Jump to content
  • 1

Distribuição de lucros

Albert Aguilera

Pergunta

Bom dia comunidade. 

Fiquei com uma dúvida sobre a distribuição dos lucros da empresa já que teve duas afirmações aparentemente contraditórias para mim. 

Por um lado a empresa é obrigada a distribuir 25% dos lucros. Mas também tem a possibilidade da empresa reter os lucros e você ganhar na valorização da ação. Como seria isso na prática? 

obrigado. 

• Brabo 1
Link para compartilhar

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
1 hour ago, Albert Aguilera disse:

Bom dia comunidade. 

Fiquei com uma dúvida sobre a distribuição dos lucros da empresa já que teve duas afirmações aparentemente contraditórias para mim. 

Por um lado a empresa é obrigada a distribuir 25% dos lucros. Mas também tem a possibilidade da empresa reter os lucros e você ganhar na valorização da ação. Como seria isso na prática? 

obrigado. 

Boa tarde, @Albert Aguilera !

O pagamento de dividendos de uma empresa é informado pelo seu estatuto. Dentro do estatuto a empresa vai informar como ela vai remunerar seus acionistas indicando percentuais pagos, periodicidade e condições para pagamento dos dividendos e/ou JCP. 

Caso a empresa não cite nenhuma informação sobre a remuneração aos acionistas em forma de proventos, ou seja, ela omita no estatuto qualquer informação sobre remuneração aos acionistas, ela por regulamentação da CVM deverá pagar aos seus acionistas 25% do lucro líquido do exercício.

Mas aqui vem uma questão interessante. Como dito, se a empresa não fale nada sobre o pagamento, ela se enquadra na regra da CVM explicada acima. Porém, se a empresa informa algo no estatuto é este informe que vai ser levado em consideração onde a regra da CVM só se aplica na omissão da informação. Logo, uma empresa pode optar por descrever em seu estatuto que ela não vai remunerar seus acionistas em forma de proventos.

Espero que ajude!

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

• 0
6 minutes ago, Albert Aguilera disse:

Obrigado pela resposta, apenas mais uma dúvida. 

Essa porcentagem pode mudar de ano a ano, ou será sempre algo fixo? 

Pode mudar sim, na realidade, muitas vivem mudando conforme a situação econômica pela qual estão passando, muito vezes, estão com lucros altos e muito dinheiro em caixa, então aumentam o payout e pagam mais aos acionistas, em outros casos, estão endividadas então abaixam o payout e passam a pagar menos.

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, Jaimson Bispo disse:

Pode mudar sim, na realidade, muitas vivem mudando conforme a situação econômica pela qual estão passando, muito vezes, estão com lucros altos e muito dinheiro em caixa, então aumentam o payout e pagam mais aos acionistas, em outros casos, estão endividadas então abaixam o payout e passam a pagar menos.

Teve o caso do Barsi, mão de alface, que vendeu as ações de Itausa quando ela anunciou a redução dos dividendos.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
16 horas atrás, Albert Aguilera disse:

Obrigado pela resposta, apenas mais uma dúvida. 

Essa porcentagem pode mudar de ano a ano, ou será sempre algo fixo? 

@Albert Aguilera sim, é possível ocorrer mudanças. E o informativo para isso pode ocorrer ao longo do ano para já deixar os investidores avisados sobre como será a nova política.

Por exemplo: hoje a empresa SARD3 divulga em fato relevante que ela passará a distribuir 40% do seu lucro em 2 mais pagamentos semestrais onde antes o pagamentos era feito na mesma periodicidade só que sendo 25% do lucro. Entrará em vigor à partir dos lucros contabilizados em 2026.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...