Jump to content
  • 0

fiz uma nova Análise do setor energético. poderiam avaliar?

Thomaz De Camargo Da Dalt

Pergunta

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
1 hora atrás, Daniele Vilela disse:

Fala, Thomaz! Mandou bem com a análise, dá pra ver que você mergulhou nos números. Vou comentar ponto a ponto pra gente alinhar melhor o raciocínio. 

Primeiro, sobre as empresas mais destacadas — CEMIG e ISA. Concordo que, olhando o setor, elas se destacam no geral, mas você fez uma observação crucial sobre o TAG ALONG nas ações ordinárias, o que mostra que tá pensando na proteção ao investidor. Isso é importantíssimo, principalmente em empresas com histórico de interferência estatal, como a CEMIG. Foi uma ótima observação.

No preço, sua análise usando P/L e P/VP tá bem colocada. A CEMIG e a ISA aparecem como destaque nesses indicadores, o que é um bom ponto de partida pra filtrar empresas baratas em relação ao lucro e ao valor patrimonial. Só uma coisa: vale lembrar que esses múltiplos funcionam melhor quando comparados a outras empresas do mesmo setor e acompanhados de contexto. Por exemplo, uma empresa com P/L baixo pode estar barata, mas também pode refletir risco ou problemas no mercado. Bom sempre prestar atenção nisso. Preço é diferente de valor.

Sobre rentabilidade, citar o ROE foi uma boa, porque ele é essencial pra avaliar como as empresas estão gerando valor com o capital. Engie e CEMIG realmente mandam bem nesse quesito. Porém, o ROE sozinho pode enganar se o endividamento estiver alto, então é legal sempre cruzar com a estrutura de capital pra ter certeza de que esse retorno é sustentável.

Endividamento é onde a TAESA realmente tropeça. Com dívida líquida/EBITDA acima de 3, fica complicado justificar a posição dela como uma escolha sólida, especialmente no cenário atual, onde juros altos pesam ainda mais sobre empresas alavancadas. 

Agora, no crescimento, você trouxe um ponto interessante: TAESA e ISA apresentam números atraentes, mas, de novo, a dívida da TAESA pode ser uma pedra no caminho. Já a Engie, apesar do crescimento menor, compensa em estabilidade e eficiência, o que pode ser mais interessante para quem busca algo mais seguro no setor energético. Eu, inclusive tenho a ação dela em carteira. (não é uma recomendação de compra rs)

Sobre o DY, é sempre bom destacar que um dividendo alto pode ser um atrativo, mas é preciso avaliar se ele é sustentável. Empresas como TAESA e ISA têm histórico de pagar bons dividendos, mas no caso da TAESA, o endividamento alto pode colocar isso em risco no médio/longo prazo.

Por fim, governança. Você pontuou bem sobre a TAESA e a Engie estarem melhores posicionadas aqui. Isso reforça a ideia de que essas empresas têm políticas mais transparentes e um alinhamento maior com os acionistas minoritários — algo fundamental pra quem pensa em investir no longo prazo.

Resumindo o geral da sua análise: a CEMIG e a ISA parecem mesmo as mais equilibradas entre preço, rentabilidade e dívida. A Engie também é uma boa opção, principalmente pra quem prioriza estabilidade, mas com crescimento mais modesto. Já a TAESA, apesar do DY atrativo e do crescimento, peca pelo alto endividamento, o que pode ser um risco desnecessário no cenário atual.

Mandou bem no levantamento, e com essas considerações, acho que dá pra afiar ainda mais a estratégia. Bora continuar estudando que é por aí que a gente faz avanços e vai fazendo boas escolhas!

Muito obrigado!! Eu consigo usar o diagrama do cerrado para saber quanto vou colocar em cada um? 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
12 horas atrás, Thomaz De Camargo Da Dalt disse:

Muito obrigado. Não sabia que as ações ON tinham menor liquidez e vou pesquisar mais sobre Free Float

Então para mim a liquidez da ISAE3 foi eliminatório até pois é de 158 mil, então além do 80% de tag along é uma empresa que tem essa ação pouco líquida, eu ainda não terminei minha análise do setor, mas já tive que tirar ela por conta disso... A ISAE4 tem muito mais liquidez e nenhum tag along, daí fica difícil também kk

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
On 24/12/2024 at 06:53, Heloisa Walczuk Sureck disse:

Então para mim a liquidez da ISAE3 foi eliminatório até pois é de 158 mil, então além do 80% de tag along é uma empresa que tem essa ação pouco líquida, eu ainda não terminei minha análise do setor, mas já tive que tirar ela por conta disso... A ISAE4 tem muito mais liquidez e nenhum tag along, daí fica difícil também kk

Pois é. Que bom que estão contribuindo, eu não havia avaliado a liquidez. Agora vou começar a avaliar

obrigado pela contribuição 

Link para compartilhar

• Criar novo...