Jump to content
  • 0

Investir em FIIS?

Lucas Consoli Pereira

Pergunta

Fala galera, nas minhas metas, separei 20% para investir nos fundos imobiliarios conforme o PIAR sugeriu, porem, eu estava fazendo alguns calculos, e nao estou conseguindo encontrar valorizaçao que compense separar todo essa porcentagem para esse ativo.

Irei postar alguns dados dos estudos que fiz, com 3 exemplos que tenho em carteira, e gostaria que me ajudassem a abrir a mente nesse quesito.

Exemplo 1
HGLG11

Em 12/2015 a cota estava custando 104,16

Em 08/2024 a cota estava custando 157,39

Quando calculamos esse valor da cota inicial sendo corrigido pelo ipca, a cota deveria estar custando 163,76, ou seja, o valor da cota nao foi corrigido nem pelo IPCA.
image.png.0d63121562a2b25fc639c1276892486a.png
 image.png.ad315e7ee5c2ae58f7beb931091882a1.png

image.png.5cb0f221a7e43db40dbecb5d856d9dfe.png

Quando analisamos os dividendos, para saber se ao menos os dividendos foram corrigidos pela inflação, tambem fica abaixo.

Dividendos em 06/2016 = 0,87

Dividendos em 09/2024 = 1,10

Valor do dividendo corrigido pela inflaçao deveria ser 1,30, ou seja, ficou tambem abaixo no quesito dividendo.
image.png.5d0155c240ec4028dfda5b6629d96897.png

image.png.ded594c9dbfd125a73b263a2e26ba904.pngimage.png.24f42733e5e96000ae90e1334d62f8c7.png

• Brabo 1
Link para compartilhar

Recommended Posts

• 0

Na minha opinião, FII não faz sentido se você está na fase de acumulação de capital, a não ser que, por psicológico, lhe faça bem receber dividendos todo mês.

Potencial de valorização de FII é muito menor do que de ação. Se você está na fase de acumulação e vai reinvestir todos os dividendos (até porque se não reinvestir, você mesmo viu, o dividendo mensal do seu FII com o tempo vai ser corroído pela inflação), para que girar a máquina em cima de um ativo que em 10, 15, 20 anos vai ter um retorno total menor do que a valorização de uma empresa?

Não vejo sentido, mas entendo que para o brasileiro, no geral, é top, por dois motivos:

1 - Brasileiro costuma ser desorganizado financeiramente, então, ter um pinga pinga mensal dá a sensação de segurança de que, se faltar em algo, é só completar com o dividendo que caiu no mês (por mais que isso destrua o patrimônio ao longo do tempo); e

2 - Brasileiro também costuma ter tara por dividendo e não pensar muito no retorno total, então, o pinga pinga recorrente torna-se necessário para psicologicamente ter força de se manter numa estratégia de investimento por longo tempo.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

agora, qual q eh o charme da renda variavel? saber entrar e sair e eh pra isso que estamos aqui.
se fosse pra nao correr riscos, ngm precisaria estudar, colocaria 100% na selic e gg

vamos aproveitar e falar do knri mesmo, é que é complicado pegar 2024 como parametro, mas e quem comprou em dezembro de 2021? essa pessoa ta felizona, mesmo com a crise atual. a cota tava a 102... imagina agora o safado com 102 reais de preco medio.

isso é o legal de tudo, so que como FII é um ativo que é facil de investir (ate pq tem os de base 10) acaba que sofre mais com o terrorismo das proprias pessoas.

escrevi mto torto, mas acho q deu pra entender

Editado por Sergio Tanaka
  • Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
1 minute ago, Sergio Tanaka disse:

agora, qual q eh o charme da renda variavel? saber entrar e sair e eh pra isso que estamos aqui.
se fosse pra nao correr riscos, ngm precisaria estudar, colocaria 100% na selic e gg

vamos aproveitar e falar do knri mesmo, é que é complicado pegar 2024 como parametro, mas e quem comprou em dezembro de 2021? essa pessoa ta felizona, mesmo com a crise atual. a cota tava a 102... imagina agora o safado com 102 reais de preco medio.

isso é o legal de tudo, so que como FII é um ativo que é facil de investir (ate pq tem os de base 10) acaba que sofre mais com o terrorismo das proprias pessoas.

Com certeza, eu concordo plenamente com os pontos. A renda variável realmente é um jogo de saber onde e quando entrar e sair, e isso exige não só conhecimento, mas também uma dose de resiliência e paciência. Os FIIs são ativos muito acessíveis, com possibilidade de entrada até de valores baixos, o que atrai muitos investidores. Isso é ótimo, porque democratiza o acesso ao mercado, mas, ao mesmo tempo, o fato de serem mais acessíveis também traz a volatilidade e sofrem quando não performam bem. Mas é aí que os investidores com visão de longo prazo precisam manter a calma. Dependendo do ponto de entrada, como você citou, os FIIs podem se recuperar rapidamente e gerar bons dividendos a longo prazo.

