Jump to content
  • 0

Vale a pena investir fora?

Pergunta

Boa tarde gente, estou no módulo 5 do curso, sobre os investimentos no exterior e comecei a me questionar se vale a pena investir lá fora diretamente.

Gostaria de me expor em investimentos no exterior para me proteger do real e diversificar minha carteira. Vendo as aulas de ETFs achei essa uma alternativa muito legal de diversificação, porém quando comecei a analisar o custo de câmbio + taxas de corretorras lá fora + impostos retidos na fonte, fiquei achando que vale mais a pena investir num IVVB11 direto numa corretora aqui do Brasil do que investir no IVV ou VOO por exemplo.

Investindo no IVVB11 eu estaria indexando essa parte do meu patrimônio ao S&P500 e consequentemente ao dólar, correto? Minha análise faz sentido? Em que ocasião faria sentido investir lá fora diretamente?

Obs: atualmente ganho em dólar, mas preciso converter o valor que recebo para reais. Consigo realizar aportes mensais de 1000 dólares.

• Brabo 4
Link para compartilhar

16 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
1 minute ago, Caio Henrique De Felice disse:

Valeu pela pergunta! Tô com essa dúvida também...

Aliás, qual a dica para ganhar em dólar? 😅

Opa Caio, trabalho como programador iOS, a área é bem propícia para trabalhos remotos e internacionais. Recomendo o estudo do inglês e focar na visiblidade do seu linkedin, todas as propostas de emprego no exterior consegui por lá!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
9 minutes ago, Danilo Da Rocha Lira Araujo disse:

Boa tarde gente, estou no módulo 5 do curso, sobre os investimentos no exterior e comecei a me questionar se vale a pena investir lá fora diretamente.

Gostaria de me expor em investimentos no exterior para me proteger do real e diversificar minha carteira. Vendo as aulas de ETFs achei essa uma alternativa muito legal de diversificação, porém quando comecei a analisar o custo de câmbio + taxas de corretorras lá fora + impostos retidos na fonte, fiquei achando que vale mais a pena investir num IVVB11 direto numa corretora aqui do Brasil do que investir no IVV ou VOO por exemplo.

Investindo no IVVB11 eu estaria indexando essa parte do meu patrimônio ao S&P500 e consequentemente ao dólar, correto? Minha análise faz sentido? Em que ocasião faria sentido investir lá fora diretamente?

Obs: atualmente ganho em dólar, mas preciso converter o valor que recebo para reais. Consigo realizar aportes mensais de 1000 dólares.

Boa tarde, @Danilo Da Rocha Lira Araujo !

Vamos revisar alguns detalhes sobre o investimento em IVVB11. 

É correto afirmar que a variação do seu patrimônio estaria ligada ao S&P 500 por conta de ser o índice que o ETF replica. Mas o IVVB11 é um ativo nacional. Você investe nele em reais e o que vai variar é o seu valor em reais. Não tem uma dolarização do seu patrimônio.

Se seu objetivo é dolarizar o patrimônio, IVVB11 não é uma alternativa.

Se seu objetivo é investir diretamente em dólares, ter essa proteção cambial investindo em uma moeda historicamente mais forte que o real e até mesmo pensando em minar um risco soberano, nessas situações que os investimentos diretamente no exterior valem a pena.

Espero que ajude a refletir!

• Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
2 minutes ago, Eddy Paulini disse:

Boa tarde, @Danilo Da Rocha Lira Araujo !

Vamos revisar alguns detalhes sobre o investimento em IVVB11. 

É correto afirmar que a variação do seu patrimônio estaria ligada ao S&P 500 por conta de ser o índice que o ETF replica. Mas o IVVB11 é um ativo nacional. Você investe nele em reais e o que vai variar é o seu valor em reais. Não tem uma dolarização do seu patrimônio.

Se seu objetivo é dolarizar o patrimônio, IVVB11 não é uma alternativa.

Se seu objetivo é investir diretamente em dólares, ter essa proteção cambial investindo em uma moeda historicamente mais forte que o real e até mesmo pensando em minar um risco soberano, nessas situações que os investimentos diretamente no exterior valem a pena.

Espero que ajude a refletir!

