Jump to content
  • 0

Investir em TSMC (BDR/ADR/ETF?)

Rafael Mendonça Colares

Pergunta

Olá a todos. Alguém conhece algum tutorial de investimento no mercado de Taiwan? Gostaria de investir na TSMC, e estudar se vale a pena investir nela via BDR / ADR / ETF ou diretamente por corretora de investimentos de Taiwan.

Tenho acesso a corretoras brasileiras e conta na Interative Brookers.

• Brabo 2
Link para compartilhar

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
5 horas atrás, Rafael Mendonça Colares disse:

Olá a todos. Alguém conhece algum tutorial de investimento no mercado de Taiwan? Gostaria de investir na TSMC, e estudar se vale a pena investir nela via BDR / ADR / ETF ou diretamente por corretora de investimentos de Taiwan.

Bom dia, @Rafael Mendonça Colares !

Para investir diretamente no ativo acredito que somente via interactive brokers que tem acesso a essas bolsas mais "diferentes".

Vi também que o ativo está disponível através de BDR (TSMC34) mas tem seus por menores. Na minha opinião investir em BDR não é muito vantajoso.

A título de curiosidade apenas, por qual motivo investir nessa empresa de um país tão específico?

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
9 horas atrás, Rafael Mendonça Colares disse:

Fala, Rafael, tudo bem? Acho que investir na TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company) é bem legal pensando na exposição a uma das maiores fabricantes de chips do mundo, mas escolher o "caminho certo" (BDR, ADR, ETF ou direto em Taiwan) depende de alguns fatores. Por exemplo, via BDR, no Brasil, você pode investir na TSMC através do BDR nível I (TSMC34). É negociado em reais e funciona como um "espelho" da ação lá fora, mas a liquidez no Brasil pode ser limitada, além das taxas de admnistração e conversão cambial (não gosto mto de investimento em BDR, pois em minha opinião, é mais interessante investir direto fora). Via ADR, nos EUA, a TSMC é negociada como ADR na NYSE, sob o ticker TSM. A liquidez nos EUA é excelente, e as corretoras internacionais (como sua conta na Interactive Brokers) conseguem fazer esse tipo de operação.

Eu tinha estudado bastante o mercado de semicondutores, você tem tbm via ETF, pode investir indiretamente na TSMC através de ETFs focados em tecnologia ou mercados asiáticos, como o SOXX (focado em semicondutores) ou ETFs que incluem TSMC no portfólio. Vantagem: maior diversificação. Desvantagem: menos controle sobre o peso específico da TSMC no investimento. Mas acho que entre as opções é a melhor, pois você diversifica o portifólio em outras empresas do segmento.

Diretamente por corretora de Taiwan, é possível abrir conta em corretoras taiwanesas, mas é um processo mais burocrático e envolve questões de idioma e regulamentação local. Além de custos adicionais de conversão cambial, etc.

Nessas opções o ETF creio que seja o mais prático e traz mais segurança por conta da diversificação.

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

• 0
On 30/12/2024 at 11:21, Daniele Vilela disse:

Fala, Rafael, tudo bem? Acho que investir na TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company) é bem legal pensando na exposição a uma das maiores fabricantes de chips do mundo, mas escolher o "caminho certo" (BDR, ADR, ETF ou direto em Taiwan) depende de alguns fatores. Por exemplo, via BDR, no Brasil, você pode investir na TSMC através do BDR nível I (TSMC34). É negociado em reais e funciona como um "espelho" da ação lá fora, mas a liquidez no Brasil pode ser limitada, além das taxas de admnistração e conversão cambial (não gosto mto de investimento em BDR, pois em minha opinião, é mais interessante investir direto fora). Via ADR, nos EUA, a TSMC é negociada como ADR na NYSE, sob o ticker TSM. A liquidez nos EUA é excelente, e as corretoras internacionais (como sua conta na Interactive Brokers) conseguem fazer esse tipo de operação.

Eu tinha estudado bastante o mercado de semicondutores, você tem tbm via ETF, pode investir indiretamente na TSMC através de ETFs focados em tecnologia ou mercados asiáticos, como o SOXX (focado em semicondutores) ou ETFs que incluem TSMC no portfólio. Vantagem: maior diversificação. Desvantagem: menos controle sobre o peso específico da TSMC no investimento. Mas acho que entre as opções é a melhor, pois você diversifica o portifólio em outras empresas do segmento.

Diretamente por corretora de Taiwan, é possível abrir conta em corretoras taiwanesas, mas é um processo mais burocrático e envolve questões de idioma e regulamentação local. Além de custos adicionais de conversão cambial, etc.

Nessas opções o ETF creio que seja o mais prático e traz mais segurança por conta da diversificação.

Muito obrigado pela resposta. Realmente, eu andei pesquisando e estudando a respeito e não me senti seguro justamente pelas questões que você pontuou, sobre idioma, regulamentação local, etc. 

Minha pergunta foi para saber exatamente sobre custos/benefícios e malefícios dos BDR/ADRs/ETF e investir diretamente na corretora Taiwanesa. Estava com esperança de haver algum colega que tivesse experiência com o mercado de Taiwan.