Link para compartilhar

• 0
10 minutes ago, Daniele Vilela disse:

Ah, entendi agora o que você quis dizer. Você está falando que, se o ativo que gera a renda passiva (no caso, um fundo ou algo similar) não consegue acompanhar a inflação ao longo do tempo, e ainda tem a volatilidade da renda variável, a renda que ele oferece pode acabar não sendo tão vantajosa assim. Afinal, num cenário de juros altos no Brasil, onde você tem 10% ou mais na renda fixa com risco bem menor, o que você recebe de dividendos ou rentabilidade desse ativo de risco pode não ser suficiente para compensar os riscos e a perda do poder de compra devido à inflação.

É uma reflexão bem válida, especialmente porque, com a renda fixa, você sabe o que está recebendo e pode fazer uma estratégia mais conservadora. Sem contar que, em ativos de renda variável, sempre tem o risco de uma má gestão ou de fatores inesperados que podem impactar o valor do seu investimento. Então, em muitas situações, dependendo da taxa de juros e do risco do ativo, pode sim ser mais vantajoso optar por um investimento mais seguro, que oferece uma rentabilidade estável e sem sustos, principalmente quando você quer mais previsibilidade e menos dor de cabeça.

De todo modo, vai de cada um, eu tenho uma fatia menor em FIIs, pois minha estratégia leva em conta proteger o poder de compra e ampliar o crescimento, mas depende muito de cada estratégia. Ainda assim, acredito que vale o investimento em FIIs, pois estamos falando de um cenário ruim neste momento, mas em geral ele é um bom investimento (na minha visão).

Exatamente isso aí!

E esse cenário acima de 10% de juros ele não é momentâneo, a média em nosso país é disso aí pra cima mesmo, teve aquele quadro da pandemia que foi uma medida emergencial para tentar estimular o consumo, mas, rapidamente, já se ajustou para os 10% ou mais.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
2 minutes ago, Jaimson Bispo disse:

Exatamente isso aí!

E esse cenário acima de 10% de juros ele não é momentâneo, a média em nosso país é disso aí pra cima mesmo, teve aquele quadro da pandemia que foi uma medida emergencial para tentar estimular o consumo, mas, rapidamente, já se ajustou para os 10% ou mais.

Concordo, o Brasil tem uma média de juros bem alta, o que acaba tornando a renda fixa uma opção bem atraente, principalmente quando comparado aos riscos da renda variável. E o mais importante, é que, enquanto a renda fixa te dá previsibilidade, com a renda variável a história é bem diferente. Mesmo que FIIs sejam interessantes e tragam bons dividendos, o risco de uma má gestão ou imprevistos pode acabar comprometendo o retorno que você esperava.

No fim das contas, cada um tem que escolher o que se encaixa melhor no seu perfil e nos seus objetivos, mas é bom ter essa visão mais clara sobre os diferentes tipos de investimento!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

uma dica que passo pra todo mundo que tem bastante duvida sobre FII, vou ter q acabar colocando referencia da concorrencia, mas é realmente um conteudo mto bom

recomendo a todos a assistir a serie do Ricardo Figueiredo que se chama "Como analisar Fundos Imobiliários"

deem uma olhada la no yt, ele passa o rodo nos RI de logistica, shopping, laje, fof e papel

é realmente uma bela aula de como interpretar os RI e de como funciona esse mercado.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
4 horas atrás, Sergio Tanaka disse:

talvez um dos problemas ainda seja esse aqui 

"essas cotas demoram demais pra se pagar"

cara, fii é uma parada q anda mto mais lateral do que vertical.
a cota nao pode subir la pra extratosfera, senao o imovel vai acabar valendo mais do que as empresas que estao la dentro, o que nao faz o menor sentido.

use os dividendos como um fluxo de caixa, vc vai receber eles isentinhos todo santo mes e agora, se vc quer dividendos mensais + valorizacao de cota, vai ter q ir pra ações de bancos então.

Você chegou na conclusão que eu havia chegado. Eu não tenho FIIs na minha estratégia justamente por isso... analisei o histórico de várias e não achei que valesse a pena porque percebi que a sua valorização tem um teto muito bem definido (valor patrimonial) e o DY não supera em muito os proporcionados pelos papéis do setor bancário.

Por isso prefiro ter ações de bancos ao invés de FIIs, mas isso pode mudar um dia.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Olá, amigo! Quando você pensa na 'valorização' do preço da cota de 2015 até agora, isso também pode acabar gerando alguma confusão. O principal objetivo ao investir em fundos imobiliários é aproveitar os períodos de queda para comprar a preços mais baixos, buscando um preço médio reduzido. Dessa forma, os dividendos tendem a gerar rentabilidades bem superiores à rentabilidade anualizada apresentada em plataformas como o Funds Explorer.

Momentos como a pandemia e o inicio deste ano de 2025 exemplificam bem! 
Conheço pessoas que ultrapassaram media de 17% de dividend yield anual em 2024, tendo comprado XPML11 em sua baixa na pandemia por exemplo.

Alem disso, quando você considera que comprou ativos com preço medio  baixo (as vezes bem mais baixo do que o que a cota valia no preço de 2015), o cenario já se altera. A valorização pode ser muito maior do que a do periodo que voce analisou.

Resumindo, tudo depende do momento em que se compra!

Editado por Lúcio Dias Nascimento
  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar

• Criar novo...