Mas caso o dólar aumente em relação ao real e o S&P500 permanecer estável, meu valor em reais aumentaria, correto? 

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
6 minutes ago, Danilo Da Rocha Lira Araujo disse:

Mas caso o dólar aumente em relação ao real e o S&P500 permanecer estável, meu valor em reais aumentaria, correto? 

Como referência peguei o IVV e o IVVB11 para ter uma noção da valorização em 12 meses, o IVVB11 teve uma valorização em reais de 55.4% e o IVV em dólares de 23.5%, essa diferença de valorização seria exatamente a desvalorização do real em relação ao dólar, correto? Se sim, eu não estaria protegendo meu patrimônio em relação a queda do real investindo em IVVB11?

Captura de Tela 2025-01-08 às 14.54.12.jpg

Captura de Tela 2025-01-08 às 14.54.54.jpg

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
Just now, Danilo Da Rocha Lira Araujo disse:

1 minute ago, Danilo Da Rocha Lira Araujo disse:

Como referência peguei o IVV e o IVVB11 para ter uma noção da valorização em 12 meses, o IVVB11 teve uma valorização em reais de 55.4% e o IVV em dólares de 23.5%, essa diferença de valorização seria exatamente a desvalorização do real em relação ao dólar, correto? Se sim, eu não estaria protegendo meu patrimônio em relação a queda do real investindo em IVVB11?

Captura de Tela 2025-01-08 às 14.54.12.jpg

Captura de Tela 2025-01-08 às 14.54.54.jpg

Sim, sua afirmação é correta!

O cerne da questão que eu trouxe é sobre a exposição direta. O seu patrimônio em reais está valorizando sim, não tem como negar. Mas não é um patrimônio diretamente em outra moeda.

E este é um ponto que por vezes causa confusão onde inclusive alguns acham que estão com dólares nas mãos.

Link para compartilhar

• 0

Eu tenho uma experiência para dividir com vcs, mas não com o IVVB11, mas um fundo passivo de bancão baseado no S&P500.

Comecei investindo nele em 2020 e tive um período péssimo entre entre 02/2022 e 11/2023, com rendimentos negativos, mas me mantive firme sem saber o que é Buy & Hold. Hoje eu sinto que fui recompensado e o saldo final me deixa muito satisfeito, a ponto de ser o meu investimento com maior rendimento do início de 2024 até agora. 

Mesmo depois de terminar o curso e reorganizar a minha carteira, resolvi deixar esta aplicação sem fazer novos aportes porque de certa forma ela realmente protege contra a desvalorização do real. Acompanho o índice S&P500 diariamente juntamente com o dólar e é nítido que a aplicação sofre forte impacto do câmbio.

O que pretendo fazer daqui para frente é manter este fundo do S&P500, mas fazer os novos aportes lá fora, mesmo com os altos custos spread e taxas. E sei que para valer a pena encarar todos estes custos, estes investimentos terão que ser de longíssimo prazo. Tera que ser Buy & Hold na veia para compensar.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Como sempre, a resposta é depende:

Como você citou sobre spread de câmbio mais corretagens, dependendo do tamanho do patrimônio e dos aportes, fica inviável investir internacionalmente

Além disso, tem outros fatores para colocar em perspectiva, no curto prazo acredito que o ivvb11 seja mais eficiente mas no longo prazo a tendência é o ivv se mostrar mais eficaz pois o ivvb11 compra cotas do ivv e o ivvb11 tem 0,23% de taxa de administração, então apesar de não passar por spread e corretagens, você passa por uma dupla taxa de administração

Investir lá fora também te dá mais tranquilidade a eventuais flutuações cambiais do real com o passar dos anos

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
1 hora atrás, Danilo Da Rocha Lira Araujo disse:

mesmo que seu valor investido seja corrigido pelo preço do dólar, ele é um investimento feito no Brasil em reais, por tanto continua exposto ao risco Brasil, isto é, se o governo congelar, tributar, alguma coisa, vai afetar seu investimento.

