Jump to content
  • 0

Títulos do Tesouro - Variações e suas finalidades

Pergunta

Olá Sardinhas,
Meu nome é Jesus Neto, sou da turma 40.
Tenho uma dúvida que certamente será trivial demais para os mais entendidos. Mesmo assim até Jesus precisa de ajuda com as finanças no Brasil.

Já assisti duas vezes da aula 01 à 07 do módulo 3, e jamais teria a ousadia de me meter a Jacó na live e perguntar isso ao vivo para o Raul, kkkkkkk. NÃO, não sou sensível é só porque é mais divertido assistir a cara de caos que ele faz quando precisa repetidamente frisar as regras de moderação na live.. 

Vou fazer algumas afirmações do que eu acredito que aprendi e no final tenho a dúvida.
- TESOURO SELIC +ou- X,Y% = rentabilizado em 100% da SELIC do período (+ágil ou deságio = variação diária que depende da facilidade ou dificuldade que o governo tem de pegar o seu dinheiro emprestado) 

- TESOURO PRÉ-FIXADO = rentabilizado por uma taxa pré-fixada no ato da contratação. exemplo 14% ou 15,5%. Taxa essa que quando é alterada muda o valor do seu título gerando o efeito gangorra inversamente proporcional entre índice de rentabilidade e valor do título, descrito pelo Raul no quadro negro.

- TESOURO IPCA+ Z,W% = rentabilizado pelo IPCA (inflação) do período + uma TAXA FIXA no ato da contratação. Essa TAXA FIXA varia, de um dia para o outro, ou seja ela estará minimamente maior ou menor, novamente dependendo da dificuldade que o governo tem de pegar seu dinheiro emprestado.

* REGRAS DO JOGO aqui já tenha alguma coisa que não estou bem certo se entendi direito.

- Todos os títulos oferecidos derivados desses 3 tipos tem rentabilidade diária, podendo ser resgatado sempre que o mercado estiver aberto, guardadas as taxas e IR que incidem.

-IOF = Imposto regressivo de 0 até 30 dias após a contratação do título, que incide somente sobre o rendimento / lucro. Após 30 dias da carência estamos livres. Incide sobre todos os tipos de tesouro.

- IMPOSTO DE RENDA= regressivo, após 721 dias o mínimo é 15% somente sobre o lucro. Incide sobre todos os tipos de tesouro.

- MARCAÇÃO A MERCADO "IRRISÓRIA" = Foi o nome que dei para o aumento ou redução do preço do título devido ao (+ágil ou -deságio = variação diária que depende da facilidade ou dificuldade que o governo tem de pegar o seu dinheiro emprestado). Pelo que entendi esse fenômeno acontece nos três tipos de títulos.

- MARCAÇÃO A MERCADO "DO ÍNDICE" = Foi o nome que dei para diferenciar da anterior. O índice (SELIC, IPCA ou a TX PRÉFIXADA) subiu, se lascou o preço do seu título caiu e esquece, por enquanto, o resgate antecipado. Pelo que entendi esse fenômeno acontece nos três tipos de títulos.

***PERGUNTA***

INVESTI 30MIL DA MINHA RESERVA DE EMERGÊNCIA NO TES.SELIC NO DIA SEGUINTE APÓS A ÚLTIMA REUNIÃO DO COPOM. DAQUI 3 DIAS É A PRÓXIMA REUNIÃO E A POSSIBILIDADE É DE QUE O AUMENTO DA SELIC SERÁ DE +1,5%. JÁ ME LIVREI DO IOF, OK. SE APÓS ESSA DECISÃO EU FIZER O RESGATE ANTECIPADO, MEU RESGATE SERÁ MENOR DO QUE O CONTRATADO???

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
21 minutes ago, Jesus José De Souza Leopoldino Neto disse:

Todos os títulos oferecidos derivados desses 3 tipos tem rentabilidade diária,

Nops, eles possuem liquidez diária e não rentabilidade diária. Só o Selic tem rentabilidade diária. 

