Jump to content
  • 0

abertura de conta no tesouro direto

Pergunta

Salve pessoal, boa noite. Eu fiz investimento no tesouro direto pelo BTG e pelo BB, e agora fui abrir minha conta no canal do tesouro direto para acompanhar minha evolução mais facilmente e no preenchimento do cadastro me pede para escolher um banco, dentre somente 3 disponíveis na plataforma, para intermediar as operações, no caso escolhi o Inter, aleatoriamente, senão as etapas não avançavam. E das 3 opções de escolha que me deram, não estavam as corretoras que fiz o investimento. Lá no site do tesouro me disse que precisava escolher uma dessas 3 corretoras para que eu possa realizar investimentos e resgates futuros. Minha duvida é: O fato de eu ter escolhido esse banco Inter, que não tenho sequer conta, trará alguma obrigação minha com o banco? Fiquei confuso com relação as corretoras que até então utilizei para realizar os investimentos. O que acontece depois de ter escolhido o Banco Inter?

Link para compartilhar

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Oi, Luiz Gustavo e Anderson!

Pesquisei bastante para entender bem essa situação e espero que minha resposta possa ajudar vocês! Vamos lá:

O Tesouro Direto exige que você escolha uma corretora para intermediar as operações. Isso é obrigatório, mesmo que você não vá usá-la diretamente. Essa corretora será responsável por fazer a ligação entre você e o Tesouro Direto para compra e resgate de títulos.

Escolher o Banco Inter, ou qualquer outra corretora, não significa que você precisa abrir uma conta lá imediatamente. Se você não tem conta na corretora escolhida, ela pode até oferecer a abertura de uma conta, mas não é obrigatório aceitar.
Além disso, você pode continuar investindo pelas corretoras que já usa (como o BTG e o BB no caso do Luiz). A escolha da corretora no cadastro é apenas para cumprir a exigência do Tesouro Direto e vincular sua conta de investidor a uma instituição.

No caso do @Anderson Mattjie Da Silva, para finalizar o cadastro, você deve escolher uma das corretoras sugeridas na lista. Isso é necessário para avançar no processo, mas não te impede de seguir usando outras corretoras já cadastradas ou até mesmo trocar no futuro, se desejar.

Ah, e se essa resposta te ajudou e fez sentido, peço que marque como útil clicando na seta para cima. Isso me ajuda a subir de nível aqui na comunidade e continuar contribuindo ainda mais! 🏴‍☠️

Link para compartilhar

• 0
On 08/01/2025 at 21:28, Luiz Gustavo Falcão Pereira disse:

Salve pessoal, boa noite. Eu fiz investimento no tesouro direto pelo BTG e pelo BB, e agora fui abrir minha conta no canal do tesouro direto para acompanhar minha evolução mais facilmente e no preenchimento do cadastro me pede para escolher um banco, dentre somente 3 disponíveis na plataforma, para intermediar as operações, no caso escolhi o Inter, aleatoriamente, senão as etapas não avançavam. E das 3 opções de escolha que me deram, não estavam as corretoras que fiz o investimento. Lá no site do tesouro me disse que precisava escolher uma dessas 3 corretoras para que eu possa realizar investimentos e resgates futuros. Minha duvida é: O fato de eu ter escolhido esse banco Inter, que não tenho sequer conta, trará alguma obrigação minha com o banco? Fiquei confuso com relação as corretoras que até então utilizei para realizar os investimentos. O que acontece depois de ter escolhido o Banco Inter?

@Luiz Gustavo Falcão Pereira o Tesouro Direto criou um "Cadastro Rápido" e uma das etapas deste cadastro é indicar uma Corretora Parceira, acontece que isto é apenas uma forma de "forçar" ou "induzir" o investidor a abrir a conta em uma Corretora específica. Na prática, em cada Corretora que você tiver conta você pode investir em títulos do Tesouro Direto e para isto vai precisar incluir a Corretora em seu cadastro no Portal do Tesouro. Este procedimento é feito diretamente pela conta na Corretora e é bem simples.

Se você já tem investimentos em títulos do Tesouro Direto no BTG e no BB, então se você consultar o seu perfil na área logada do Portal do Tesouro, você verá todas as Corretoras que tem autorização para negociação de Tesouro Direto.

Temos duas maneiras de negociar títulos do Tesouro Direto. Podemos fazê-lo diretamente no Portal do Tesouro Direto e no momento da negociação iremos selecionar por meio de qual Corretora será feita, e o dinheiro para liquidação obrigatoriamente deve estar na conta da Corretora escolhida. E a outra maneira é diretamente pela Corretora. Independentemente por onde você faça, o resultado é o mesmo. Eu prefiro sempre fazer pela conta da Corretora, acho mais simples e sem chance de errar, pois se fizer pelo Portal do Tesouro e escolher a Corretora "errada", a liquidação não vai acontecer, pois o dinheiro estará em outra Corretora.

Espero ter ajudado.

• Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
On 06/02/2025 at 13:57, Anderson Mattjie Da Silva disse:

Estou na mesma duvida. Me aparece 4 corretoras como alternativas e não tem como finalizar o cadastro sem escolher uma delas

CleanShot2025-02-06at13_57_19.png.02231201429e4e057aeb51aafdb8859e.png

@Anderson Mattjie Da Silva você chegou a tentar logar no Portal do Tesouro usando o login do GOV.BR?

Em teoria, se você tem investimento em algum título do Tesouro feito em qualquer Corretora, o seu cadastro no Portal do Tesouro Direto já existe. Mas caso você ainda não tenha nenhum aporte feito, minha sugestão é fazer o aporte pela conta da Corretora, que no primeiro aporte vai pedir para fazer a habilitação no Tesouro.

Espero ter ajudado.

Link para compartilhar

• Criar novo...