Investir fora, significa estar fora do "risco Brasil", investir numa corretora com sede em outro pais, em outra moeda.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Danilo Da Rocha Lira Araujo disse:

Para quem recebe em reais e deseja converter eu aconselharia testar a conversão do betege (é diferente das corretores que tem nas aulas), a diferença de taxa de administração entre o IVV e o IVVB11 e a questão do risco país (ao aplicar no IVVB11 você tem o risco legislativo do brasil e dos eua no mesmo ativo kkk).

Mas, meu caro, você recebe em dólares... no seu caso eu nem pensaria duas vezes... vai converter de dólar pra real e depois de real pra dólar por quê?

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
16 minutes ago, Thiago Moreira Borges disse:

Para quem recebe em reais e deseja converter eu aconselharia testar a conversão do betege (é diferente das corretores que tem nas aulas), a diferença de taxa de administração entre o IVV e o IVVB11 e a questão do risco país (ao aplicar no IVVB11 você tem o risco legislativo do brasil e dos eua no mesmo ativo kkk).

Mas, meu caro, você recebe em dólares... no seu caso eu nem pensaria duas vezes... vai converter de dólar pra real e depois de real pra dólar por quê?

Não entendi a última pergunta Thiago. Você sugeriria não converter para reais? Se for isso, eu conversei com meu contador e ele me informou que eu precisaria fazer essa conversão para moeda local por questões legais

Link para compartilhar

• 0
34 minutes ago, Danilo Da Rocha Lira Araujo disse:

Não entendi a última pergunta Thiago. Você sugeriria não converter para reais? Se for isso, eu conversei com meu contador e ele me informou que eu precisaria fazer essa conversão para moeda local por questões legais

consulta outro contador, ou troca de contador.

Você deve "fazer a conversão", para calcular o valor do imposto. Essa conversão, se refere a fazer a conta do equivalente em reais, não a trocar de moeda

https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto-de-renda/tabelas/conversao/2024

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Ricardo O disse:

consulta outro contador, ou troca de contador.

Você deve "fazer a conversão", para calcular o valor do imposto. Essa conversão, se refere a fazer a conta do equivalente em reais, não a trocar de moeda

https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto-de-renda/tabelas/conversao/2024

No caso eu tenho uma empresa e recebo por ela, o que ele me informou foi que preciso converter o valor para distribuição de lucros para os sócios (que no caso sou apenas eu)

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
15 horas atrás, Danilo Da Rocha Lira Araujo disse:

No caso eu tenho uma empresa e recebo por ela, o que ele me informou foi que preciso converter o valor para distribuição de lucros para os sócios (que no caso sou apenas eu)

Mas o sócio pode receber em dólar (o valor equivalente, calculado em reais se quiser)

Pede para "o sócio" abrir uma conta em dólar (mas acho que "ele" já deva ter uma)

Link para compartilhar

• 0
21 horas atrás, Danilo Da Rocha Lira Araujo disse:

Sua análise faz todo sentido. Investir no IVVB11 aqui no Brasil é uma maneira prática e eficiente de se expor ao S&P500 e ao dólar sem toda a burocracia e custos de mandar dinheiro pra fora (mas é se expor as oscilações do dólar e não dolarizar o patrimônio, é diferente). Você já pega a valorização do índice e ainda se protege da desvalorização do real de forma mais simplificada.

Agora, sobre investir diretamente lá fora, o que julgo mais interessante (na minha opinião), por questão de diversificação, você tem acesso a uma variedade absurda de ETFs, REITs (fundos imobiliários gringos), ações, bonds, etc. Se quiser diversificar além do S&P500, o mercado externo te dá mais opções. Como você já ganha em dólar, poderia evitar a conversão pra reais e investir direto. Isso ajuda a cortar o custo do câmbio na ida e na volta. Além de planejamento a longo prazo, se você planeja morar fora no futuro ou quer construir patrimônio em moeda forte, ter investimentos diretos em dólar pode ser estratégico.

Mas, se a ideia é só expor uma parte da carteira ao dólar e ao S&P500, o IVVB11 resolve bem o problema sem dor de cabeça com remessas, taxas de corretoras internacionais e impostos. Só cuidado com a liquidez, porque o IVVB11 tem menos volume que os ETFs americanos.

Link para compartilhar

• Criar novo...