Vi a SOXX e o SMH, para os ETFs, mas fiquei de avaliar todas as circunstâncias, pois havia empresas desses ETFs que não queria ter investido o dinheiro.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
On 30/12/2024 at 06:42, Eddy Paulini disse:

Bom dia, @Rafael Mendonça Colares !

Para investir diretamente no ativo acredito que somente via interactive brokers que tem acesso a essas bolsas mais "diferentes".

Vi também que o ativo está disponível através de BDR (TSMC34) mas tem seus por menores. Na minha opinião investir em BDR não é muito vantajoso.

A título de curiosidade apenas, por qual motivo investir nessa empresa de um país tão específico?

A TSMC é uma das empresas de fábricas produtoras na área de semicondutores, sendo atualmente uma mais importantes do mundo para manter todos os eletrônicos funcionando e se desenvolvendo. Ela é responsável pelo refinamento dos wafers de silício para litografia de processadores da AMD, Placas de Vídeo da Nvidia, Processadores da Apple (Chips M1), e outros chips de outras empresas como: ARM, Broadcom, Marvell, MediaTek e Qualcomm, etc. Atualmente, novos chips de processadores estão utilizando uma tecnologia cada vez mais cara e específica. Devido a isso, as empresas que desenvolvem esses processadores tem contrato com a TSMC para fabricar os processadores utilizando suas fábricas. Nvidia, AMD e Apple não tem fábricas para produzir utilizando a mais avançada tecnologia. 

Para deixar o assunto mais fácil: um processador precisa de capacitores para aumentar sua velocidade. Quanto menor o espaço entre capacitores e o tamanho deles, melhor o gasto energético e mais capacitores é possível de ser colocado em um chip de processador. Atualmente, os processadores mais potentes do mercado são os da AMD (AMD 9800X3D), que utilizam a tecnologia de lotografia em 4 nanômetros (quanto menor, melhor). As próximas tecnologias já estão no horizonte, como as tecnologias de 3nm, 2mm e A16. Para que uma empresa entre no mesmo ramo apta a competir com a TSMC, o investimento teria que ser de multiplos bilhões de dólares, sem falar do treinamento para utilizar os equipamentos das fábricas, que é altamente específico e complicado. Engenharia de alto grau.

A intel, que possui suas fábricas de semicondutores, não conseguiu acompanhar o desenvolvimento de tecnologias de nanômetros cada vez menores, e quase entrou em falência pois não está conseguindo competir com a AMD, que faz processadores utilizando as fábricas da TSMC. A TSMC está tão na frente, que há informações que a Intel deixará de fabricar seus processadores mais potentes em suas fábricas e utilizará as da TSMC.

Inclusive, sabendo disso, os EUA, com medo de ficar dependente dos chips virem de Taiwan, fecharam investimento bilionário (aprox. 6.6 bilhões) a partir do CHIPS and Science Act para que abram 03 fábricas em solo americano no Arizona e que treinem profissionais. Com previsão de inicio das fábricas de 4nm e 5nm em 2025. O que é uma medida para reduzir custos e em teoria de proteção de dados nos processadores fabricados nos EUA. (Afinal, há risco de ter chips produzidos por Taiwan caso a China venha a tomá-la no futuro).

Enfim. É uma empresa de interesse global. Hoje em dia, todos somos dependentes dela. Quero um percentual de investimento da minha carteira nela.

Editado por Rafael Mendonça Colares
  • Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
15 horas atrás, Rafael Mendonça Colares disse:

Muito obrigado pela resposta. Realmente, eu andei pesquisando e estudando a respeito e não me senti seguro justamente pelas questões que você pontuou, sobre idioma, regulamentação local, etc. 

Minha pergunta foi para saber exatamente sobre custos/benefícios e malefícios dos BDR/ADRs/ETF e investir diretamente na corretora Taiwanesa. Estava com esperança de haver algum colega que tivesse experiência com o mercado de Taiwan.

Vi a SOXX e o SMH, para os ETFs, mas fiquei de avaliar todas as circunstâncias, pois havia empresas desses ETFs que não queria ter investido o dinheiro.

Ah, faz total sentido o que você tá falando! Esses pontos de idioma, regulamentação e a treta de entender bem o mercado local realmente pesam na decisão.

Sobre os BDRs, ADRs e ETFs, é aquela balança clássica: facilidade e diversificação versus controle total e os custos que vêm no pacote. E quanto a investir diretamente na corretora taiwanesa, é tipo "modo expert": pode ser vantajoso se você manja muito do mercado lá, mas exige um nível de dedicação e conhecimento que não é pra qualquer um.

SOXX e SMH são ótimos pra surfar na onda de semicondutores, mas se tem empresa ali que você não quer nem ver o dinheiro perto, tá certíssimo em dar um passo atrás e analisar, eu tenho o SMH, gosto do ETF, fez sentido para mim, mas acho interessante você fazer o que faz sentido pra você. Talvez valha considerar ETFs mais setorizados ou até montar uma carteira própria (se o volume de grana justificar). A ideia é encontrar um equilíbrio entre simplificar as coisas e investir com aquela segurança de saber exatamente onde o dinheiro tá indo.

Eu, particularmente, também gosto bastante desse nicho e da empresa.

• Me ajudou 1
Link para compartilhar

• Criar novo...