Beatriz Konzen Postado Terça-feira às 21:56 Compartilhar Postado Terça-feira às 21:56 Oii galera, tudo bem? Feliz ano novo!! Queria a opinião de vocês nos ativos que eu selecionei para compor minha carteira de Ações Nacionais e FIIs Ações Nacionais BBDC3 BBSE3 TAEE11 KLBN11 SAPR11 MDIA3 EGIE3 WEGE3 ITSA4 FLRY3 VVAR3 FIIs XPML11 HGLG11 TRXF11 BTGL11 VISC11 XPLG11 Vocês acham que são muitos ativos? E qual a opinião sobre eles? Tem algum que vocês não comprariam? 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Post popular Eddy Paulini Postado Terça-feira às 22:17 Post popular Compartilhar Postado Terça-feira às 22:17 13 minutes ago, Beatriz Konzen disse: Oii galera, tudo bem? Feliz ano novo!! Queria a opinião de vocês nos ativos que eu selecionei para compor minha carteira de Ações Nacionais e FIIs Ações Nacionais BBDC3 BBSE3 TAEE11 KLBN11 SAPR11 MDIA3 EGIE3 WEGE3 ITSA4 FLRY3 VVAR3 FIIs XPML11 HGLG11 TRXF11 BTGL11 VISC11 XPLG11 Vocês acham que são muitos ativos? E qual a opinião sobre eles? Tem algum que vocês não comprariam? Boa noite, @Beatriz Konzen ! E feliz 2025! Vamos lá. Quantidade de ativos não tem certo ou errado. O Importante é você ter uma quantidade de ativos que tenha uma boa diversificação (algo que na minha opinião está acontecendo, ou seja, está diversificado legal) e que você consiga acompanhar. Lembrando que acompanhar não é ver o preço dos ativos no dia a dia. Mas sim ler relatórios, entender os balanços e ver se a empresa segue sendo lucrativa e bem fundamentada. No seu caso são 17 ativos para acompanhar. Se você da conta, manda bala! Vejo uma carteira relativamente tranquila. Tranquila que digo, mais conservadora. Tem setores perenes onde acredito ser a sua maior exposição. Os FIIs são legais. Boas opções para crescimento de patrimônio. Eu só vou deixar um adendo o qual.sempre deixo que é com relação a exposição em mais de uma empresa no mesmo setor. Quando estamos com mais de uma empresa no mesmo setor, estamos nos expondo mais ao que chamamos de risco não sistemático que é o risco relacionado a uma empresa ou setor. Em cenários que venham afetar o setor financeiro, veja que você tem diversas pontas da sua carteira que sofreriam. Um problema voltado para seguradoras como, por exemplo, altos níveis de pagamentos de prêmios, colocariam duas empresas da sua carteira em maior risco. Altos níveis de inadimplência afetariam ao menos três empresas. Mas também é legal lembrar que temos alguns bônus também. Veja que comentei acima que o risco não sistemático é o risco não só do setor mas como o da empresa. Ou seja, podem existir cenários que afetem mais uma empresa do que outras onde temos um aumento de risco de uma empresa e a outra seja por sua estratégia e operação, ou ramificação de clientes, pode ser afetada de maneira diferente de um concorrente. Novamente, não tem certo ou errado aqui neste tipo de exposição. Mas acho legal a pessoa saber sobre. Afinal, nada ir dormir tranquilo com as decisões tomadas com nossos suado dinheirinho Haha Espero que agregue! 6 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Fabio Curvelano Postado Terça-feira às 23:07 Compartilhar Postado Terça-feira às 23:07 1 hour ago, Beatriz Konzen disse: KLBN11 teve algum motivo pra preferir klabin a suzano? To estudando elas também 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Tales Lima Da Cruz Postado Terça-feira às 23:13 Compartilhar Postado Terça-feira às 23:13 Da sua lista eu só iria estudar mais sobre a Mdias, Vivara e Fleury, pois sei pouquissímo delas. Mas é como o colega falou, você escolheu duas de banco e duas elétricas. São ótimas empresas, mas segue o risco do setor e diminue um pouco a diversificação. Também acho que são muitas empresas pra analisar relatórios a cada trimestre. Seus FIIs estão excelentes. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Sergio Tanaka Postado Quarta-feira às 00:14 Compartilhar Postado Quarta-feira às 00:14 ja eu gosto de ter no minimo 2 empresas do mesmo setor sempre na minha estrategia eu gosto de diversificar dentro de um mesmo setor sempre pra nunca me deixar ter uma concentracao alta em 1 unica empresa se eu tivesse so bradesco de banco eu taria chateado por ex 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Beatriz Konzen Postado Quarta-feira às 15:38 Author Compartilhar Postado Quarta-feira às 15:38 16 horas atrás, Fabio Curvelano disse: teve algum motivo pra preferir klabin a suzano? To estudando elas também Nenhum motivo especifico, pra ser sincera! Acho que ouço mais dela e tem alguns indices que estão melhores 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Beatriz Konzen Postado Quarta-feira às 15:39 Author Compartilhar Postado Quarta-feira às 15:39 Obrigada gente!! Vou levar em conta os riscos, e ver também se consigo acompanhar todos os ativos Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Daniele Vilela Postado Quarta-feira às 16:21 Compartilhar Postado Quarta-feira às 16:21 18 horas atrás, Beatriz Konzen disse: Oii galera, tudo bem? Feliz ano novo!! Queria a opinião de vocês nos ativos que eu selecionei para compor minha carteira de Ações Nacionais e FIIs Ações Nacionais BBDC3 BBSE3 TAEE11 KLBN11 SAPR11 MDIA3 EGIE3 WEGE3 ITSA4 FLRY3 VVAR3 FIIs XPML11 HGLG11 TRXF11 BTGL11 VISC11 XPLG11 Vocês acham que são muitos ativos? E qual a opinião sobre eles? Tem algum que vocês não comprariam? Achei sua seleção bem diversificada, mas vou dar uns pitacos: Ações Nacionais: BBDC3: bancão clássico, mas o setor tá meio pressionado ultimamente. Se for pra bancar o longo prazo e aproveitar dividendos, pode fazer sentido, mas talvez ITSA4 (que já tá na sua carteira) tenha uma relação risco/retorno melhor. Lembrando que também tem a correlação entre os dois ativos e vc tá duplamente exposto nesse setor. BBSE3: perfil defensivo, boa pagadora de dividendos. Se curte empresas estáveis, ela encaixa bem. TAEE11: otima pra quem gosta de energia e dividendos. Taesa é bem previsível, então boa escolha pra renda passiva. KLBN11: papel e celulose é cíclico, mas Klabin tem diversificação interessante com embalagens. Vale acompanhar o setor global, tb lembrar que ela está correlacionado com o dólar - nesse momento, incluive está surfando uma onda melhor. SAPR11: saneamento é promissor, mas depende muito de marco regulatório e políticas públicas. É aquela aposta que pode demorar pra engrenar. Eu, particularmente, acho uma ótima escolha pro setor. MDIA3: já foi mais queridinha, mas o setor de alimentos costuma ser resiliente. Pode ser interessante como defensivo. EGIE3: boa empresa de energia, estável e forte em renováveis. Não tem muito erro com ela. WEGE3: essa dispensa apresentações, né? Crescimento constante e super bem gerida. Em momentos de crise foi uma das únicas ações da minha carteira que se manteve em crescimento. ITSA4: uma holding que já te dá exposição ao setor financeiro com menos risco. Acho mais redondinha que BBDC3, então cuidado pra não sobrecarregar em bancos. FLRY3: saúde é promissora no Brasil, e Fleury é consolidada. Boa escolha, especialmente pra longo prazo. VVAR3: aqui confesso que fiquei com a pulga atrás da orelha. Varejo tá numa fase complicada, e a Americanas já deu um susto no mercado, mas se é uma fatia pequena do seu portióflio e você tem acompanhado a empresa, td bem. FIIs: XPML11: Shoppings são interessantes, mas o setor tem que se provar no pós-pandemia. É um ótimo representante do segmento. HGLG11: Galpões logísticos são tendência, então esse parece um bom ativo pro futuro. TRXF11: Contratos atípicos, mais previsibilidade. Gosto da proposta, só tem que acompanhar a vacância. BTGL11: Fundo híbrido, pode ser bom pela diversificação. VISC11: Mais shoppings, cuidado pra não pesar muito na mesma tese do XPML11, mesmo sendo exposição em locais diferentes. XPLG11: Logística também, mas com boa gestão. Acho que combina com HGLG11, só cuidado pra não sobrepor demais. Pergunta: São muitos ativos? Não necessariamente, mas cuidado com o excesso de setores repetidos (tipo bancos e shoppings). Às vezes menos é mais, porque fica mais fácil acompanhar de perto. Sobre qualidade: eu revisaria a VVAR3, pois tá numa fase mais arriscada, e pensaria se não tá muito concentrado em FIIs de shoppings. Fora isso, a carteira tá bem interessante sim! 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Daniele Vilela Postado Quarta-feira às 16:24 Compartilhar Postado Quarta-feira às 16:24 17 horas atrás, Fabio Curvelano disse: teve algum motivo pra preferir klabin a suzano? To estudando elas também Vou esperar nosso colega responder, mas tenho Klabin e vou tentar contribuir com a discussão. Tanto a Klabin quanto Suzano são ótimas representantes do setor, mas têm diferenças importantes que podem te ajudar a escolher: Klabin (KLBN): É mais diversificada. Além da celulose, ela também trabalha com papel, papelão ondulado e embalagens. Isso dá uma receita mais equilibrada, porque não depende só do mercado de commodities. Tem um perfil mais defensivo, menos sujeita à volatilidade do preço da celulose. É uma empresa que costuma focar muito em inovação e sustentabilidade. A vantagem tributária de ações units (KLBN11) pode atrair quem pensa em dividendos. Suzano (SUZB): É a maior produtora de celulose de eucalipto do mundo, então tem uma exposição maior ao mercado global de commodities. Isso pode ser bom em ciclos de alta, mas te expõe mais à volatilidade dos preços. A Suzano costuma apostar pesado em expansão e fusões. É uma empresa com mais risco e mais potencial de crescimento, mas depende muito do cenário externo. É mais dolarizada, então, se o dólar subir, ela pode performar melhor. Resumo: Se você quer algo mais estável e diversificado, Klabin pode ser a escolha. Já se está disposto a encarar mais risco em troca de potencial de crescimento, Suzano pode valer a pena. A boa é entender como cada uma encaixa no seu objetivo e perfil de risco. 3 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Julio Cesar De Sousa Macedo Postado Quinta-feira às 14:54 Compartilhar Postado Quinta-feira às 14:54 Tenho tentando estudar algumas dessas empresas, especialmente a FLRY3, mas quando olho os indicadores, relatórios, não consigo achar um motivo claro pra queda da cotação do ticket, ta com o menor valor desde 2016, estou com medo de ta deixando algo passar. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Pergunta
Beatriz Konzen
Oii galera, tudo bem?
Feliz ano novo!!
Queria a opinião de vocês nos ativos que eu selecionei para compor minha carteira de Ações Nacionais e FIIs
Ações Nacionais
FIIs
Vocês acham que são muitos ativos? E qual a opinião sobre eles? Tem algum que vocês não comprariam?
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
3
2
1
1
DIAS POPULARES
8/Jan
5
7/Jan
4
9/Jan
1
Top Posters For This Question
Beatriz Konzen 3 posts
Daniele Vilela 2 posts
Fabio Curvelano 1 post
Tales Lima Da Cruz 1 post
DIAS POPULARES
8/Jan 2025
5 posts
7/Jan 2025
4 posts
9/Jan 2025
1 post
Os mais famosos desse tópico
Eddy Paulini
Boa noite, @Beatriz Konzen ! E feliz 2025! Vamos lá. Quantidade de ativos não tem certo ou errado. O Importante é você ter uma quantidade de ativos que tenha uma boa diversificaç
Daniele Vilela
Vou esperar nosso colega responder, mas tenho Klabin e vou tentar contribuir com a discussão. Tanto a Klabin quanto Suzano são ótimas representantes do setor, mas têm diferenças importantes que podem
Beatriz Konzen
Oii galera, tudo bem? Feliz ano novo!! Queria a opinião de vocês nos ativos que eu selecionei para compor minha carteira de Ações Nacionais e FIIs Ações Nacionais BBDC3 B
9 respostas para essa pergunta
Recommended Posts