Antonio De Matos Teixeira Neto Postado 10 de Janeiro Compartilhar Postado 10 de Janeiro Qual a relação entre esse novo levante do Trump, em anexar o Canadá, Zulkebenrg, a empreitada de novas empresas irem a Lua, em busca de Hélio 3 e o avanço da Inteligência Artificial, com resfriamento de reatores nuclear? Quais empresas vão se beneficiar? Como nós posicionar antes de estouro disso? 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Daniele Vilela Postado 10 de Janeiro Post popular Compartilhar Postado 10 de Janeiro 1 minute ago, Antonio De Matos Teixeira Neto disse: Qual a relação entre esse novo levante do Trump, em anexar o Canadá, Zulkebenrg, a empreitada de novas empresas irem a Lua, em busca de Hélio 3 e o avanço da Inteligência Artificial, com resfriamento de reatores nuclear? Quais empresas vão se beneficiar? Como nós posicionar antes de estouro disso? Caramba, Antonio, esse é um conjunto de questões bem maluco, mas vamos por partes. Vamos lá... rs Então, sobre o novo levante do Trump e a anexação do Canadá, acredito que esse tópico parece estar ligado a uma ideia geopolítica, mas até onde eu sei, não há movimentos concretos para a anexação do Canadá pelos EUA. O que pode estar acontecendo, na verdade, é uma movimentação política de reforço da influência dos EUA no continente, mas a anexação é mais um boato do que algo real, pelo menos por agora. É bom manter um olho em como as políticas de Trump ou outros líderes podem afetar o cenário geopolítico, pois pode afetar mercados e empresas. O negócio das empresas indo à Lua atrás de Hélio é interessante, já que o é um isótopo raro que pode ser usado em fusão nuclear. No futuro, se os reatores de fusão nuclear funcionarem, o Hélio 3 pode ser uma enorme fonte de energia limpa e praticamente inesgotável (o que explica esse interesse). Esse é um dos motivos pelos quais várias empresas e países estão começando a se interessar por missões à Lua, já que a Lua pode ser rica nesse material. Empresas como a SpaceX do Musk, estão em pleno processo de criar viagens espaciais comerciais e projetos voltado a isso. Jeff Bezos pode estar com a Blue Origin nessa também. Agora, a IA vai ser crucial para o desenvolvimento de várias tecnologias, inclusive para otimizar processos de resfriamento de reatores nucleares, além de ajudar em tudo, desde a exploração espacial até o controle de missões lunares. A IA pode melhorar a eficiência de sistemas de resfriamento em reatores nucleares, ajudando a reduzir custos e aumentar a segurança. Eu, particularmente, adoro esses assuntos todos que você citou hahahahaha Inclusive, as empresas de energia renovável e nuclear como a própria Tesla, que já está expadindo sua atuação em enegia, além da TerraPower do Bil Gates tem projetos ligados a energia nuclear limpa. Gigantes como Google, Microsoft, e Nvidia estão muito bem posicionados para se beneficiar do avanço da IA. A Nvidia, por exemplo, é líder em chips usados em IA, e pode se beneficiar do aumento da demanda por IA em várias indústrias. Sobre o Zuck (para os íntimos) para muitos, isso representa uma vitória para a liberdade de expressão, pois os moderadores profissionais, com suas escolhas editoriais e políticas, poderiam ser vistos como um obstáculo. : Por outro lado, esse modelo também pode trazer riscos. O "sistema de notas da comunidade" pode ser manipulado por grupos organizados para promover desinformação, o que pode agravar ainda mais os problemas de fake news que já são comuns nas redes sociais. A falta de checagem profissional e especializada pode permitir que boatos e informações falsas se espalhem mais facilmente. Essa mudança também desloca uma parte importante da responsabilidade da plataforma. O que eu penso é que empresas de tecnologia e plataformas de mídia social podem observar esse movimento como um exemplo de como o mercado está se moldando, com mais foco em autonomia e liberdade dos usuários. No entanto, pode haver também um risco de diminuição da confiança nas plataformas, caso a moderação de conteúdo se torne ineficaz. Como se posicionar antes disso tudo acontecer? Investir em setores chave: de energia (especialmente renovável e nuclear), empresas de IA, e tecnologia espacial são os principais setores a monitorar. Investir em ações dessas empresas focadas nessas áreas pode ser uma boa. Além de diversificar entre empresas de tecnologia, energia e aeroespacial, também ficar de olho em ETFs (fundos de índice) que atendem a essas áreas. Eu acredito que isso é uma corrida de longo prazo e envolve muito risco. Então, nos temos que estar preparado para a volatilidade, pois o caminho pode ser bem sinuoso. 