Jump to content

Ajudar Sogra com investimento

Recommended Posts

Fala Pessoal, gostaria da opinião de vocês num assunto peculiar, minha sogra e uma aposentada do estado, ganhar pouco menos de 2 salários mínimos, e tem uma quantia de 70K em economias, o problema que essa economia ela juntou ao longo do tempo em dinheiro em especie, ou seja a inflação vem deteriorando esse dinheiro, fiquei sabendo a pouco tempo dessa situação, e fazendo o curso aqui da Auvp me sentir na obrigação de ajudar ela a investir esse dinheiro pelo menos no tesouro selic, ela consegue fazer aportes mensais de mais ou menos 500~700 R$ por mês, só que ao mesmo tempo não quero assumir essa responsabilidade, por se tratar de economia de muito tempo, fico com receio de dar alguma tipo de B.O e a responsabilidade cair sobre min que tentei ajudar… mas ao mesmo tempo fico com muita dó de ver a economia de anos sendo consumido pela inflação. Então estou confuso em que devo fazer. Gostaria da opinião de vocês!!!

• Brabo 2
Link para compartilhar

2 horas atrás, Wagner Pereira Fortunato disse:

Fala Pessoal, gostaria da opinião de vocês num assunto peculiar, minha sogra e uma aposentada do estado, ganhar pouco menos de 2 salários mínimos, e tem uma quantia de 70K em economias, o problema que essa economia ela juntou ao longo do tempo em dinheiro em especie, ou seja a inflação vem deteriorando esse dinheiro, fiquei sabendo a pouco tempo dessa situação, e fazendo o curso aqui da Auvp me sentir na obrigação de ajudar ela a investir esse dinheiro pelo menos no tesouro selic, ela consegue fazer aportes mensais de mais ou menos 500~700 R$ por mês, só que ao mesmo tempo não quero assumir essa responsabilidade, por se tratar de economia de muito tempo, fico com receio de dar alguma tipo de B.O e a responsabilidade cair sobre min que tentei ajudar… mas ao mesmo tempo fico com muita dó de ver a economia de anos sendo consumido pela inflação. Então estou confuso em que devo fazer. Gostaria da opinião de vocês!!!

Sendo bem sincero, a depender da idade dela não compensa tomar risco, ações ou fiis, uma pq pode causar um stress desnecessário.

Começaria saindo apenas da poupança, se for o caso, iria para Tesouro SELIC ou CDB 100% CDI ou superior de um banco que ela tenha fácil acesso, um IPCA + o mais próximo com um pedaço do dinheiro, importante deixar a maior parte com liquidez.

É como penso, se não comer a árvore (sacar do montante), sempre terá o fruto (renda gerada todo mês), reinvestindo e já que ela ainda consegue poupar, penso que é buscar dar mais qualidade de vida, 70k a 1%, daria uns 700, se a ainda consegue poupar mais uma grana, só faria novos aportes, penso eu que ela não tá em busca do primeiro milhão, mas talvez dê uma viagem, pintar a casa ou qualquer outra vontade que com um bom planejamento consiga executar, comprar um ar-condicionado, colocar Energia solar na casa.

Não coloque suas expectativas, com dinheiro dela, existem riscos que nós mais jovens conseguimos entender, pelo próprio conhecimento e certamente outro membros da família podem conjecturar coisas, mexer com dinheiro dos outros nunca foi bom, mesmo com as melhores da intenções.

• Brabo 3
Link para compartilhar

2 horas atrás, Henrique Magalhães disse:

@Wagner Pereira Fortunato é isso mesmo , é complicado assumir a responsabilidade , e ela precisa entender onde está colocando o dinheiro … minha mãe há um tempo atrás me pediu está ajuda e eu só consegui orienta-lá a usar cdi de liquidez diária no bancao que ela tinha conta (ficou mais fácil dela ver o dinheiro sem ter que criar conta no tesouro ou corretora ) e mesmo ela pedindo minha ajuda , ela checou c gerente dela pra ver se eu estava falando algo correto hehehe !

no fim as vezes a melhor ajuda é só orientar , e tentar ensinar, a decisão e ação tem que ser da pessoa mesmo ! 

Complicadíssimo, estou orientando e tentando passar o pouco que sei pra minha esposa, dae ela toma a decisão que achar necessário. Mas senti no dever ajudar de alguma forma. 

