregar outros títulos mesmo com dedução.

• Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
11 minutes ago, Eddy Paulini disse:

@Rafael Pittarello em prazos assim curtíssimos francamente não vejo vantagem alguma. A rentabilidade obtida será muito consumida por alíquotas de deduções.

Na minha opinião, vale mais a pena investir em títulos com prazos de vencimento de pelo menos 2 anos para chegar na menor alíquota do IR.

Salvo claro LCIs e LCAs que possuem isenção do IR mas que por vezes levar elas a prazos muito maiores que 2 anos pode ser menos vantajoso que carregar outros títulos mesmo com dedução.

Que aula meu brother! Muito obrigado

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...