24 minutes ago, Jesus José De Souza Leopoldino Neto disse:

MARCAÇÃO A MERCADO "IRRISÓRIA

Há marcação a mercado irrisória só no Selic, por que tem rentabilidade diária 

25 minutes ago, Jesus José De Souza Leopoldino Neto disse:

INVESTI 30MIL DA MINHA RESERVA DE EMERGÊNCIA NO TES.SELIC NO DIA SEGUINTE APÓS A ÚLTIMA REUNIÃO DO COPOM. DAQUI 3 DIAS É A PRÓXIMA REUNIÃO E A POSSIBILIDADE É DE QUE O AUMENTO DA SELIC SERÁ DE +1,5%. JÁ ME LIVREI DO IOF, OK. SE APÓS ESSA DECISÃO EU FIZER O RESGATE ANTECIPADO, MEU RESGATE SERÁ MENOR DO QUE O CONTRATADO???

Seu resgate vai ser em cima da taxa contratada, ou seja Selic + x%, se a Selic aumentar, será remunerado a partir do aumento em cima desse aumento. Você contratou em cima de um índice.

Tesouro Selic - site do Tesouro

“Título com rentabilidade diária vinculada à taxa de juros da economia (taxa Selic). Isso significa que se a taxa Selic aumentar a sua rentabilidade aumenta e se a taxa Selic diminuir, sua rentabilidade diminui.”

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0

Olá Waleska, Obrigado pela resposta.

Então o IPCA+ e o Pré-fixado deixam resgatar antecipado, porém quanto ao prazo da rentabilidade é semelhante a poupança 'somente mês a mês'?

Sendo assim, a marcação a mercado "pelo índice" não atinge o TES.SELIC. Uma vez que esse título é rentabilizado pela fração diária do índice mensal ? Eita que isso dá um nó no entendimento da gente.. hahaha

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
7 horas atrás, Jesus José De Souza Leopoldino Neto disse:

Então o IPCA+ e o Pré-fixado deixam resgatar antecipado, porém quanto ao prazo da rentabilidade é semelhante a poupança 'somente mês a mês'?

Qualquer título do Tesouro tem liquidez diária. Liquidez diária significa que você pode vender sempre que quiser. Não tem a ver com rentabilidade. Os papeis que não possuem liquidez diária, você não consegue vender antes do vencimento, mesmo que queira receber menos.

A diferença é que o Ipca e o prefixado tem variação de preço todo dia. Hoje você pode comprar o prefixado a 800 reais, amanhã ele pode estar a 600. Se você vender,  receberá menos do que pagou. Para esses dois títulos, o TD te garante que receberá a rentabilidade contratada se mantiver o título até o vencimento. 

Neles você contrata o rendimento para o dia do vencimento. 

7 horas atrás, Jesus José De Souza Leopoldino Neto disse:

Sendo assim, a marcação a mercado "pelo índice" não atinge o TES.SELIC. Uma vez que esse título é rentabilizado pela fração diária do índice mensal ? Eita que isso dá um nó no entendimento da gente.. hahaha

O Selic tem rentabilidade E liquidez diária, e é exatamente isso, você recebe um pouquinho todo dia. 

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Bom dia, @Jesus José De Souza Leopoldino Neto !

On 11/01/2025 at 21:12, Jesus José De Souza Leopoldino Neto disse:

- TESOURO SELIC +ou- X,Y% = rentabilizado em 100% da SELIC do período (+ágil ou deságio = variação diária que depende da facilidade ou dificuldade que o governo tem de pegar o seu dinheiro emprestado) 

Correto.

O ágio e o deságio que os títulos eventualmente tem é para cravar o valor oferecido pela Selic. É através destes valores que o tesouro Selic tenha também o efeito da marcação a mercado. Mas coo é possível observar, a variação é praticamente irrisória. Consideramos por um certo consenso que p tesouro não sofre da marcação pois a variação é muito pequena e não faria diferença alguma no curto, médio ou longo prazo.

- TESOURO PRÉ-FIXADO = rentabilizado por uma taxa pré-fixada no ato da contratação. exemplo 14% ou 15,5%. Taxa essa que quando é alterada muda o valor do seu título gerando o efeito gangorra inversamente proporcional entre índice de rentabilidade e valor do título, descrito pelo Raul no quadro negro.

Perfeito. Aqui começamos a ver melhor os efeitos da marcação a mercado. Vou deixar um link no final do post como sugestão de leitura para agregar mais no entendimento deste conceito.

Espero que enriqueça um pouco os estudos!

- TESOURO IPCA+ Z,W% = rentabilizado pelo IPCA (inflação) do período + uma TAXA FIXA no ato da contratação. Essa TAXA FIXA varia, de um dia para o outro, ou seja ela estará minimamente maior ou menor, novamente dependendo da dificuldade que o governo tem de pegar seu dinheiro emprestado.

Assim como no tesouro prefixado, a taxa de mercado (o percentual na frente do + neste título IPCA) é que fará com que o preço do título mude. 

Essa variação pode ter efeito também da dificuldade do governo em vender o título (lei de oferta X procura) como outros fatores: alteração na taxa de juros, alteração do próprio IPCA, PIB, dentre outros. Existe na verdade um conjunto de fatores que torna essa variação mais complexa. Mas aqui mais a título de curiosidade pois tentar entender isso a finco não melhoria muito nossa vida Haha

- Todos os títulos oferecidos derivados desses 3 tipos tem rentabilidade diária, podendo ser resgatado sempre que o mercado estiver aberto, guardadas as taxas e IR que incidem.

Aqui não está correto. 

Apenas o tesouro Selic tem sua rentabilidade calculada diariamente.  Tesouros prefixados, IPCA+, Renda + e Educa + (onde estes dois últimos são praticamente IPCA+ com regras de pagamentos de juros periódico no futuro) não tem rentabilidade diária.

O que pode ter gerado uma confusão é que os títulos oferecido no programa do tesouro tem liquidez diária onde o governo garante a recompra dos títulos. Mas isso não está diretamente ligado que os mesmos possuem rentabilidade diária.

Mas o resgate sim é ofertado em dias úteis e com horários específicos para processamento das ordens. Por exemplo, de madrugada você pode até solicitar o resgate mas só vai ser executado no próximo dia/horário útil. 

O IR será incidido pela tabela regressiva em cima apenas do valor rendido e não sobre o capital investido. 

-IOF = Imposto regressivo de 0 até 30 dias após a contratação do título, que incide somente sobre o rendimento / lucro. Após 30 dias da carência estamos livres. Incide sobre todos os tipos de tesouro.

Correto. Existe também uma tabela regressiva de IOF dentro dos 30 primeiros dias. E mesmo com a cobrança do IOF neste período, também seria cobrado o IR. Ou seja, um resgate dentro dos 30 primeiros dias praticamente não irá resultar em rentabilidade alguma. Isso é um mecanismo do tesouro para evitar que haja muita liquidez e até mesmo um "trade" com os títulos a fins de que os valores aportados fiquem por mais tempo nas mãos do governo.

Segue abaixo tabela da cobrança:

image.png.b5600bf3d304d695c2ba943ecb16616e.png

- IMPOSTO DE RENDA= regressivo, após 721 dias o mínimo é 15% somente sobre o lucro. Incide sobre todos os tipos de tesouro.

Correto. Inclusive apenas para firmar, segue abaixo os percentuais cobrados e seus respetivos períodos.

image.png.ab64977d8bc1162ebe29b43cd6718061.png

- MARCAÇÃO A MERCADO "IRRISÓRIA" = Foi o nome que dei para o aumento ou redução do preço do título devido ao (+ágil ou -deságio = variação diária que depende da facilidade ou dificuldade que o governo tem de pegar o seu dinheiro emprestado). Pelo que entendi esse fenômeno acontece nos três tipos de títulos.

Correto.

Como citado anteriormente, todos os títulos do tesouro sofrem da marcação. O Selic vai sofrer uma insignificante o qual consideramos que ele não sofre.

Os demais sofrem de maneira muito mais perceptível.

- MARCAÇÃO A MERCADO "DO ÍNDICE" = Foi o nome que dei para diferenciar da anterior. O índice (SELIC, IPCA ou a TX PRÉFIXADA) subiu, se lascou o preço do seu título caiu e esquece, por enquanto, o resgate antecipado. Pelo que entendi esse fenômeno acontece nos três tipos de títulos.

Novamente, no Selic acontece mas não consideramos. A depender dos valores que temos aportados, as variações serão centavos.

Agora nos demais, correto. a Marcação é mais abrupta. Mas lembrando que só haverá perda de capital se efetivarmos a venda antes do prazo. Caso mantermos o título sem a venda antecipada, o "pior" que vai acontecer é recebermos a rentabilidade contratada.

Não. O seu título já terá tido uma rentabilidade equivalente que foi sendo aplicada diariamente de acordo coma taxa vigente. Após a reunião, seu título passará a ter sua rentabilidade diária equivalente a nova taxa definida e isso é aplicável tanto para se houver aumento como diminuição da taxa.

Link do post que comentei antes sobre a marcação a mercado.

Espero que ajude!

• Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

• Criar novo...