2 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Antonio De Matos Teixeira Neto Postado 10 de Janeiro Author Compartilhar Postado 10 de Janeiro 59 minutes ago, Daniele Vilela disse: Caramba, Antonio, esse é um conjunto de questões bem maluco, mas vamos por partes. Vamos lá... rs Então, sobre o novo levante do Trump e a anexação do Canadá, acredito que esse tópico parece estar ligado a uma ideia geopolítica, mas até onde eu sei, não há movimentos concretos para a anexação do Canadá pelos EUA. O que pode estar acontecendo, na verdade, é uma movimentação política de reforço da influência dos EUA no continente, mas a anexação é mais um boato do que algo real, pelo menos por agora. É bom manter um olho em como as políticas de Trump ou outros líderes podem afetar o cenário geopolítico, pois pode afetar mercados e empresas. O negócio das empresas indo à Lua atrás de Hélio é interessante, já que o é um isótopo raro que pode ser usado em fusão nuclear. No futuro, se os reatores de fusão nuclear funcionarem, o Hélio 3 pode ser uma enorme fonte de energia limpa e praticamente inesgotável (o que explica esse interesse). Esse é um dos motivos pelos quais várias empresas e países estão começando a se interessar por missões à Lua, já que a Lua pode ser rica nesse material. Empresas como a SpaceX do Musk, estão em pleno processo de criar viagens espaciais comerciais e projetos voltado a isso. Jeff Bezos pode estar com a Blue Origin nessa também. Agora, a IA vai ser crucial para o desenvolvimento de várias tecnologias, inclusive para otimizar processos de resfriamento de reatores nucleares, além de ajudar em tudo, desde a exploração espacial até o controle de missões lunares. A IA pode melhorar a eficiência de sistemas de resfriamento em reatores nucleares, ajudando a reduzir custos e aumentar a segurança. Eu, particularmente, adoro esses assuntos todos que você citou hahahahaha Inclusive, as empresas de energia renovável e nuclear como a própria Tesla, que já está expadindo sua atuação em enegia, além da TerraPower do Bil Gates tem projetos ligados a energia nuclear limpa. Gigantes como Google, Microsoft, e Nvidia estão muito bem posicionados para se beneficiar do avanço da IA. A Nvidia, por exemplo, é líder em chips usados em IA, e pode se beneficiar do aumento da demanda por IA em várias indústrias. Sobre o Zuck (para os íntimos) para muitos, isso representa uma vitória para a liberdade de expressão, pois os moderadores profissionais, com suas escolhas editoriais e políticas, poderiam ser vistos como um obstáculo. : Por outro lado, esse modelo também pode trazer riscos. O "sistema de notas da comunidade" pode ser manipulado por grupos organizados para promover desinformação, o que pode agravar ainda mais os problemas de fake news que já são comuns nas redes sociais. A falta de checagem profissional e especializada pode permitir que boatos e informações falsas se espalhem mais facilmente. Essa mudança também desloca uma parte importante da responsabilidade da plataforma. O que eu penso é que empresas de tecnologia e plataformas de mídia social podem observar esse movimento como um exemplo de como o mercado está se moldando, com mais foco em autonomia e liberdade dos usuários. No entanto, pode haver também um risco de diminuição da confiança nas plataformas, caso a moderação de conteúdo se torne ineficaz. Como se posicionar antes disso tudo acontecer? Investir em setores chave: de energia (especialmente renovável e nuclear), empresas de IA, e tecnologia espacial são os principais setores a monitorar. Investir em ações dessas empresas focadas nessas áreas pode ser uma boa. Além de diversificar entre empresas de tecnologia, energia e aeroespacial, também ficar de olho em ETFs (fundos de índice) que atendem a essas áreas. Eu acredito que isso é uma corrida de longo prazo e envolve muito risco. Então, nos temos que estar preparado para a volatilidade, pois o caminho pode ser bem sinuoso. Interessante sua colocação, estou pensando o seguinte quais empresas dariam sustentação a escala do avanço de IA e tecnologias já existentes, no caso pensei na indústria de semicondutores, ETF SOXX, no mais tá exposto via ETF QQQ a algumas de tecnologia. