Jump to content
  • 0

Dúvida sobre Investimentos IPCA+. O IPCA realmente protege contra a inflação?

Igor Da Fonseca Silva

Pergunta

Boa tarde. Todos sabemos que qualquer estatística não precisa ser real, o famoso papel aceita qualquer coisa.

Eu trabalho com comércio e vejo as coisas disparando 20-25% de preços facilmente, e não se prende a um produto, muitas vezes são altas generalizadas.
Isso me preocupa sobre a relação IPCA e a real inflação de preços sobre meu consumo.

Vocês se sentem realmente protegidos contra a inflação quando investem em um título ou CDB IPCA+? Quais outros investimentos vocês usam para se protegerem da inflação?

Se puderem, comentem se isso passa pela cabeça de vocês também ou o que faz vocês pensarem ao contrário para aqui ter os dois lados dessa dúvida.

PS: Escrevendo isso parei para pensar que seria muito bom se houvesse algum indicador de inflação que fosse baseado no aumento da base monetária. Seria mais fácil de se confiar nele. Alguém sabe onde se acompanha esse aumento no Brasil?

• Brabo 1
Link para compartilhar

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Respondendo minha própria pergunta, a base monetária é publicada pelo BC, tem o históricos de arquivos aqui:
https://www.bcb.gov.br/estatisticas/historicomonetariascredito
Não são os gráficos do FED, mas já dá pra acompanhar.
Em dezembro/24 o aumento, nos útlimos 12 meses, foi de 7,7%.

Em novembro/24 o aumento, nos útlimos 12 meses, foi de 10,1%.

Em outubro/24 o aumento, nos útlimos 12 meses, foi de 6,3%

Esses resultados deixam difícil acreditar em uma inflação abaixo dos 5%.

Link para compartilhar

• 0
27 minutes ago, Flavio Prado disse:

@Igor Da Fonseca Silva vou começar respondendo pelo final. Cuidado com as teorias amalucadas de "influenciadores do apocalipse", e pelo seu PS nem precisamos falar o nome do influenciador com nome de arma de fogo, ele é o guru da maluquice kkkk E já adianto que não há relação direta que o aumento da base monetária é a inflação. Agora vamos deixar os "Tiricas" de lado e falar sobre o assunto.

Exato, papel aceita qualquer coisa e estatística é a arte de torturar os números até que eles confessem, e eles sempre confessam.

O ponto aqui é o que você diz no final (a real inflação de preços sobre MEU consumo), ou seja, o seu consumo. Não há como a inflação ser medida de forma que vá refletir a realidade de mais de 200 milhões de Brasileiros. O meu consumo é diferente do seu consumo, que é diferente do consumo do seu vizinho. As variáveis que farão com que a inflação seja diferente são tão grandes que inviabilizaria qualquer tentativa de medi-la individualmente.
Os preços sobem e descem, dependem de inúmeras variáveis, de sazonalidade etc.

O que vai nos proteger contra a inflação é termos uma carteira diversificada e controle sobre os nossos ganhos e sobre os nossos gastos. Se meus gastos são controlados, cabem com folga na minha renda, e se construo um patrimônio que vá me proporcionar no futuro uma renda passiva suficiente para cobrir meus gastos e sobrar, não me preocupo com a inflação.

No passado pensava parecido. Depois que estudamos e entendemos com os investimentos funcionam, como fazermos para construir um patrimônio sólido, quando entendemos que o que nos deixa rico é o trabalho e não o investimento, tudo fica mais claro.

O IPCA medido tem uma metodologia que o Mercado entende ser boa para o fim que tem, e o Mercado aceita e usa como sendo um índice válido. Olhando para a cesta usada e trazermos para a nossa cesta individual podemos dizer que há distorções e aberrações, porém como disse antes, não tem como medir uma inflação que vá refletir um universo tão grande e diverso como o que temos no Brasil. Há quem diga que o IPCA é manipulado pelo Governo para melhor lhe servir, mas no tempo não conseguiria se sustentar. A cada ano que se passasse a distância entre o IPCA forjado e o IPCA real seria tão grande que não faria sentido.

Espero ter ajudado.

E vale lembrar, cuidado com as teorias amalucadas, sensacionalistas e apocalípticas.

Obrigado pela resposta. Não sei quem seria o influenciador em questão por sinal kkkk, e usei a definição da Escola Austríaca de Economia. Além de ser algo que o Barsi sempre comenta também, chamando Renda Fixa de "Perda Fixa".

Me convenceu pelo argumento da crescente divergência que aconteceria no longo prazo. Pelo visto, ela não se mostra grande o sufiente para ser óbvia pelo menos.

Muito obrigado pela sua ajuda, Flávio!

Editado por Igor Da Fonseca Silva
complementando
Link para compartilhar

• 1
2 horas atrás, Igor Da Fonseca Silva disse:

Respondendo minha própria pergunta, a base monetária é publicada pelo BC, tem o históricos de arquivos aqui:
https://www.bcb.gov.br/estatisticas/historicomonetariascredito
Não são os gráficos do FED, mas já dá pra acompanhar.
Em dezembro/24 o aumento, nos útlimos 12 meses, foi de 7,7%.

Em novembro/24 o aumento, nos útlimos 12 meses, foi de 10,1%.

Em outubro/24 o aumento, nos útlimos 12 meses, foi de 6,3%

Esses resultados deixam difícil acreditar em uma inflação abaixo dos 5%.

só usando esses números você está desconsiderando  completamente o crescimento real da economia entre outras variáveis que podem existir.

A gente tende a tentar simplificar coisas complexas pra ficar fácil de compreender, mas fazendo isso dessa forma ela perde completamente o sentido.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Thiago Moreira Borges disse:

só usando esses números você está desconsiderando  completamente o crescimento real da economia entre outras variáveis que podem existir.

A gente tende a tentar simplificar coisas complexas pra ficar fácil de compreender, mas fazendo isso dessa forma ela perde completamente o sentido.

Boa! Realmente o aumento de produtividade é deflacionário e eu não levei em conta acima. Muito obrigado pelo complemento a resposta do @Flavio Prado.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...