Jump to content
  • 0

Sensação de frustração, de não se encaixar?!

Convidado Anônimo

Pergunta

Olá, 

Fim de ano ficamos pensativos com o que esperamos para 2025 e ao realizar o curso da AUVP, fiquei ainda mais pensativa!! Tenho mais de 30 anos, recebo um pouco mais de 5k, tenho investimentos em FIIS, ações e tesouro direito. Juntando todos esses investimentos chego próximo aos 50k e percebo que não construí absolutamente nada (bens materiais), não tenho carro e não tenho casa. Trabalho home office e de fato o carro não é essencial, mas me traria a liberdade que tanto almejo. Sei que carro é um passivo, mas ter que andar sempre a pé embaixo de sol e chuva, não é nada fácil e nem sempre podemos gastar com uber. Através da ferramenta de orçamento doméstico percebi gasto muito e que preciso mudar muitos hábitos, cortar alguns gastos que eram essenciais e hoje são apenas um conforto. As vezes me sinto nadando contra a maré, tentando mudar de vida, ter uma vida diferente ao dos meus pais. Parece que tudo é mais difícil pra mim, não nasci em berço de ouro, na verdade a minha família é bem pobre e sou a primeira a ter cursado uma faculdade, não tenho mentalidade de empreendedora. Trabalho tanto e não consigo conquistar algo. Parece que tudo é tão distante, que meus sonhos são tão distantes. 

Espero que 2025 seja diferente e que eu consiga comprar o carro, pois significaria muito pra mim. E em breve uma casa.

OBS: esse post é mais um desabafo. Vejo tantas pessoas conseguindo mudar de vida e não consigo mudar a minha vida, não sei se outras pessoas se sentem assim. 

Link para compartilhar

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
On 25/12/2024 at 11:05, Convidado Anônimo disse:

Olá, 

Fim de ano ficamos pensativos com o que esperamos para 2025 e ao realizar o curso da AUVP, fiquei ainda mais pensativa!! Tenho mais de 30 anos, recebo um pouco mais de 5k, tenho investimentos em FIIS, ações e tesouro direito. Juntando todos esses investimentos chego próximo aos 50k e percebo que não construí absolutamente nada (bens materiais), não tenho carro e não tenho casa. Trabalho home office e de fato o carro não é essencial, mas me traria a liberdade que tanto almejo. Sei que carro é um passivo, mas ter que andar sempre a pé embaixo de sol e chuva, não é nada fácil e nem sempre podemos gastar com uber. Através da ferramenta de orçamento doméstico percebi gasto muito e que preciso mudar muitos hábitos, cortar alguns gastos que eram essenciais e hoje são apenas um conforto. As vezes me sinto nadando contra a maré, tentando mudar de vida, ter uma vida diferente ao dos meus pais. Parece que tudo é mais difícil pra mim, não nasci em berço de ouro, na verdade a minha família é bem pobre e sou a primeira a ter cursado uma faculdade, não tenho mentalidade de empreendedora. Trabalho tanto e não consigo conquistar algo. Parece que tudo é tão distante, que meus sonhos são tão distantes. 

Espero que 2025 seja diferente e que eu consiga comprar o carro, pois significaria muito pra mim. E em breve uma casa.

OBS: esse post é mais um desabafo. Vejo tantas pessoas conseguindo mudar de vida e não consigo mudar a minha vida, não sei se outras pessoas se sentem assim. 

Olha, primeiro de tudo, deixa eu te dizer: você tá mandando bem mais do que imagina! Ter R$50k investidos já é uma baita conquista, ainda mais considerando que você veio de uma família com poucos recursos e foi a primeira a fazer faculdade. É importante reconhecer isso, porque às vezes a gente se pega focando só no que ainda não conseguiu e esquece de valorizar as vitórias que já acumulou.

Agora, falando do carro: entendo 100% o que você sente. Sim, carro é um passivo, mas ele também pode representar liberdade, conforto e até qualidade de vida – especialmente se andar a pé ou de Uber tá complicando a rotina. O segredo aqui é planejar direitinho: defina um orçamento realista, incluindo os custos de manutenção, seguro, IPVA e combustível, e veja se não compensa buscar um seminovo em bom estado. Se for financiar, tenta dar uma entrada maior pra reduzir as parcelas e os juros.

Sobre a casa, é um sonho grande, mas não precisa parecer inalcançável. Primeiro, coloca no papel quanto seria necessário pra entrada, parcelas e custos extras. Enquanto isso, continue investindo e construindo sua reserva. Dependendo da sua situação, alugar pode ser mais vantajoso no curto prazo, especialmente se isso permitir juntar mais dinheiro ou investir melhor. A casa vai chegar, mas dá pra ir com calma, sem se apertar.

Agora, sobre os gastos: o fato de você já ter identificado que tá gastando mais do que deveria é o primeiro passo pra mudar isso. Começa ajustando aos poucos. Foca nos seus objetivos – como o carro e a casa – e direciona parte do que economizar pra um fundo pros seus sonhos. Não precisa cortar tudo de uma vez, mas faça escolhas conscientes. Pergunta pra você mesma: "Isso aqui tá realmente agregando valor na minha vida ou é só um conforto momentâneo?"

E quanto a se sentir nadando contra a maré, deixa eu te falar: essa fase de construção é assim mesmo. É um processo que exige consistência, e os resultados nem sempre aparecem rápido. Mas olha só: cada ajuste que você faz, cada real economizado ou investido, é um passo mais perto dos seus sonhos. É normal parecer que todo mundo tá avançando mais rápido (acho que todos nós já tivemos essa impressão, ainda mais na era das redes sociais que as outras vidas sempre parecem mais prósperas, felizes e melhores), mas a verdade é que cada um tem sua jornada e suas dificuldades – o que a gente vê dos outros é só a parte bonita, sabe?

Pra 2025, que tal definir metas claras e possíveis? Algo como economizar um valor específico por mês pra entrada do carro, ajustar seus gastos em um certo percentual e continuar investindo com consistência. Não precisa mudar tudo de uma vez, mas tenha paciência e celebre cada passo no caminho. Comprar o carro e, mais pra frente, uma casa, vão ser resultados desse esforço que você já tá fazendo.

Continue nessa pegada e, principalmente, acredita no seu potencial. Seus sonhos são possíveis, sim! E parabéns por andar até aqui, com certeza já percorreu um longo caminho!

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
On 25/12/2024 at 11:05, Convidado Anônimo disse:

Olá, 

Oi Anônimo! 

Entendo seu sentimento e as vezes também tenho essa sensação de que estou atrasada em X,Y,Z, mas ao mesmo tempo, eu paro e penso o quão mais eu tenho que diversas outras pessoas, tenho uma casa para morar, comida na mesa e um emprego que me garante pagar minhas contas.

As vezes o segredo é olhar o que nós temos, e não o que falta, e não precisa ser bem material, ter uma família que te ama e te apoia, e pessoas que se importam contigo ao seu lado também é um diferencial que muita gente não tem. Você já tem 50k investidos, tem seu trabalho, terminou sua faculdade, dê tempo ao tempo.. você já tem muito mais do que muita gente que está endividada e queria ter 50k investidos. Nem todo mundo começa do mesmo lugar - lembre-se disso.

O que eu fiz? Diminui drasticamente o tempo que uso Instagram (Face já não abro a anos), tem semanas que nem entro mais... isso faz focarmos mais em nós mesmos e parar de ficarmos nos comparando aos outros.

Caso você seja solteiro/ sem filhos, gostaria de propor uma reflexão:

Você falou que trabalha de Home e carro não é essencial, que não quer andar a pé no sol e chuva, mas que nem sempre pode gastar com uber - agora esse é o ponto - se nem sempre você pode gastar com o uber, será que você conseguirá manter o carro?  

Como você trabalha de home e não precisa dele para se locomover para o trabalho, entendo que seria mais para lazer... não seria mais vantajoso separar um dinheiro no mês para pagar o uber enquanto você está acumulando seu patrimônio? 

Como você mesmo disse, carro é um passivo, pelo valor que você tem investido, entendo que você teria que fazer um financiamento (pq até carro usado está caro), todo ano você precisa de seguro, pagar o IPVA, gasolina (que está cara pra caramba) e estacionamento (pq sim, nem todo local você vai encontrar local para estacionar na rua, ou será seguro para deixar o carro na rua), será que fazendo essa conta toda, usar o Uber nesse momento não sairia mais barato? Considerando que você está cogitando a comprar um carro, será que usar o valor que você usaria para pagar o financiamento, seguro, IPVA, gasolina e etc  para investir em uma renda fixa e ir aportando os valores que você iria gastar durante os meses, não vai fazer você comprar o carro com maior facilidade em alguns meses? Você teria mais tempo para mudar seus hábitos e colocar suas contas em ordem, e teria mais dinheiro acumulado para não ter que pagar tantos juros dos financiamentos.

Não me entenda mal, eu gosto de carro e é um baita conforto mesmo, mas pensando friamente, será que esse não é um sonho que você está tentando adiantar que pode "atrasar" sua liberdade financeira?

Uma vez vi um vídeo de um Youtuber de finanças falando que quem tem 100 mil investidos já é milionário, é só dar tempo ao tempo e não fazer cagada - toda vez que eu penso em comprar algo caro que levaria um tempo para pagar, essa frase vem na minha cabeça e penso - "será que isso não é a cagada que vai atrasar meu progresso?" rsrs

Fique em paz e espero que 2025 seja um ano melhor pra ti! 

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
On 25/12/2024 at 09:05, Convidado Anônimo disse:

Olá, 

Pense o seguinte: você já conseguiu acumular 50k. Com certeza, já consegue perceber os frutos desse acúmulo de patrimônio. Parabéns! Isso é um grande feito, e em breve você chegará aos 100k.

Se é algo que vai trazer conforto e facilitar o seu dia a dia, faça um bom planejamento e se organize para adquirir. Leve em consideração se será um carro novo ou usado, o custo de manutenção, o seguro e outros gastos relacionados. Caso seja um carro para atender também à família, avalie se alguém pode contribuir (se for necessário), mas é importante garantir que todos estejam alinhados para evitar conflitos.

Eu já tive um carro comprado via consórcio e outro financiado. O último ficou comigo por 11 anos, mas antes disso, paguei muitos juros. Uma coisa que aprendemos nessa jornada de investimentos é evitar pagar juros desnecessários. Então, procure um carro que caiba no seu orçamento. O primeiro carro é sempre o mais difícil de adquirir, mas tudo tem um começo.

Ter um imóvel é quase como fincar raízes em determinado lugar. Apesar de hoje eu ter um apartamento financiado — com parcelas que consigo pagar e que estou amortizando para quitar mais rápido, percebo que já saiu bastante dinheiro do meu bolso. E, para ser sincero, boa parte do que paguei até agora foi apenas juros. Hoje, vejo o imóvel mais como um investimento para o futuro — seja para alugar ou possivelmente vender — do que como algo indispensável no presente.

Além disso, reflita sobre sua situação: de que estado você está falando? Mora no interior ou na capital? Sonha em ter uma casa perto da praia ou em outra localidade específica? Essas escolhas envolvem muito mais o futuro do que o presente, aqui lhes digo faça um bom plano, não compra agora.

Minhas decisões de comprar carro financiado e apartamento foram, de certa maneira, determinantes para eu chegar até aqui. Meus erros e acertos me deram experiência para dizer: no Brasil, o carro é quase um item de segurança e traz muita praticidade para a vida. Já a casa, sugiro pensar mil vezes antes. Com o dinheiro de um imóvel, invista em algo que realmente pode transformar sua vida, como uma pós-graduação, especialização, curso de inglês ou qualquer capacitação que aumente sua renda e abra novas portas

Espero que ajude e FELIZ ANO NOVO!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...