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Daniele Vilela Postado 10 de Janeiro Compartilhar Postado 10 de Janeiro 7 minutes ago, Antonio De Matos Teixeira Neto disse: Interessante sua colocação, estou pensando o seguinte quais empresas dariam sustentação a escala do avanço de IA e tecnologias já existentes, no caso pensei na indústria de semicondutores, ETF SOXX, no mais tá exposto via ETF QQQ a algumas de tecnologia. Sobre o SOXX, semicondutores são o coração de várias revoluções tecnológicas, especialmente com o avanço da IA e outras tendências como 5G e computação de alto desempenho. A demanda por esses chips só tende a crescer, então ter exposição via ETF é uma escolha bem estratégica. Tem o SMH, alternativa ao SOXX, com foco semelhante, mas composição um pouco diferente (gosto de ambos, mas tenho o SMH que performou absurdamente bem esse último ano). O QQQ também já te coloca num bom lugar pra pegar carona no crescimento das gigantes da tecnologia, eu particularmente também tenho. Se você tá pensando em reforçar ainda mais sua posição em IA, energia renovável ou até tecnologias espaciais (olhando para o futuro com coisas tipo Hélio-3, fusão nuclear e por aí vai), dá pra considerar diversificar em ETFs que foquem nesses temas ou até ações de empresas específicas. Falando em outros ETFs que não sei se você conhece, tem o ARKK focado em empresas inovadoras, incluindo IA, biotecnologia e robótica. É mais agressivo, mas pode trazer grandes retornos a longo prazo. ROBO focado em robótica e automação, que têm sinergia com IA e semicondutores. ARKX investimento em empresas relacionadas a exploração espacial, drones e tecnologias avançadas. ICLN dá exposição às principais empresas de energia limpa, um setor em crescimento. Um outro que ando estudando é o IBB boa alternativa para quem quer explorar biotecnologia, um setor com grande potencial de crescimento ligado à inovação. Esses ETFs ajudam a diversificar ainda mais sua exposição em setores estratégicos, apenas estudaria bem antes e entraria aos poucos com percentual pequeno da carteira. Afinal, como sempre, é aquela história: essas tendências têm potencial enorme, mas também podem trazer volatilidade. E 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Jaimson Bispo Postado 10 de Janeiro Compartilhar Postado 10 de Janeiro 5 minutes ago, Daniele Vilela disse: Sobre o SOXX, semicondutores são o coração de várias revoluções tecnológicas, especialmente com o avanço da IA e outras tendências como 5G e computação de alto desempenho. A demanda por esses chips só tende a crescer, então ter exposição via ETF é uma escolha bem estratégica. Tem o SMH, alternativa ao SOXX, com foco semelhante, mas composição um pouco diferente (gosto de ambos, mas tenho o SMH que performou absurdamente bem esse último ano) Estava agora a pouco comparando os dois e o Soxx é menos concentrado, o SMH concentra quase 43% em NVidia, TSM e Broadcom... aí fica a dúvida do que é melhor....pelo desempenho a curto prazo e médio pra o SMH se saiu melhor mesmo. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Antonio De Matos Teixeira Neto Postado 10 de Janeiro Author Compartilhar Postado 10 de Janeiro 45 minutes ago, Daniele Vilela disse: Sobre o SOXX, semicondutores são o coração de várias revoluções tecnológicas, especialmente com o avanço da IA e outras tendências como 5G e computação de alto desempenho. A demanda por esses chips só tende a crescer, então ter exposição via ETF é uma escolha bem estratégica. Tem o SMH, alternativa ao SOXX, com foco semelhante, mas composição um pouco diferente (gosto de ambos, mas tenho o SMH que performou absurdamente bem esse último ano). O QQQ também já te coloca num bom lugar pra pegar carona no crescimento das gigantes da tecnologia, eu particularmente também tenho. Se você tá pensando em reforçar ainda mais sua posição em IA, energia renovável ou até tecnologias espaciais (olhando para o futuro com coisas tipo Hélio-3, fusão nuclear e por aí vai), dá pra considerar diversificar em ETFs que foquem nesses temas ou até ações de empresas específicas. Falando em outros ETFs que não sei se você conhece, tem o ARKK focado em empresas inovadoras, incluindo IA, biotecnologia e robótica. É mais agressivo, mas pode trazer grandes retornos a longo prazo. ROBO focado em robótica e automação, que têm sinergia com IA e semicondutores. ARKX investimento em empresas relacionadas a exploração espacial, drones e tecnologias avançadas. ICLN