Jump to content

DUVIDAS ? nova tributação 01/01/2025

Recommended Posts

nova tributação para imigrantes em outros pais.

Acordo de tributação já cobra seus imposta no seu país de residência, no caso enviei meu - dinheiro para minha conta no Brasil, irei pagar somente taxas de conversão da moeda.

Se eu enviar para outra pessoa no Brasil ela que receberá terá que pagar o imposto dela pois o meu já está sendo pago no meu país de residência.

Podem me ajudar?

Editado por Flavio Caetano
  • Brabo 1
  • Sad 1
Link para compartilhar

8 horas atrás, Flavio Caetano disse:

Acordo de tributação já cobra seus imposta no seu país de residência, no caso enviei meu - dinheiro para minha conta no Brasil, irei pagar somente taxas de conversão da moeda.

Se eu enviar para outra pessoa no Brasil ela que receberá terá que pagar o imposto dela pois o meu já está sendo pago no meu país de residência.

Podem me ajudar?

@Flavio Caetano não entendi bem a sua dúvida. Você mandou dinheiro para a sua conta no Brasil. Da sua conta no Brasil você transferiu para outra pessoa. Esta transferência foi a título do quê?

• Brabo 1
Link para compartilhar

Podem me ajudar?

se o Brasil tiver acordo para nao bi-tributacao, você não vai precisar pagar imposto, mas se tiver e o valor for alto, pode precisar fazer a declaração de IR, ajuste e pagar algum IR.

se a pessoa que receber se enquadrar nos requisitos de pagamento, ou com o valor que você envia ela entra nas faixas que pagam IR ela vai pagar imposto, se for um valor baixo, apenas declarar.

brasil acordo bitributacao.png

• Brabo 2
Link para compartilhar

Podem me ajudar?

Quando você mora fora do Brasil e já paga imposto no país onde está, isso geralmente está coberto por acordos de bitributação (se o Brasil tiver acordo com o país onde você vive). Ou seja, você não paga o mesmo imposto duas vezes.

Agora, se você mandar dinheiro para sua conta no Brasil, normalmente, só vai rolar as taxas de conversão da moeda e, dependendo do valor, pode ter que declarar no Imposto de Renda brasileiro. Não é que vai ter imposto automático, mas a Receita pode querer saber de onde veio esse dinheiro.

Já se você mandar grana para outra pessoa no Brasil, a treta muda um pouco. Nesse caso, quem recebe pode ter que pagar Imposto de Renda sobre isso, porque para eles pode ser considerado uma doação (que também tem regras e limites para isenção no Brasil).

Resumindo:

Se o dinheiro vai pra SUA conta no Brasil, só taxas de câmbio e, talvez, declaração.

Se vai pra outra pessoa, ela pode ter que pagar imposto dependendo do valor.

Se ainda tiver dúvida, vale a pena procurar um contador especializado pra garantir que tá tudo certinho.

• Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

• Criar novo...