Jump to content
  • 0

Imposto do pecado.

José Mateus Bianchini Junior

Pergunta

Olá a todos, conforme este manicômio em que vivemos chamado Brasil sucede seus acontecimentos, temos agora um novo fantasma para assombrar a economia, o imposto do pecado.

Uma "brilhante" ideia que vai, se de fato for posta em prática, taxar extração de petróleo e minério de ferro, carros e muitas outras coisas.

Mas o ponto é, com isso temos petróleo e ferro penalizados, transporte rodoviário penalizado, e um desestímulo imenso a economia, assim estou realmente preocupado, sei que não devemos nos guiar por notícias, mas algumas notícias representam ameaça suficiente para se tornar influentes na tomada de decisão. E o absurdo, as incertezas e a burrice dos nossos políticos é tanta que sinceramente, as vezes eu penso em investir só em banco.

O que vocês acham sobre esse imposto do pecado? Que impacto acreditam que teremos na bolsa, e nas suas carteiras, caso isso realmente se torne fato na prática?

Link para compartilhar

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
12 horas atrás, José Mateus Bianchini Junior disse:

E o absurdo, as incertezas e a burrice dos nossos políticos é tanta que sinceramente, as vezes eu penso em investir só em banco.

Alguém fez um Lobby, veja a questão das isenções que estão planejando para carros eletricos, veja os Fast foods que sao a podridão do pecado, faz um mal pra saude, neste ponto aqui concordo 100% com Raul, é ruim criar imposto mas se for pras pessoas comerem comida de verdade tinha que taxar forte fastfood

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
12 horas atrás, José Mateus Bianchini Junior disse:

Olá a todos, conforme este manicômio em que vivemos chamado Brasil sucede seus acontecimentos, temos agora um novo fantasma para assombrar a economia, o imposto do pecado.

Uma "brilhante" ideia que vai, se de fato for posta em prática, taxar extração de petróleo e minério de ferro, carros e muitas outras coisas.

Mas o ponto é, com isso temos petróleo e ferro penalizados, transporte rodoviário penalizado, e um desestímulo imenso a economia, assim estou realmente preocupado, sei que não devemos nos guiar por notícias, mas algumas notícias representam ameaça suficiente para se tornar influentes na tomada de decisão. E o absurdo, as incertezas e a burrice dos nossos políticos é tanta que sinceramente, as vezes eu penso em investir só em banco.

O que vocês acham sobre esse imposto do pecado? Que impacto acreditam que teremos na bolsa, e nas suas carteiras, caso isso realmente se torne fato na prática?

Brasil sendo Brasil, né? Sempre inventando umas formas criativas (ou trágicas) de complicar a vida de quem trabalha e investe. Esse tal "imposto do pecado" parece mais um tapa na cara da economia do que uma solução. Taxar petróleo, minério e transporte é basicamente mirar nos setores que já são cruciais pra economia e dizer: "agora fica mais difícil".

Sobre o impacto na bolsa, se isso realmente sair do papel, pode rolar um efeito em cascata: empresas de petróleo, mineração e transporte podem sofrer com margens apertadas, repassando custos e diminuindo lucros. Isso derruba o valor das ações e ainda pode respingar em outros setores ligados à logística e energia. Sem falar no aumento do custo de vida que vai na cola.

Quanto às carteiras, o cenário pede cautela, mas sem desespero. Alguns pontos pra pensar:

- Diversificação é a chave: se você tem muita exposição a setores afetados, talvez seja a hora de balancear. Ações de bancos e empresas exportadoras (que sofrem menos com políticas internas) podem ser uma boa.

- FIIs de logística: dependendo de como esse imposto for implementado, pode complicar o setor, já que transporte é um dos alvos. Vale ficar atento.

- Renda fixa: com toda essa incerteza, o mercado pode precificar um aumento no risco, o que pode gerar boas oportunidades em títulos como IPCA+ ou prefixados.

- Olhar global: se a coisa desandar muito por aqui, investir em ativos internacionais pode ser um porto seguro. ETFs lá fora ou fundos de investimentos globais são opções pra quem quer se proteger.

No mais, concordo contigo que algumas notícias são importantes demais pra ignorar. Não dá pra se guiar por elas no impulso, mas também não dá pra fingir que não existem. Fica de olho, respira fundo e lembra que o mercado é cíclico. E, para nós que somos brasileiros, lidar com o caos a incerteza já é parte da vida, infelizmente.

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• Criar novo...