Wagner Pereira Fortunato Postado 25 de Dezembro de 2024 Compartilhar Postado 25 de Dezembro de 2024 Fala Pessoal, gostaria da opinião de vocês num assunto peculiar, minha sogra e uma aposentada do estado, ganhar pouco menos de 2 salários mínimos, e tem uma quantia de 70K em economias, o problema que essa economia ela juntou ao longo do tempo em dinheiro em especie, ou seja a inflação vem deteriorando esse dinheiro, fiquei sabendo a pouco tempo dessa situação, e fazendo o curso aqui da Auvp me sentir na obrigação de ajudar ela a investir esse dinheiro pelo menos no tesouro selic, ela consegue fazer aportes mensais de mais ou menos 500~700 R$ por mês, só que ao mesmo tempo não quero assumir essa responsabilidade, por se tratar de economia de muito tempo, fico com receio de dar alguma tipo de B.O e a responsabilidade cair sobre min que tentei ajudar… mas ao mesmo tempo fico com muita dó de ver a economia de anos sendo consumido pela inflação. Então estou confuso em que devo fazer. Gostaria da opinião de vocês!!! 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Henrique Magalhães Postado 25 de Dezembro de 2024 Post popular Compartilhar Postado 25 de Dezembro de 2024 3 minutes ago, Wagner Pereira Fortunato disse: Fala Pessoal, gostaria da opinião de vocês num assunto peculiar, minha sogra e uma aposentada do estado, ganhar pouco menos de 2 salários mínimos, e tem uma quantia de 70K em economias, o problema que essa economia ela juntou ao longo do tempo em dinheiro em especie, ou seja a inflação vem deteriorando esse dinheiro, fiquei sabendo a pouco tempo dessa situação, e fazendo o curso aqui da Auvp me sentir na obrigação de ajudar ela a investir esse dinheiro pelo menos no tesouro selic, ela consegue fazer aportes mensais de mais ou menos 500~700 R$ por mês, só que ao mesmo tempo não quero assumir essa responsabilidade, por se tratar de economia de muito tempo, fico com receio de dar alguma tipo de B.O e a responsabilidade cair sobre min que tentei ajudar… mas ao mesmo tempo fico com muita dó de ver a economia de anos sendo consumido pela inflação. Então estou confuso em que devo fazer. Gostaria da opinião de vocês!!! @Wagner Pereira Fortunato é isso mesmo , é complicado assumir a responsabilidade , e ela precisa entender onde está colocando o dinheiro … minha mãe há um tempo atrás me pediu está ajuda e eu só consegui orienta-lá a usar cdi de liquidez diária no bancao que ela tinha conta (ficou mais fácil dela ver o dinheiro sem ter que criar conta no tesouro ou corretora ) e mesmo ela pedindo minha ajuda , ela checou c gerente dela pra ver se eu estava falando algo correto hehehe ! no fim as vezes a melhor ajuda é só orientar , e tentar ensinar, a decisão e ação tem que ser da pessoa mesmo ! 4 1 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Antonio De Matos Teixeira Neto Postado 26 de Dezembro de 2024 Compartilhar Postado 26 de Dezembro de 2024 2 horas atrás, Wagner Pereira Fortunato disse: Fala Pessoal, gostaria da opinião de vocês num assunto peculiar, minha sogra e uma aposentada do estado, ganhar pouco menos de 2 salários mínimos, e tem uma quantia de 70K em economias, o problema que essa economia ela juntou ao longo do tempo em dinheiro em especie, ou seja a inflação vem deteriorando esse dinheiro, fiquei sabendo a pouco tempo dessa situação, e fazendo o curso aqui da Auvp me sentir na obrigação de ajudar ela a investir esse dinheiro pelo menos no tesouro selic, ela consegue fazer aportes mensais de mais ou menos 500~700 R$ por mês, só que ao mesmo tempo não quero assumir essa responsabilidade, por se tratar de economia de muito tempo, fico com receio de dar alguma tipo de B.O e a responsabilidade cair sobre min que tentei ajudar… mas ao mesmo tempo fico com muita dó de ver a economia de anos sendo consumido pela inflação. Então estou confuso em que devo fazer. Gostaria da opinião de vocês!!! Sendo bem sincero, a depender da idade dela não compensa tomar risco, ações ou fiis, uma pq pode causar um stress desnecessário. Começaria saindo apenas da poupança, se for o caso, iria para Tesouro SELIC ou CDB 100% CDI ou