dá exposição às principais empresas de energia limpa, um setor em crescimento. Um outro que ando estudando é o IBB boa alternativa para quem quer explorar biotecnologia, um setor com grande potencial de crescimento ligado à inovação. Esses ETFs ajudam a diversificar ainda mais sua exposição em setores estratégicos, apenas estudaria bem antes e entraria aos poucos com percentual pequeno da carteira. Afinal, como sempre, é aquela história: essas tendências têm potencial enorme, mas também podem trazer volatilidade. E Arkk e ICLN não conhecia, qtos mais informações temos vai ficando cada vez mais difícil, não comprar, mas por ter pouca grana, vou analisar, pq SOXX já vinha olhando, não tenho QQQ, mas possuo outro com exposição similar, a minha busca ultimamente tentar não fazer sobreposições de ativos e nos EUA, ter menos opções e morando aqui vc é alvejado por muitas empresas, muitas listadas na bolsa. De qualquer forma, obrigado pela interação. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Daniele Vilela Postado 10 de Janeiro Compartilhar Postado 10 de Janeiro 38 minutes ago, Jaimson Bispo disse: Estava agora a pouco comparando os dois e o Soxx é menos concentrado, o SMH concentra quase 43% em NVidia, TSM e Broadcom... aí fica a dúvida do que é melhor....pelo desempenho a curto prazo e médio pra o SMH se saiu melhor mesmo. Sim, o SMH realmente é mais concentrado nas big techs do setor de semicondutores, com um peso enorme em empresas como NVidia, TSMC e Broadcom. Isso pode ser bom se essas empresas continuarem performando bem (o que rolou esse ano), mas também significa que o fundo pode ser mais volátil, já que está muito dependente do desempenho dessas gigantes. Eu tenho SMH, mas com consciência nisso, pois estava apostando forte na NVidia. Por outro lado, o SOXX, por ser menos concentrado, pode te oferecer mais diversificação, o que ajuda a reduzir o risco caso algum dos maiores players sofra algum revés (acho mais seguro). Mas, claro, isso também significa que ele pode não ter o mesmo potencial de valorização explosiva que o SMH pode ter se as empresas dominantes no setor continuarem crescendo a passos largos. A escolha vai muito do seu perfil de investidor e do seu objetivo: se quer mais segurança e diversificação, o SOXX pode ser mais interessante. Se está disposto a correr mais risco em troca de um possível retorno maior, o SMH pode ser o caminho (esse último foi minha opção dentro da estratégia de carteira de valorização). Para o curto e médio prazo, como você mencionou, o SMH tem se saído melhor, mas é importante considerar o risco envolvido nessa maior concentração. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Daniele Vilela Postado 10 de Janeiro Compartilhar Postado 10 de Janeiro 5 minutes ago, Antonio De Matos Teixeira Neto disse: Arkk e ICLN não conhecia, qtos mais informações temos vai ficando cada vez mais difícil, não comprar, mas por ter pouca grana, vou analisar, pq SOXX já vinha olhando, não tenho QQQ, mas possuo outro com exposição similar, a minha busca ultimamente tentar não fazer sobreposições de ativos e nos EUA, ter menos opções e morando aqui vc é alvejado por muitas empresas, muitas listadas na bolsa. De qualquer forma, obrigado pela interação. Imagine, quando quiser trocar mais ideia estou à disposição. É muito bom falar de assuntos mais densos =) 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Barbara Agueda Postado 10 de Janeiro Compartilhar Postado 10 de Janeiro 2 horas atrás, Daniele Vilela disse: Imagine, quando quiser trocar mais ideia estou à disposição. É muito bom falar de assuntos mais densos =) Dani tá melhor que chat gpt! 😁 Já pensei muito nisso, mas na real não sei se estarei viva quando o hélio 3 começar a ser usado por nós meros mortais desde que me entendo por gente falam que os combustíveis fósseis serão substituídos por energia limpa, mas isso não tem previsão de acabar então continuo com meus investimentos em setores perenes mesmo vim só palpitar mesmo 😉 1 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Jaimson Bispo Postado 10 de Janeiro Compartilhar Postado 10 de Janeiro 58 minutes ago, Barbara Agueda disse: Dani tá melhor que chat gpt! 😁 Com certeza, afinal, o chat gpt erra de vez em quando e ela é sempre certeira!!! 😅 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Henrique Magalhães Postado 10 de Janeiro Compartilhar Postado 10 de Janeiro Ja Que querem pirar neste tema , busquem e assistam um vídeo do Sacani e professor Hock no podcast Os sócios ! É de explodir cabeças ! 2 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Daniele Vilela Postado 11 de Janeiro Compartilhar Postado 11 de Janeiro 8 horas atrás, Barbara Agueda disse: Dani tá melhor que chat gpt! 😁 Já pensei muito nisso, mas na real não sei se estarei viva quando o hélio 3 começar a ser usado por nós meros mortais desde que me entendo por gente falam que os combustíveis fósseis serão substituídos por energia limpa, mas isso não tem previsão de acabar então continuo com meus investimentos em setores perenes mesmo vim só palpitar mesmo 😉 Obrigada, lindona! Pois é, também não acho que estarei viva pra ver isso hahahaha ou vou estar muito idosa… eu tenho um ETF ou outro em algo mais específico, mais voltado pra tecnologia mesmo, o resto acho que é uma previsão bem futura, vc falou bem… muito tempo se fala nisso, na verdade, quando a gente era criança achávamos que haveriam carros voadores em 2025 kkkkkk 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Daniele Vilela Postado 11 de Janeiro Compartilhar Postado 11 de Janeiro 7 horas atrás, Henrique Magalhães disse: Ja Que querem pirar neste tema , busquem e assistam um vídeo do Sacani e professor Hock no podcast Os sócios ! É de explodir cabeças ! Vou ver e volto aqui com meus comentários hahahha 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Matheus Passos Silva Postado 11 de Janeiro Compartilhar Postado 11 de Janeiro @Antonio De Matos Teixeira Neto como sugestão veja o FIDU, que é "concorrente" do ARKX, mas é maior, mais barata a taxa de administração, e mais diversificado. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
João Soter Corrêa Neto Postado Quarta-feira às 14:01 Compartilhar Postado Quarta-feira às 14:01 On 10/01/2025 at 12:46, Daniele Vilela disse: Sobre o SOXX, semicondutores são o coração de várias revoluções tecnológicas, especialmente com o avanço da IA e outras tendências como 5G e computação de alto desempenho. A demanda por esses chips só tende a crescer, então ter exposição via ETF é uma escolha bem estratégica. Tem o SMH, alternativa ao SOXX, com foco semelhante, mas composição um pouco diferente (gosto de ambos, mas tenho o SMH que performou absurdamente bem esse último ano). Estava analisando SMH e realmente a concentração dele me pegou um pouco, fiquei pensando se não faz mais sentido então pegar logo Nvidia e TSMC diretamente. Não encontrei algo mais "focado" ou direto relacionado com energia limpa, fusão e etc... só com empresas que se beneficiam do mercado. Bora seguir nas pesquisas e comparações. Estou tendendo a pegar algumas ações de tecnologia diretamente e em outros setores ir pra ETFs. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Daniele Vilela Postado Quarta-feira às 14:17 Compartilhar Postado Quarta-feira às 14:17 15 minutes ago, João Soter Corrêa Neto disse: Estava analisando SMH e realmente a concentração dele me pegou um pouco, fiquei pensando se não faz mais sentido então pegar logo Nvidia e TSMC diretamente. Não encontrei algo mais "focado" ou direto relacionado com energia limpa, fusão e etc... só com empresas que se beneficiam do mercado. Bora seguir nas pesquisas e comparações. Estou tendendo a pegar algumas ações de tecnologia diretamente e em outros setores ir pra ETFs. Faz sentido, essa concentração em poucos ativos em ETFs como o SMH pode incomodar mesmo, especialmente se você já tem interesse específico em Nvidia e TSMC. Indo direto nelas, você elimina o "peso morto" de outras empresas do ETF que talvez não te interessem tanto. Só que, claro, aumenta um pouco o risco por focar em menos papéis. Sobre energia limpa e fusão, realmente não tem muitos ETFs super focados e bem consolidados nessa área ainda. O que aparece geralmente mistura empresas que se beneficiam indiretamente desse mercado, como fornecedores ou financiadoras, mas não é algo tão "puro sangue". Talvez fuçando ETFs temáticos de clean energy ou fundos europeus (que tendem a ser mais direcionados a isso) você encontre algo. Essa ideia de pegar ações diretamente em tecnologia e deixar outros setores para ETFs é um baita equilíbrio, porque dá pra você ter o controle e o foco nas techs que confia e, ao mesmo tempo, diversificar em setores mais amplos sem muita complicação. É aquela velha história de combinar liberdade com segurança. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts