Jump to content
  • 0

Dúvida sobre marcação a mercado

Eduardo Canellas De Oliveira

Pergunta

Olá =) Entendi que se eu tenho um título adquirido pela taxa de 10% e ela cai pra 5%, pode ser interessante para vender e ganhar dinheiro na marcação a mercado. Mas e se for o contrário? Adquiri a 5% e ela sobe pra 10%? O melhor a fazer é segurar ou existem possibilidades melhores? Como as taxas subiram muito, estou com uns títulos "mais ou menos" e não sei oq seria melhor nesse caso.

• Brabo 3
Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
3 minutes ago, Eduardo Canellas De Oliveira disse:

Olá =) Entendi que se eu tenho um título adquirido pela taxa de 10% e ela cai pra 5%, pode ser interessante para vender e ganhar dinheiro na marcação a mercado. Mas e se for o contrário? Adquiri a 5% e ela sobe pra 10%? O melhor a fazer é segurar ou existem possibilidades melhores? Como as taxas subiram muito, estou com uns títulos "mais ou menos" e não sei oq seria melhor nesse caso.

Boa tarde, @Eduardo Canellas De Oliveira !

Vamos nos lembrar que sempre será imposto a regra da gangorra. Se a taxa cai e o preço sobe, o contrário também será verdadeiro, ou seja, se taxa sobe o preço cai.

O melhor fazer em casos assim é nada  😂

Quando o cenário da taxa subir acontecer, o preço real do seu título fica abaixo do teórico. Mas se você não vender, não haverá perda de capital. Basta seguir com o título. O "pior" que pode acontecer é receber a rentabilidade contratada no vencimento.

Para aprofundar um pouco mais no tema, deixo abaixo um post que fiz que fala mais sobre a marcação a mercado incluindo exemplos.

Espero que agregue no estudos!

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Eduardo Canellas De Oliveira disse:

a marcaçao a mercado serve para vender antes caso seja vantajosos, se nao for, segura ate o vencimento.

quem nao se programa, e precisa retirar o dinheiro antes do vencimento, pode perder na marcacao a mercado.

entra no site do tesouro, na area logada voce pode ver se o valor atual é maior ou menor que o preço teorico pela taxa contratada.

tesourografico.png.13e36986bdaff92981605ea411888eae.pngtesourodados.png.01022dae474dcd2c0da82ee16f6bcca2.png

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
22 horas atrás, Eduardo Canellas De Oliveira disse:

Olá @Eduardo Canellas De Oliveira,

O post q o @Eddy Paulini fez sobre marcação a mercado é imbatível.... O que falar depois disso? Rsss

Mas Eddy, se permitir vou fazer uma explicação um pouquinho diferente que talvez ajude (ou atrapalhe) o pessoal aqui... Hahaha

Imagina q se tenha contratado um título pagando 10% a.a. Por 10 anos. O q vc contratou basicamente é um retorno de 100% no período todo (10x10anos) certo?

Agora imagina q as taxas mudaram...

- A taxa caiu de 10% para 8%, então o mesmo título agora teria um rendimento total de 80%(8x10anos) para o mesmo prazo... Significa q o governo terá de lhe pagar mais nos primeiros anos que carregar o título para equilibrar isso com o que está sendo oferecido, então se vc vender no meio do caminho, ele vai te pagar esses 20% (100-80=20) de uma vez! Nossa, meu título "valorizou" (pq nos anos futuros, só vão te pagar os mesmos 8% a.a.).

- se a taxa subiu para 12%a.a., então o título agora teria um rendimento total de 120% (12x10anos) para o mesmo prazo... Significa que o governo agora terá q lhe descontar a diferença que já te pagou a maior (pq já pagou a 12% ao invés de 10% que contratou), então se vender no meio do caminho, agora ele vai descontar esses 20% (100-120=-20%) de você, para também equilibrar a balança (a gangorra que o @Eddy Paulini mencionou).

Se levar o título até o final, receberá exatamente os 100% que contratou!

Outro efeito disso... Percebe que quanto mais longo o prazo do título contratado, maior será o percentual de diferença, seja para mais ou para menos? Por isso q os títulos mais longos sofrem mais com a "marcação a mercado"!

Facilitou o raciocínio? Espero q sim... Rsss

Editado por Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia
Add
  • Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...