superior de um banco que ela tenha fácil acesso, um IPCA + o mais próximo com um pedaço do dinheiro, importante deixar a maior parte com liquidez. É como penso, se não comer a árvore (sacar do montante), sempre terá o fruto (renda gerada todo mês), reinvestindo e já que ela ainda consegue poupar, penso que é buscar dar mais qualidade de vida, 70k a 1%, daria uns 700, se a ainda consegue poupar mais uma grana, só faria novos aportes, penso eu que ela não tá em busca do primeiro milhão, mas talvez dê uma viagem, pintar a casa ou qualquer outra vontade que com um bom planejamento consiga executar, comprar um ar-condicionado, colocar Energia solar na casa. Não coloque suas expectativas, com dinheiro dela, existem riscos que nós mais jovens conseguimos entender, pelo próprio conhecimento e certamente outro membros da família podem conjecturar coisas, mexer com dinheiro dos outros nunca foi bom, mesmo com as melhores da intenções. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Wagner Pereira Fortunato Postado 26 de Dezembro de 2024 Author Compartilhar Postado 26 de Dezembro de 2024 2 horas atrás, Henrique Magalhães disse: @Wagner Pereira Fortunato é isso mesmo , é complicado assumir a responsabilidade , e ela precisa entender onde está colocando o dinheiro … minha mãe há um tempo atrás me pediu está ajuda e eu só consegui orienta-lá a usar cdi de liquidez diária no bancao que ela tinha conta (ficou mais fácil dela ver o dinheiro sem ter que criar conta no tesouro ou corretora ) e mesmo ela pedindo minha ajuda , ela checou c gerente dela pra ver se eu estava falando algo correto hehehe ! no fim as vezes a melhor ajuda é só orientar , e tentar ensinar, a decisão e ação tem que ser da pessoa mesmo ! Complicadíssimo, estou orientando e tentando passar o pouco que sei pra minha esposa, dae ela toma a decisão que achar necessário. Mas senti no dever ajudar de alguma forma. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Wagner Pereira Fortunato Postado 26 de Dezembro de 2024 Author Compartilhar Postado 26 de Dezembro de 2024 @Antonio De Matos Teixeira NetoExatamente, a intenção não e nem fazer ela ter rentabilidade, mas sim pelo menos se protejar da inflação, mas de todo caso ela indo pra selic já vai ser muito melhor que a situação que se encontra atualmente, mas vou instruir minha esposa a cuidar dessa situação, pois não querer pegar essa responsabilidade pra min, pois e igual vc mencionou, cuidar de dinheiro dos outros e muito complicado 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Antonio De Matos Teixeira Neto Postado 26 de Dezembro de 2024 Compartilhar Postado 26 de Dezembro de 2024 25 minutes ago, Wagner Pereira Fortunato disse: @Antonio De Matos Teixeira NetoExatamente, a intenção não e nem fazer ela ter rentabilidade, mas sim pelo menos se protejar da inflação, mas de todo caso ela indo pra selic já vai ser muito melhor que a situação que se encontra atualmente, mas vou instruir minha esposa a cuidar dessa situação, pois não querer pegar essa responsabilidade pra min, pois e igual vc mencionou, cuidar de dinheiro dos outros e muito complicado Penso, que saindo da poupança já é um passo e perceba que ela provavelmente nem se preocuoe com esse dinheiro, é como uma reserva robusta, qndo precisa tira e depois volta a repôr, é uma questão de conforto. Pense, que nesse momento é mais uma preocupação sua do que dela, sua sogra, por experiência própria, a maioria das pessoas não consegue perceber que construir um montante leva tempo, outros recebem esse montante e nem sabem o que fazer e outras apenas fazem poupança, que é muito dentro população que se preocupa muito pouco em ter tudo bem controlado. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ademilton Carvalho Postado 26 de Dezembro de 2024 Compartilhar Postado 26 de Dezembro de 2024 3 horas atrás, Wagner Pereira Fortunato disse: Fala Pessoal, gostaria da opinião de vocês num assunto peculiar, minha sogra e uma aposentada do estado, ganhar pouco menos de 2 salários mínimos, e tem uma quantia de 70K em economias, o problema que essa economia ela juntou ao longo do tempo em dinheiro em especie, ou seja a inflação vem deteriorando esse dinheiro, fiquei sabendo a pouco tempo dessa situação, e fazendo o curso aqui da Auvp me sentir na obrigação de ajudar ela a investir esse dinheiro pelo menos no tesouro selic, ela consegue fazer aportes mensais de mais ou menos 500~700 R$ por mês, só que ao mesmo tempo não quero assumir essa responsabilidade, por se tratar de economia de muito tempo, fico com receio de dar alguma tipo de B.O e a responsabilidade cair sobre min que tentei ajudar… mas ao mesmo tempo fico com muita dó de ver a economia de anos sendo consumido pela inflação. Então estou confuso em que devo fazer. Gostaria da opinião de vocês!!! Eu cansei de me esforçar para conscientizar familiares e colegas, hoje nem toco mais no assunto. Daqui apouco querem que você invista por eles e se algo acontece você vai ser o "culpado". 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Henrique Magalhães Postado 26 de Dezembro de 2024 Compartilhar Postado 26 de Dezembro de 2024 1 hour ago, Wagner Pereira Fortunato disse: Mas senti no dever ajudar de alguma forma. Você ainda está aprendendo , querer ajudar é bom , mas temos que ter o máximo de cuidado , veja o cenário da sua sogra e o que ela mais confia , se pra ela for de boa abrir conta numa corretora ok, senão , veja a melhor solução no banco onde ela tenha conta mesmo …. Mas pra ajudar alguém a se salvar de um afogamento primeiros devemos estar a salvos , a ideia eh sempre a mesma , espero que de certo , mas tenha calma , siga aprendendo e explique a sua esposa ! 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Mikhail Koslowski Postado 26 de Dezembro de 2024 Compartilhar Postado 26 de Dezembro de 2024 10 minutes ago, Henrique Magalhães disse: Mas pra ajudar alguém a se salvar de um afogamento primeiros devemos estar a salvos Igual no avião, em caso de despressurização coloque a máscara em você primeiro antes de ajudar os outros. em um primeiro momento isso pode parecer meio cruel, mas é o correto para garantir que você tenha condição de se salvar antes de salvar os outros. 4 horas atrás, Wagner Pereira Fortunato disse: Fala Pessoal, gostaria da opinião de vocês num assunto peculiar, tem um outro tópico de ontem na comunidade sobre o mesmo assunto, mas lá em vez da sogra era a mãe e a irmã. minha opinião é exatamente a mesma que escrevi lá: se ela não pediu ajuda, não ajude. no máximo tente prevenir ela de cair em algum golpe. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Wagner Pereira Fortunato Postado 26 de Dezembro de 2024 Author Compartilhar Postado 26 de Dezembro de 2024 @Mikhail KoslowskiObrigado pela contribuição, mas no caso até tiro um pouco o peso da responsa, pois foi ela quem pediu ajuda, pois ela está muito preocupa em relação a aposentadoria dela que vem ``diminuindo ano pós ano``, mas concordo plenamente pra salvar outra pessoa e melhor se salvar primeiro kkk 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Bruno Caffarate Zuanazzi Postado 26 de Dezembro de 2024 Compartilhar Postado 26 de Dezembro de 2024 Com essa realidade sua, eu iria sugerir a ela ir em renda fixa com algo pré-fixado mesmo, pelo menos tu garante o que "promete" a ela. Como imagino que a idade dela é um pouco avançada, ter essa possibilidade de resgate caso aconteça algum imprevisto também deve ser considerado... 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Murilo Minasi Lobo Lopes Postado 26 de Dezembro de 2024 Compartilhar Postado 26 de Dezembro de 2024 Eu tenho uma opinião um pouco diferente da galera acima, particularmente eu tento sempre ajudar, tirando os casos que a pessoa te responde com ignorância ou deboche. Minha esposa não entendia nada sobre cartão e investimentos, fui ensinado o que eu aprendia desde o namoro. Minha mãe entende menos ainda, nunca foi instruída sobre nada, mesmo não querendo aprender ou não conseguindo eu tomo a frente e ou faço sozinho ou com ela perto pra tentar ensinar o básico, colocar em um 100% de bancão ou um valor menor no banco digital que ela usa. Digo isso pq mãe é mãe, sou filho único, prefiro insistir e ajudar agora pq no futuro ela fica tranquila, não depender só de mim. O mesmo serve pros meus sogros, sigo a mesma linha que vc, converso muito com minha esposa sobre isso, pra ela ir dando algumas dicas, tomando a frente em alguns casos. Eu como "agregado" não vou meter a colher mas minha esposa pode fazer o que eu faço na minha família. Querendo ou não por ver que estudamos, investimos, tentamos ganhar dinheiro por mais de uma fonte acaba que eles sentem uma confiança e as vezes pedem ajuda. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Felipe Braz Sant'anna Postado 26 de Dezembro de 2024 Compartilhar Postado 26 de Dezembro de 2024 Tenho passado por isso, parentes mais velhos que conseguem um montante mais expressivo com a venda de algum ativo me perguntam em que investir, e é bem complicado pois sei que eles não tem condição de repor qq perda (e não tem outros ativos para vender no futuro), em geral recomendo o tesouro selic ou a poupança, pois a opção deles é deixar na conta corrente parado. Os que são mais ativos eu busco explicar os diversos tipos de investimento e os riscos - o que eles querem mesmo é que eu invista por eles, mas não tenho condição de assumir este risco. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Mikhail Koslowski Postado 26 de Dezembro de 2024 Compartilhar Postado 26 de Dezembro de 2024 6 horas atrás, Wagner Pereira Fortunato disse: pois foi ela quem pediu ajuda, Se foi ela que pediu ajuda aí a coisa muda um pouco. Ajude dentro da sua capacidade e dentro daquilo que ela entenda o que está fazendo ou escolhendo. É claro que com 70k não vai dar pra fazer milagres, mas dependendo da idade dela, da renda atual e etc da pra viver bem confortável. E também precisa saber dela o que ela quer fazer com isso que acumulou, vai que ela guardou a vida toda pra gastar tudo no bingo 😂, não vai ser vc que vai impedir ela de fazer as próprias vontades. Boa sorte! 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Wagner Pereira Fortunato Postado 27 de Dezembro de 2024 Author Compartilhar Postado 27 de Dezembro de 2024 7 horas atrás, Murilo Minasi Lobo Lopes disse: Eu tenho uma opinião um pouco diferente da galera acima, particularmente eu tento sempre ajudar, tirando os casos que a pessoa te responde com ignorância ou deboche. Minha esposa não entendia nada sobre cartão e investimentos, fui ensinado o que eu aprendia desde o namoro. Minha mãe entende menos ainda, nunca foi instruída sobre nada, mesmo não querendo aprender ou não conseguindo eu tomo a frente e ou faço sozinho ou com ela perto pra tentar ensinar o básico, colocar em um 100% de bancão ou um valor menor no banco digital que ela usa. Digo isso pq mãe é mãe, sou filho único, prefiro insistir e ajudar agora pq no futuro ela fica tranquila, não depender só de mim. O mesmo serve pros meus sogros, sigo a mesma linha que vc, converso muito com minha esposa sobre isso, pra ela ir dando algumas dicas, tomando a frente em alguns casos. Eu como "agregado" não vou meter a colher mas minha esposa pode fazer o que eu faço na minha família. Querendo ou não por ver que estudamos, investimos, tentamos ganhar dinheiro por mais de uma fonte acaba que eles sentem uma confiança e as vezes pedem ajuda. @Murilo Minasi Lobo LopesBoa, Gostei da opnião de todos aqui, mas compctuo muito com essa linha de pensamento em estender a mão a quem quer de fato ajuda, e nesse meu caso não vou ficar falando pra minha sogra ir atrás e estudar e tals, pois ela já não ta ligando muito pra acumulo de patrimonio, apenas não quer ver sua aposentadoria se esvaindo ano pós ano, mas tomei a decisão que irei ajudar minha esposa a resolver essa questão pra ela, de forma que eu não pegue essa responsabilidade e ajude de forma indireta, diferente do que fale ou falaria pra amigos, ou algum familia mais proximo que o melhor caminho de fato e buscar conhecimento sempre, mas minha sogra ta na casa dos seus 62 anos de idade, então daqui pra frente e mas pra alinhar essas percas que ela vem sofrendo em esta exposta em dinheiro de papael 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts