Jump to content
  • 0

Composição da carteira

Beatriz Konzen

Pergunta

Oii galera, tudo bem?

Feliz ano novo!!

Queria a opinião de vocês nos ativos que eu selecionei para compor minha carteira de Ações Nacionais e FIIs

Ações Nacionais

1. BBDC3
  2. BBSE3
  3. TAEE11
  4. KLBN11
  5. SAPR11
  6. MDIA3
  7. EGIE3
  8. WEGE3
  9. ITSA4
  10. FLRY3
  11. VVAR3

FIIs

1. XPML11
  2. HGLG11
  3. TRXF11
  4. BTGL11
  5. VISC11
  6. XPLG11

Vocês acham que são muitos ativos? E qual a opinião sobre eles? Tem algum que vocês não comprariam?

• Brabo 3
Link para compartilhar

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Da sua lista eu só iria estudar mais sobre a Mdias, Vivara e Fleury, pois sei pouquissímo delas. 

Mas é como o colega falou, você escolheu duas de banco e duas elétricas. São ótimas empresas, mas segue o risco do setor e diminue um pouco a diversificação. Também acho que são muitas empresas pra analisar relatórios a cada trimestre. 

Seus FIIs estão excelentes.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
18 horas atrás, Beatriz Konzen disse:

Oii galera, tudo bem?

Feliz ano novo!!

Queria a opinião de vocês nos ativos que eu selecionei para compor minha carteira de Ações Nacionais e FIIs

Ações Nacionais

1. BBDC3
  2. BBSE3
  3. TAEE11
  4. KLBN11
  5. SAPR11
  6. MDIA3
  7. EGIE3
  8. WEGE3
  9. ITSA4
  10. FLRY3
  11. VVAR3

FIIs

1. XPML11
  2. HGLG11
  3. TRXF11
  4. BTGL11
  5. VISC11
  6. XPLG11

Vocês acham que são muitos ativos? E qual a opinião sobre eles? Tem algum que vocês não comprariam?

Achei sua seleção bem diversificada, mas vou dar uns pitacos:

Ações Nacionais:

BBDC3: bancão clássico, mas o setor tá meio pressionado ultimamente. Se for pra bancar o longo prazo e aproveitar dividendos, pode fazer sentido, mas talvez ITSA4 (que já tá na sua carteira) tenha uma relação risco/retorno melhor. Lembrando que também tem a correlação entre os dois ativos e vc tá duplamente exposto nesse setor.

BBSE3: perfil defensivo, boa pagadora de dividendos. Se curte empresas estáveis, ela encaixa bem.

TAEE11: otima pra quem gosta de energia e dividendos. Taesa é bem previsível, então boa escolha pra renda passiva.

KLBN11: papel e celulose é cíclico, mas Klabin tem diversificação interessante com embalagens. Vale acompanhar o setor global, tb lembrar que ela está correlacionado com o dólar - nesse momento, incluive está surfando uma onda melhor.

SAPR11: saneamento é promissor, mas depende muito de marco regulatório e políticas públicas. É aquela aposta que pode demorar pra engrenar. Eu, particularmente, acho uma ótima escolha pro setor.

MDIA3: já foi mais queridinha, mas o setor de alimentos costuma ser resiliente. Pode ser interessante como defensivo.

EGIE3: boa empresa de energia, estável e forte em renováveis. Não tem muito erro com ela.

WEGE3: essa dispensa apresentações, né? Crescimento constante e super bem gerida. Em momentos de crise foi uma das únicas ações da minha carteira que se manteve em crescimento.

ITSA4: uma holding que já te dá exposição ao setor financeiro com menos risco. Acho mais redondinha que BBDC3, então cuidado pra não sobrecarregar em bancos.

FLRY3: saúde é promissora no Brasil, e Fleury é consolidada. Boa escolha, especialmente pra longo prazo.

VVAR3: aqui confesso que fiquei com a pulga atrás da orelha. Varejo tá numa fase complicada, e a Americanas já deu um susto no mercado, mas se é uma fatia pequena do seu portióflio e você tem acompanhado a empresa, td bem.

FIIs:

XPML11: Shoppings são interessantes, mas o setor tem que se provar no pós-pandemia. É um ótimo representante do segmento.

HGLG11: Galpões logísticos são tendência, então esse parece um bom ativo pro futuro.

TRXF11: Contratos atípicos, mais previsibilidade. Gosto da proposta, só tem que acompanhar a vacância.

BTGL11: Fundo híbrido, pode ser bom pela diversificação.

VISC11: Mais shoppings, cuidado pra não pesar muito na mesma tese do XPML11, mesmo sendo exposição em locais diferentes.

XPLG11: Logística também, mas com boa gestão. Acho que combina com HGLG11, só cuidado pra não sobrepor demais.

Pergunta:

São muitos ativos? Não necessariamente, mas cuidado com o excesso de setores repetidos (tipo bancos e shoppings). Às vezes menos é mais, porque fica mais fácil acompanhar de perto. Sobre qualidade: eu revisaria a VVAR3, pois tá numa fase mais arriscada, e pensaria se não tá muito concentrado em FIIs de shoppings. Fora isso, a carteira tá bem interessante sim!

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
17 horas atrás, Fabio Curvelano disse:

teve algum motivo pra preferir klabin a suzano? To estudando elas também

Vou esperar nosso colega responder, mas tenho Klabin e vou tentar contribuir com a discussão. Tanto a Klabin quanto Suzano são ótimas representantes do setor, mas têm diferenças importantes que podem te ajudar a escolher:

Klabin (KLBN):

É mais diversificada. Além da celulose, ela também trabalha com papel, papelão ondulado e embalagens. Isso dá uma receita mais equilibrada, porque não depende só do mercado de commodities. Tem um perfil mais defensivo, menos sujeita à volatilidade do preço da celulose. É uma empresa que costuma focar muito em inovação e sustentabilidade. A vantagem tributária de ações units (KLBN11) pode atrair quem pensa em dividendos.

Suzano (SUZB):

É a maior produtora de celulose de eucalipto do mundo, então tem uma exposição maior ao mercado global de commodities. Isso pode ser bom em ciclos de alta, mas te expõe mais à volatilidade dos preços. A Suzano costuma apostar pesado em expansão e fusões. É uma empresa com mais risco e mais potencial de crescimento, mas depende muito do cenário externo. É mais dolarizada, então, se o dólar subir, ela pode performar melhor.

Resumo:
Se você quer algo mais estável e diversificado, Klabin pode ser a escolha. Já se está disposto a encarar mais risco em troca de potencial de crescimento, Suzano pode valer a pena. A boa é entender como cada uma encaixa no seu objetivo e perfil de risco.

• Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• Criar novo...