• Brabo 1
Link para compartilhar

@Antonio De Matos Teixeira NetoExatamente, a intenção não e nem fazer ela ter rentabilidade, mas sim pelo menos se protejar da inflação, mas de todo caso ela indo pra selic já vai ser muito melhor que a situação que se encontra atualmente, mas vou instruir minha esposa a cuidar dessa situação, pois não querer pegar essa responsabilidade pra min, pois e igual vc mencionou, cuidar de dinheiro dos outros e muito complicado

• Brabo 3
Link para compartilhar

25 minutes ago, Wagner Pereira Fortunato disse:

@Antonio De Matos Teixeira NetoExatamente, a intenção não e nem fazer ela ter rentabilidade, mas sim pelo menos se protejar da inflação, mas de todo caso ela indo pra selic já vai ser muito melhor que a situação que se encontra atualmente, mas vou instruir minha esposa a cuidar dessa situação, pois não querer pegar essa responsabilidade pra min, pois e igual vc mencionou, cuidar de dinheiro dos outros e muito complicado

Penso, que saindo da poupança já é um passo e perceba que ela provavelmente nem se preocuoe com esse dinheiro, é como uma reserva robusta, qndo precisa tira e depois volta a repôr, é uma questão de conforto.

Pense, que nesse momento é mais uma preocupação sua do que dela, sua sogra, por experiência própria, a maioria das pessoas não consegue perceber que construir um montante leva tempo, outros recebem esse montante e nem sabem o que fazer e outras apenas fazem poupança, que é muito dentro população que se preocupa muito pouco em ter tudo bem controlado.

• Brabo 3
Link para compartilhar

3 horas atrás, Wagner Pereira Fortunato disse:

Eu cansei de me esforçar para conscientizar familiares e colegas, hoje nem toco mais no assunto. Daqui apouco querem que você invista por eles e se algo acontece você vai ser o "culpado".

• Brabo 3
Link para compartilhar

1 hour ago, Wagner Pereira Fortunato disse:

Mas senti no dever ajudar de alguma forma. 

Você ainda está aprendendo , querer ajudar é bom ,  mas temos que ter o máximo de cuidado , veja o cenário da sua sogra e o que ela mais confia , se pra ela for de boa abrir conta numa corretora ok, senão , veja a melhor solução no banco onde ela tenha conta mesmo …. Mas pra ajudar alguém a se salvar de um afogamento primeiros devemos estar a salvos , a ideia eh sempre  a mesma , espero que de certo , mas tenha calma , siga aprendendo e explique a sua esposa ! 

• Brabo 3
Link para compartilhar

10 minutes ago, Henrique Magalhães disse:

Mas pra ajudar alguém a se salvar de um afogamento primeiros devemos estar a salvos

Igual no avião, em caso de despressurização coloque a máscara em você primeiro antes de ajudar os outros.

em um primeiro momento isso pode parecer meio cruel, mas é o correto para garantir que você tenha condição de se salvar antes de salvar os outros.

4 horas atrás, Wagner Pereira Fortunato disse:

Fala Pessoal, gostaria da opinião de vocês num assunto peculiar,

tem um outro tópico de ontem na comunidade sobre o mesmo assunto, mas lá em vez da sogra era a mãe e a irmã. minha opinião é exatamente a mesma que escrevi lá: se ela não pediu ajuda, não ajude. no máximo tente prevenir ela de cair em algum golpe.

• Brabo 2
Link para compartilhar

@Mikhail KoslowskiObrigado pela contribuição, mas no caso até tiro um pouco o peso da responsa, pois foi ela quem pediu ajuda, pois ela está muito preocupa em relação a aposentadoria dela que vem ``diminuindo ano pós ano``,  mas concordo plenamente pra salvar outra pessoa e melhor se salvar primeiro kkk

• Brabo 1
Link para compartilhar

Com essa realidade sua, eu iria sugerir a ela ir em renda fixa com algo pré-fixado mesmo, pelo menos tu garante o que "promete" a ela.
Como imagino que a idade dela é um pouco avançada, ter essa possibilidade de resgate caso aconteça algum imprevisto também deve ser considerado...

• Brabo 1
Link para compartilhar

Eu tenho uma opinião um pouco diferente da galera acima, particularmente eu tento sempre ajudar, tirando os casos que a pessoa te responde com ignorância ou deboche. Minha esposa não entendia nada sobre cartão e investimentos, fui ensinado o que eu aprendia desde o namoro. Minha mãe entende menos ainda, nunca foi instruída sobre nada, mesmo não querendo aprender ou não conseguindo eu tomo a frente e ou faço sozinho ou com ela perto pra tentar ensinar o básico, colocar em um 100% de bancão ou um valor menor no banco digital que ela usa. Digo isso pq mãe é mãe, sou filho único, prefiro insistir e ajudar agora pq no futuro ela fica tranquila, não  depender só de mim. O mesmo serve pros meus sogros, sigo a mesma linha que vc, converso muito com minha esposa sobre isso, pra ela ir dando algumas dicas, tomando a frente em alguns casos. Eu como "agregado" não vou meter a colher mas minha esposa pode fazer o que eu faço na minha família. Querendo ou não por ver que estudamos, investimos, tentamos ganhar dinheiro por mais de uma fonte acaba que eles sentem uma confiança e as vezes pedem ajuda.

• Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

Tenho passado por isso, parentes mais velhos que conseguem um montante mais expressivo com a venda de algum ativo me perguntam em que investir, e é bem complicado pois sei que eles não tem condição de repor qq perda (e não tem outros ativos para vender no futuro), em geral recomendo o tesouro selic ou a poupança, pois a opção deles é deixar na conta corrente parado. Os que são mais ativos eu busco explicar os diversos tipos de investimento e os riscos - o que eles querem mesmo é que eu invista por eles, mas não tenho condição de assumir este risco.

• Brabo 1
Link para compartilhar

6 horas atrás, Wagner Pereira Fortunato disse:

pois foi ela quem pediu ajuda,

Se foi ela que pediu ajuda aí a coisa muda um pouco.

Ajude dentro da sua capacidade e dentro daquilo que ela entenda o que está fazendo ou escolhendo.

É claro que com 70k não vai dar pra fazer milagres, mas dependendo da idade dela, da renda atual e etc da pra viver bem confortável.

E também precisa saber dela o que ela quer fazer com isso que acumulou, vai que ela guardou a vida toda pra gastar tudo no bingo 😂, não vai ser vc que vai impedir ela de fazer as próprias vontades.

Boa sorte!

• Brabo 1
Link para compartilhar

7 horas atrás, Murilo Minasi Lobo Lopes disse:

Eu tenho uma opinião um pouco diferente da galera acima, particularmente eu tento sempre ajudar, tirando os casos que a pessoa te responde com ignorância ou deboche. Minha esposa não entendia nada sobre cartão e investimentos, fui ensinado o que eu aprendia desde o namoro. Minha mãe entende menos ainda, nunca foi instruída sobre nada, mesmo não querendo aprender ou não conseguindo eu tomo a frente e ou faço sozinho ou com ela perto pra tentar ensinar o básico, colocar em um 100% de bancão ou um valor menor no banco digital que ela usa. Digo isso pq mãe é mãe, sou filho único, prefiro insistir e ajudar agora pq no futuro ela fica tranquila, não  depender só de mim. O mesmo serve pros meus sogros, sigo a mesma linha que vc, converso muito com minha esposa sobre isso, pra ela ir dando algumas dicas, tomando a frente em alguns casos. Eu como "agregado" não vou meter a colher mas minha esposa pode fazer o que eu faço na minha família. Querendo ou não por ver que estudamos, investimos, tentamos ganhar dinheiro por mais de uma fonte acaba que eles sentem uma confiança e as vezes pedem ajuda.

@Murilo Minasi Lobo LopesBoa, Gostei da opnião de todos aqui, mas compctuo muito com essa linha de pensamento em estender a mão a quem quer de fato ajuda, e nesse meu caso não vou ficar falando pra minha sogra ir atrás e estudar e tals, pois ela já não ta ligando muito pra acumulo de patrimonio, apenas não quer ver sua aposentadoria se esvaindo ano pós ano, mas tomei a decisão que irei ajudar minha esposa a resolver essa questão pra ela, de forma que eu não pegue essa responsabilidade e ajude de forma indireta, diferente do que fale ou falaria pra amigos, ou algum familia mais proximo que o melhor caminho de fato e buscar conhecimento sempre, mas minha sogra ta na casa dos seus 62 anos de idade, então daqui pra frente e mas pra alinhar essas percas que ela vem sofrendo em esta exposta em dinheiro de papael

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...