Jump to content
  • 0

tirar ou deixar no tesouro?

Marcela Alves

Pergunta

galera, moro nos EUA e volto p brasil em maio.. estou começando a investir, e antes do curso aloquei a maior parte do meu patrimonio em tesouro selic 2029 porque nao sabia qual seria a finalidade do dinheiro... mas agora que me sinto mais segura pra diversificar, nao sei se devo tirar de lá ou se espero um melhor momento p tirar. alguem pode me ajudar? por favor, obrigada;..

• Brabo 3
Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
1 hour ago, Marcela Alves disse:

galera, moro nos EUA e volto p brasil em maio.. estou começando a investir, e antes do curso aloquei a maior parte do meu patrimonio em tesouro selic 2029 porque nao sabia qual seria a finalidade do dinheiro... mas agora que me sinto mais segura pra diversificar, nao sei se devo tirar de lá ou se espero um melhor momento p tirar. alguem pode me ajudar? por favor, obrigada;..

Boa tarde, @Marcela Alves !

Você já terminou o curso? Já montou sua estratégia? Já escolheu os ativos que irão compor sua carteira?

Se sim, o melhor momento para sacar do tesouro Selic e ir fazendo seus aportes é agora.

Esperar uma oportunidade é o famoso tentar acertar o 👌🏼 da mosca. Jamais saberemos quando existirá uma oportunidade certa. Por isso que o melhor é o aporte regular (mensalmente no nosso caso) para aproveitar diversas oportunidades, pegar vários ciclos de renda fixa e ir fazendo naturalmente um bom preço médio em ativos de renda variável.

Espero que ajude!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Reforço a ideia do Eddy acima, primeiro, é importante terminar o curso e montar uma estratégia.

Quanto à realocação do patrimônio que está  no Selic, minha sugestão é que você faça a realocação aos poucos, evite tirar tudo de uma vez e aportar em um único ativo ou em uma seleção de ativos que você acabou de fazer. Ganhe um pouco de experiência antes de fazer movimentos bruscos.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
On 20/12/2024 at 17:15, Marcela Alves disse:

Oi Marcela, dando minha humilde contribuição aos colegas:

Vamos por partes pra organizar essa ideia:

1. Tesouro Selic é um bom começo: ele é super seguro e serve como uma reserva para imprevistos ou objetivos de curto prazo porque não sofre tanto com oscilações, inclusive você pode alocar uma parte da sua reserva de emergência nele, mas reserva de emergência não conta como investimento. O Tesouro Selic 2029, especificamente, tem vencimento bem longo, mas você pode resgatar antes se precisar, sem perder muito rendimento.

2. Devo tirar ou esperar? Depende do seu objetivo com esse dinheiro. Agora que você está aprendendo sobre diversificação, o ideal é entender qual será a finalidade desse recurso. Se for algo de curto prazo, talvez seja melhor deixar em um investimento mais líquido. Mas se for pra longo prazo, dá pra manter uma parte lá enquanto você planeja a diversificação.

3. Momento de tirar: Não é tanto sobre "esperar o momento certo", porque o Tesouro Selic não sofre grandes variações como outros títulos. Você pode tirar quando sentir que faz sentido dentro do seu planejamento, mas cuidado pra não pagar imposto de renda à toa se for mexer sem necessidade. 

4. Diversificar com calma: Não precisa fazer tudo de uma vez. Aproveite que o curso está te dando mais segurança e vá testando aos poucos. Pensa em categorias como renda fixa, fundos de investimento, renda variável, e até cripto, se fizer sentido pra você.

5. Prioridade: terminar o curso! Ele vai te dar ainda mais clareza sobre como tomar essas decisões e construir uma carteira alinhada aos seus objetivos. Então, enquanto você aprende, o Tesouro Selic pode ser uma boa "zona de conforto". Caso tenha terminado, faça as coisas com calma.

Lembre-se: diversificação é um processo, não uma corrida, mas siga nesse caminho e qualquer coisa use a comunidade (e volte as aulas quantas vezes for necessário). Há muitos livros aqui tb, vídeos no canal do Raul, os podcasts da AUVP, é um pool de conteúdo sem fim rs.

• Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• Criar novo...