Henrique Morais Veiga Postado Sexta-feira às 18:38 Compartilhar Postado Sexta-feira às 18:38 Tendo em vista que o CDB pode render até 100% do CDI e o CDI sendo 10% a baixo da SELIC, quando compensa em investir em CDB ao invés de investir no TESOURO SELIC diretamente? Em qual situação o CDB é um bom investimento? 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Henrique Magalhães Postado Sexta-feira às 18:44 Compartilhar Postado Sexta-feira às 18:44 3 minutes ago, Henrique Morais Veiga disse: Tendo em vista que o CDB pode render até 100% do CDI e o CDI sendo 10% a baixo da SELIC, quando compensa em investir em CDB ao invés de investir no TESOURO SELIC diretamente? Em qual situação o CDB é um bom investimento? mas o CDI geralmente é um pouco inferior à Selic, costuma ser 0,10% menor logo podemos dizer que da na mesma. Voce pode por exemplo (eu tenho isso na pratica) um CDB de liquidez diária vinculado a sua conta corrente num bancão (meu caso Bradesco), e assim eu deixo minha Reserva de Emergencia em um bancao porem rendendo 99,9% da Selic Cada investimento tem um proposito 2 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Post popular Thiago Moreira Borges Postado Sexta-feira às 18:58 Post popular Compartilhar Postado Sexta-feira às 18:58 13 minutes ago, Henrique Morais Veiga disse: Tendo em vista que o CDB pode render até 100% do CDI e o CDI sendo 10% a baixo da SELIC, quando compensa em investir em CDB ao invés de investir no TESOURO SELIC diretamente? Em qual situação o CDB é um bom investimento? Boa tarde, acho que você está um pouco confuso em alguns conceitos... Um CDB é um certificado deposito bancário, é um tipo de investimento em renda fixa, ele tem diversas taxas que varia de acordo com oferta e demanda do banco emissor... exemplos: ele pode ser 90% CDI, 100% CDI, 200% CDI... é importante ressaltar que ele tem incidência de IR a resgatar seguindo a tabela regressiva (22,5%, 20%, 17,5% e 15%). O CDI é certificado de depósito INTERBANCÁRIO, que é uma taxa usada pelos bancos pra movimentação entre eles para cumprir regras do banco central... ele NORMALMENTE é 0,1% abaixo da SELIC. Exemplo: se a SELIC hoje é 12,25% o CDI será 12,15%. Taxa SELIC é a taxa de juros base que o banco central usa que baliza todas as outras taxas de juros do país, é o juros de "risco soberano". Sobre a pergunta de quando compensa.... normalmente compensa quando você não tem mais limite do FGC, quando quer correr somente o risco soberano (FGC o risco é maior que o da selic)... Recomendo rever as aulas de renda fixa para mais detalhes. 3 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Yan Fonseca Postado Sexta-feira às 19:47 Compartilhar Postado Sexta-feira às 19:47 Boas! O compensar de qual escolher vai de segurança ou a rentabilidade pretendida. Os dois tem IR regressivo em cima da rentabilidade, alguns CDBs tem uma liquidez diária (todo tesouro tem liquidez diária). Tesouro é do governo então a menos que o governo quebre o tesouro deve continuar funcionando, apenas na hora de resgatar que pode haver uma greve como foi no final do ano passado. CDBs são protegidos pelo FGC, então cuidar pra qual banco está emitindo o CDB, se acha que ele não vai quebrar nem tão cedo vai fundo, mas cuidar com o limite de 250mil. Fazendo o calculo de padaria, normalmente um CDB vai ter uma rentabilidade melhor que o tesouro em vista que o tesouro é SELIC + 0,13%(2029), o que da ai uns 12,38% de rentabilidade anual hoje. Já o CDB você tem um CDI de 120%, que hoje é 12,15%(0,1% a menos que a SELIC), e daria 14,58%, mas nesses normalmente você só consegue tirar no vencimento, os de liquidez diária varia de 90 a 105%(depende do banco) do CDI que fica 12,02 a 12,75%. Eu diria que se não é um dinheiro de emergência e você não vai precisar dele pelos próximos 720 dias(menor alíquota de IR e são 2 anos) o CDB vai render mais e estando protegido pelo FGC vale mais. Lembrando que isso é apenas uma conta básica, pois temos CDBs na plataforma dando 18% a.a pré fixado. No seu caso de 100% do CDI o tesouro é uma opção melhor. 2 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Eddy Paulini Postado Sexta-feira às 20:16 Compartilhar Postado Sexta-feira às 20:16 1 hour ago, Henrique Morais Veiga disse: Tendo em vista que o CDB pode render até 100% do CDI e o CDI sendo 10% a baixo da SELIC, quando compensa em investir em CDB ao invés de investir no TESOURO SELIC diretamente? Em qual situação o CDB é um bom investimento? Boa tarde, @Henrique Morais Veiga ! Apenas complementando nossos amigos. Vamos começar reforçando que o CDI é basicamente 0,10% a menos que a Selic e não 10%. Não sei se foi um errinho de digitação aí mas é bom reforçar! Segundo, vamos nos lembrar o que cada título tem por característica e se está de acordo com seu objetivo. O tesouro Selic tem liquidez. Isso já nos direciona para um viés de que se eu preciso de um resgate do dinheiro antes do vencimento e sem perder para uma marcação a mercado ou alguma outra burocracia, o tesouro Selic é uma ótima opção. Bastante utilizado para quando temos um objetivo próximo. CDBs se for de liquidez diária, praticamente temos as mesmas vantagens que o Tesouro Selic justamente por conta da liquidez. Agora se estamos falando de CDBs para longo prazo, aqui vai entrar o contrafluxo. Adquirir CDBs indexados ao % CDI especialmente nas épocas em que a Selic está baixa e com tendência de alta, conseguiremos travar boas taxas futuras para altas retabilidades. Como dito pelos amigos, cada um tem sua característica e uma finalidade que melhor vai se enquadrar para um objetivo. Espero que ajude! 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Pergunta
Henrique Morais Veiga
Tendo em vista que o CDB pode render até 100% do CDI e o CDI sendo 10% a baixo da SELIC, quando compensa em investir em CDB ao invés de investir no TESOURO SELIC diretamente? Em qual situação o CDB é um bom investimento?
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
1
1
1
1
DIAS POPULARES
3/Jan
5
Top Posters For This Question
Henrique Magalhães 1 post
Yan Fonseca 1 post
Thiago Moreira Borges 1 post
Henrique Morais Veiga 1 post
DIAS POPULARES
3/Jan 2025
5 posts
Os mais famosos desse tópico
Thiago Moreira Borges
Boa tarde, acho que você está um pouco confuso em alguns conceitos... Um CDB é um certificado deposito bancário, é um tipo de investimento em renda fixa, ele tem diversas taxas que varia de acord
Henrique Magalhães
mas o CDI geralmente é um pouco inferior à Selic, costuma ser 0,10% menor logo podemos dizer que da na mesma. Voce pode por exemplo (eu tenho isso na pratica) um CDB de liquidez diária vinculado
Yan Fonseca
Boas! O compensar de qual escolher vai de segurança ou a rentabilidade pretendida. Os dois tem IR regressivo em cima da rentabilidade, alguns CDBs tem uma liquidez diária (todo tesouro tem l
4 respostas para essa pergunta
Recommended Posts