Jump to content
  • 0

ETF - Começando a diversificar internacionalmente..

Habib Georges Jarrouge Neto

Pergunta

Caros, vou iniciar a diversificação internacional, com valores pequenos (mil reais mês), que é a minha realidade de momento, estou imaginando usar ETFs americanos mesmo, pois tenho pouquissimo dinheiro para isso e me pareceu mais complexo os ETFs irlandeses e sujeitos a mais variaveis. 

Gostaria da opinião de vocês sobre essa estratégia dos ETFs americanos e sobre essa alocação:

image.png.6aa55ec226e03795abeb89c30315e226.png

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
29 minutes ago, Habib Georges Jarrouge Neto disse:

Caros, vou iniciar a diversificação internacional, com valores pequenos (mil reais mês), que é a minha realidade de momento, estou imaginando usar ETFs americanos mesmo, pois tenho pouquissimo dinheiro para isso e me pareceu mais complexo os ETFs irlandeses e sujeitos a mais variaveis. 

Gostaria da opinião de vocês sobre essa estratégia dos ETFs americanos e sobre essa alocação:

Olá Habib,

Boa diversificação, mas compare os dois primeiros para ver se não estão muito correlacionados.

Também deixo como sugestão para estudo estes outros ETFs:

• VGT --> XLK
  • ARKX --> FIDU

Talvez possam ser interessantes devido à estrutura, especialmente taxas menores. Veja se faz sentido para você.

Outro ponto interessante é verificar se os ETFs são do tipo distributing ou accumulating. Como os nomes indicam, o primeiro paga dividendos e o segundo não. Como ainda estou em fase de acumulação, para mim o segundo faz mais sentido.

Espero ter ajudado!

Editado por Matheus Passos Silva
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Habib Georges Jarrouge Neto disse:

Sua estratégia está bem alinhada com a ideia de diversificação internacional com valores menores, e ETFs americanos são uma ótima porta de entrada. Eles oferecem simplicidade, alta liquidez e baixas taxas de administração (gosto bastante) Aqui está minha visão sobre a alocação e os ETFs escolhidos:

Alocação sugerida:

IVV (40%)

Taxa de 0,03% é excelente.

É uma escolha sólida, já que o S&P 500 representa as 500 maiores empresas dos EUA, oferecendo exposição ampla e balanceada ao mercado americano. Excelente base para uma carteira internacional.

VGT (25%)

Taxa de 0,10% é boa.

Foco no setor de tecnologia, que tem alto potencial de crescimento no longo prazo, mas pode ser mais volátil. Vale a pena ter em mente que esse setor já pesa bastante no S&P 500, então você está "dobrando" a exposição aqui.

XLV (25%)

Taxa de 0,10% é razoável.

Saúde é um setor mais resiliente, com boas perspectivas de crescimento a longo prazo por conta do envelhecimento populacional global. Excelente complemento para equilibrar a carteira, adicionando um setor defensivo. ARKK (10%) - ARK Innovation ETF

Taxa de 0,75%, mais alta do que os outros, mas é esperado em ETFs ativos e tem foco em inovação e empresas disruptivas.

O ARKK é muito mais volátil e especulativo do que os outros, então alocar apenas 10% é prudente. Tenha em mente que ele pode ser um motor de crescimento, mas também trazer grandes oscilações.

Pontos positivos da estratégia:

Diversificação setorial está boa, você está misturando tecnologia, saúde e o mercado mais amplo, o que cria um bom balanceamento. Os ETFs americanos são fáceis de comprar e gerenciar, com alta liquidez. A maioria das taxas está bem baixa, o que preserva os seus rendimentos no longo prazo.

Sugestões e dicas extras:

Considere ETFs globais no futuro, depois de consolidar sua posição, pode ser interessante olhar ETFs que englobem mercados fora dos EUA, como o VEA ou o VWO .

Cuidado com o ARKK, se a sua tolerância ao risco for baixa, considere reduzir ainda mais o peso dele (para 5%) ou até substituí-lo no futuro por algo mais estável.

Controle de custos e lembre-se de que investir internacionalmente tem custos adicionais (spread cambial, IOF, taxas de corretagem). Avalie plataformas que facilitam para brasileiros com custos acessíveis.

Em geral, sua estratégia é coerente e tem um bom mix de ativos. Com o tempo, você pode expandir a diversificação para incluir outros mercados ou ativos. Por enquanto, com R$1.000 mensais, seu foco deve ser em consistência, aprendizado e controle de custos.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Na minha opinião - que não vale nada 🤣-, você está muito alocado em 'focos específicos'.

Eu gosto muito da estratégia core-satellite, a qual você monta um 'core' na sua carteira que segue o mercado (essa então deve ser a maior parte) e para tentar superar o mercado você aloca um % naquilo que faz sentido para o seu objetivo, seu apetite por risco, etc.

Sendo assim, acho 40% pouco para o IVV. Na minha carteira, por exemplo, eu boto 80% em core e 20% em satellite. Ademais, nem considero o IVV o melhor para ser o centro do portfólio, uma vez que é exposto exclusivamente aos EUA e, ainda, exclusivamente a 503 empresas, e não a todo o mercado global, ou, pelo menos, todo o mercado americano.

Quanto ao outros 3 ETF's, você está escolhendo setores, só você pode dizer para você mesmo o quão você acredita nisso para manter seu $$ preso em setor específico e não de forma generalizada. Eu, particularmente, gosto de ter na parte satélite exposição a fatores, e não a setores ou regiões específicas, assim, eu mantenho uma parte mais arriscada na carteira, mas também de forma mais diversificada, afinal, não temos como prever o que vai acontecer com cada setor, cada região, etc.

A questão é: Não existe certo ou errado, existe o que te faz dormir bem e o que você de fato confia e acredita. É importante somente estudar as metodologias dos índices no prospecto do ETF ou buscando a página do próprio índice para entendê-las e realmente concordar com as alocações decorrentes delas.

Por fim, fundos ativos costumam perder para alocação passiva no tempo, então, eu acho 10% de uma carteira em gestão ativa também muito arriscado, mas é aquilo, importante é você dormir tranquilo, se te faz bem, se você estudou, se você confia, então é isso.

Editado por Victor Hugo da Franca Arantes
  • Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...