Ricardo Fernandes Postado 21 horas atrás Author Compartilhar Postado 21 horas atrás (edited) nn, eu nao realizo prejuizo, quando recuperar (se recuperar) eu vendo Editado 21 horas atrás por Ricardo Fernandes 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ademilton Carvalho Postado 20 horas atrás Compartilhar Postado 20 horas atrás On 17/01/2025 at 04:36, Matheus Passos Silva disse: Oi Ademilton, Agora entendi rsrsrs. Então, é possível sim. Imagina que ele tem 30 ações de 5 setores diferentes, ou seja, seis ações por setor. Não vejo aqui como estando diversificado. Porque por mais que ele tenha 5 setores diferentes, se um deles for mal, aquela parte da carteira vai mal. Imagine que são 6 empresas do setor de energia. Se houver uma crise hidrelétrica como ocorreu no período do FHC, todas elas poderão ter problemas. E aí 20% da carteira dele fica comprometida. Isso sem falar que se faltar energia, provavelmente outras partes da carteira também serão prejudicadas hehehe. Por isso que nem sempre a quantidade de ações leva à diversificação. Tudo vai depender do que ele tem na carteira. Espero ter ajudado! Você é um sujeito muito sensato, Matheus, receio ter que discordar de você. Seis ações por Setor!!? Você realmente acredita que isso é possível? Eu ainda disse talvez fosse possível... mas não nessa medida. Acho possível ele ter até 8 em empresas do mesmo setor e que esse setor seja o varejo, porem dificilmente vejo as outras 22 empresas estando em menos de 6 setores. Posso tá errado. Deve ter um louco aí fora, mas aqui na AUVP... Improvável. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ademilton Carvalho Postado 20 horas atrás Compartilhar Postado 20 horas atrás On 20/01/2025 at 14:59, Ricardo Fernandes disse: eu tenho bbas, BMG, pine, petrobras, brava energia, auren, cemig, vale, cmin, gerdau, jalles, raizen, cozan, goau, marcopolo, itausa, vamos, magalu, CVC, azev3, agro, cxse, ifcm, jhsf, positivo, qualicorp e irani ja vendi shulz, b3sa3 e melk De acordo com ChatGPT: (Eu não dei doublecheck, qualquer correção, me avisem) Quote Setor Bancário e Financeiro: BBAS (Banco do Brasil) BMG (Banco BMG) Pine (Banco Pine) CXSE (Caixa Seguridade) IFCM (Investimentos financeiros) Itaúsa Energia e Petróleo: Petrobras Brava Energia Auren Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) Mineração e Siderurgia: Vale CMIN (CSN Mineração) Gerdau Goau (Metalúrgica Gerdau) Agroindústria: Agro (Brasil Agro) Raízen Cozan Jalles Consumo e Varejo: Magalu (Magazine Luiza) CVC (Turismo e viagens) Marcopolo (Transportes e ônibus) Vamos (Locação de veículos e máquinas pesadas) Tecnologia e Educação: Positivo (Tecnologia e eletrônicos) Saúde e Seguros: Qualicorp (Planos de saúde) Papel e Celulose: Irani Imóveis e Construção: JHSF (Empreendimentos imobiliários e shoppings) Indústria Diversificada: AZEV3 (Azevedo e Travassos – Construção e infraestrutura) Amigo, você vai ter um trabalho separando o joio do trigo nesse seu portfólio. E qual o sentido de ter GGBR e GOAU na carteira? É o mesmo que ter Itau e itausa. Muita exposição desnecessária, ao meu ver. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ademilton Carvalho Postado 19 horas atrás Compartilhar Postado 19 horas atrás 15 horas atrás, Eddy Paulini disse: Bom dia, @Ademilton Carvalho ! Apenas complementando nosso amigo @Matheus Passos Silva quanto a sua dúvida. Outro detalhe que podemos nos deparar neste caso que citou além da possibilidade de não existir a diversificação, é a exposição maior aos setores o que pode gerar desequilíbrio. Quanto mais empresas temos em um mesmo setor, maiores as chances de termos mais dinheiro do que deveria naquele setor. Além disso, é um aumento de exposição ao risco não sistemático. Imagine que em 30 ações da carteira, 20 sejam bancos e 10 sejam do setor de energia. Em um cenário onde possivelmente afete os bancos como, por exemplo, altos índices de inadimplência, o aumento do PDD aumenta e isso prejudica os bancos. E no nosso exemplo de carteira, mais de 50% da mesa vai sofrer. Espero que agregue um pouco ao tema! Concordo totalmente, Eddy. Mais empresas de um setor podem e costumam gerar exposição perniciosa no setor investido. Mas, porém, contudo, no entanto, todavia... Mais empresas podem e costumam gerar diversificação! E, assim como eu achei irreal o exemplo do @Matheus Passos Silva, o seu exemplo está ainda mais idílico. Segue minha resposta para ele: 18 minutes ago, Ademilton Carvalho disse: Você é um sujeito muito sensato, Matheus, receio ter que discordar de você. Seis ações por Setor!!? Você realmente acredita que isso é possível? Eu ainda disse talvez fosse possível... mas não nessa medida. Acho possível ele ter até 8 em empresas do mesmo setor e que esse setor seja o varejo, porem dificilmente vejo as outras 22 empresas estando em menos de 6 setores. Posso tá errado. Deve ter um louco aí fora, mas aqui na AUVP... Improvável. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ademilton Carvalho Postado 19 horas atrás Compartilhar Postado 19 horas atrás 13 horas atrás, Cliscerio Cavalcante Uchoa disse: Eu discordo sobre mesmo setor não é diversificação. Tenho 3 de energia, de 2021 pra 2025 hove uma grande diferença de crescimento. Uma subiu 170% outra 80% outra 50%. Logico q em crise todas vão cair, mas caem em proporções diferentes. Logico não bemos qual vai ter o melhor resultado por isso a diversificação. Tenho 20 ações e tento sempre manter o equilibrio entre elas. Amigo, se você investe em empresas que brigam pelo mesmo market share isso não é diversificação. Se você investe empresas exposta aos mesmo risco, isso não é diversificação. Se você investe em empresas que atuam com o mesmo produto, isso não é diversificação. Ex.: Suas empresas do setor elétrico, elas podem não brigar ano a ano pelo market share, mas elas tem que ganhar um leilão de décadas em décadas para obter uma concessão de operação em determinada região, fato que é muitíssimo celebrado por elas. Sobre os risco: cito o risco fiscal. Do dia para noite pode ocorrer do governo tributar o setor e as empresas serão prejudicadas como um todo. Já o produto, eletricidade: tá certo que não tem como escolher a "marca" da eletricidade que vem para sua casa. Mas digamos que você tem uma distribuidora de energia que atua com placas solares e outra não, se o mercado de energia solar avança, a sua distribuidora vai sentir certo aperto. Tudo isso é exemplo, há exceções e muitos 'se's aí no meio, porém deu para pegar a ideia. Apostar em múltiplas empresas de um único setor não vai de acordo com a diversificação. Para mim, diversificar significa proteger e não criar oportunidade de lucro. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ademilton Carvalho Postado 19 horas atrás Compartilhar Postado 19 horas atrás 13 horas atrás, Eli Sousa disse: Opa... então bora lá ?! hehehehe Não vou entrar no tema amplo do tópico, gostaria de focar apenas nessa parte de ter algumas empresas do mesmo setor na carteira. Eu confesso que tenho dificuldades em aceitar essa parte em específico e vou descorrer sobre isso. Digamos que numa carteira de 12/15 papéis, o investidor tem 3 ou 4 ações de empresas do setor financeiro, por exemplo, e no total ela tem 4 ou 5 setores representados na sua carteira, se o investidor tiver cuidado para que a soma das ações do setor financeiro não ultrapasse o limite estratégico, digamos que o investidor estipule que o máximo de exposição ao setor é 25% da carteira e desses ele divide entre as empresas que escolheu, eu entendo que está havendo uma diversificação sim, ele tem vários setores na carteira. Penso que, no exemplo dado, se a carteira possuir apenas 1 empresa do setor financeiro, podemos ter a situação do setor estar bem, mas a empresa selecionada não, sendo que se houvesse +1 empresa do mesmo setor diluimos o risco das empresas (não do setor). Claro que ao diluir o risco dilui-se também a rentabilidade, mas me parece que essa é a ideia da diversificação. Muito bem apontado. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Matheus Passos Silva Postado 16 horas atrás Compartilhar Postado 16 horas atrás 16 horas atrás, Eli Sousa disse: Opa... então bora lá ?! hehehehe Não vou entrar no tema amplo do tópico, gostaria de focar apenas nessa parte de ter algumas empresas do mesmo setor na carteira. Eu confesso que tenho dificuldades em aceitar essa parte em específico e vou descorrer sobre isso. Digamos que numa carteira de 12/15 papéis, o investidor tem 3 ou 4 ações de empresas do setor financeiro, por exemplo, e no total ela tem 4 ou 5 setores representados na sua carteira, se o investidor tiver cuidado para que a soma das ações do setor financeiro não ultrapasse o limite estratégico, digamos que o investidor estipule que o máximo de exposição ao setor é 25% da carteira e desses ele divide entre as empresas que escolheu, eu entendo que está havendo uma diversificação sim, ele tem vários setores na carteira. Penso que, no exemplo dado, se a carteira possuir apenas 1 empresa do setor financeiro, podemos ter a situação do setor estar bem, mas a empresa selecionada não, sendo que se houvesse +1 empresa do mesmo setor diluimos o risco das empresas (não do setor). Claro que ao diluir o risco dilui-se também a rentabilidade, mas me parece que essa é a ideia da diversificação. Oi Eli, Eu concordo com você, e me atrevo (rsrsrs) a dizer que você na verdade está reforçando meu ponto. "está havendo uma diversificação sim, ele tem vários setores na carteira" Aqui é que está o lance: a diversificação vem não necessariamente do número de ações (que foi o que falei no meu ponto anterior), mas sim em setores. Ou seja, se a pessoa investir em setores diferentes, aí sim tem diversificação. Por isso mesmo que eu disse que se a pessoa tem 6 empresas de um mesmo setor, isso não necessariamente significa diversificação. Além disso, vale lembrar que determinados setores contêm "subsetores", se é que posso dizer assim. E aí chegamos ao segundo ponto: "se houvesse +1 empresa do mesmo setor diluimos o risco das empresas (não do setor)" Novamente, entendo que você acaba reforçando meu ponto. Pode haver setores com subsetores que têm suas especificidades bem específicas (perdoe-me pela redundância, que é proposital). O @Cliscerio Cavalcante Uchoa trouxe o exemplo do setor elétrico (geração, transmissão, distribuição). Mas vamos pensar o setor bancário: será que é possível estabelecer subsetores do mesmo jeito? Eu tendo a achar que não: pra mim, os bancos poderão públicos-alvo distintos, mas me parece que a "essência" é a mesma pra todos - o que não me parece ser o caso do setor elétrico. Por isso que entendo que ter mais de uma ação do mesmo setor não necessariamente equivale à diversificação. Ao contrário, pode gerar problemas caso o setor caia se não houver essa "subsetorização" que citei acima. Acho que é por isso, inclusive, que aprendemos no curso a primeiro escolher os setores (e eventuais subsetores), porque são eles que irão gerar a diversificação - e não necessariamente o número de ações. Vamos que vamos 🚀 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Matheus Passos Silva Postado 15 horas atrás Compartilhar Postado 15 horas atrás 16 horas atrás, Lucas Batista Do Amaral disse: haha cara n sei como vcs conseguem ter tanto ticker, eu tenho 11 empresas, e as vezes acho q exagerei. N sei se adianta ter esse volume de trabalho se vc acaba tendo quase etf . Fora que o volume de aportes que eu faço, com mais do que eu tenho, iria comprando tão pingado no fracionado, q perderia oportunidades muito boas Oi Lucas, Esse é outro ponto bem relevante e concordo com você: é necessário não apenas escolher setores, mas também definir o número de empresas em relação ao patrimônio. Isto é uma tarefa que estou fazendo agora, ao corrigir minha carteira. No meu caso, por exemplo, o Matheus pré-AUVP tinha 49 ativos (incluindo ações ON, PN e UNIT, BDRs e FIIs, excluindo renda fixa - falei e saí correndo). Após a primeira "peneira" pós-AUVP, reduzi pra 25. E agora, na segunda peneirada, estou reduzindo ainda mais (por enquanto 12 ações e 6 FIIs - todo o restante está congelado). Trabalheira... Mas vamos que vamos 🚀 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Matheus Passos Silva Postado 15 horas atrás Compartilhar Postado 15 horas atrás 4 horas atrás, Ademilton Carvalho disse: Você é um sujeito muito sensato, Matheus, receio ter que discordar de você. Seis ações por Setor!!? Você realmente acredita que isso é possível? Eu ainda disse talvez fosse possível... mas não nessa medida. Acho possível ele ter até 8 em empresas do mesmo setor e que esse setor seja o varejo, porem dificilmente vejo as outras 22 empresas estando em menos de 6 setores. Posso tá errado. Deve ter um louco aí fora, mas aqui na AUVP... Improvável. Oi Ademilton, Foi só um exemplo rsrsrs. Concordo com você! 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Eddy Paulini Postado 11 horas atrás Compartilhar Postado 11 horas atrás 7 horas atrás, Ademilton Carvalho disse: Concordo totalmente, Eddy. Mais empresas de um setor podem e costumam gerar exposição perniciosa no setor investido. Mas, porém, contudo, no entanto, todavia... Mais empresas podem e costumam gerar diversificação! E, assim como eu achei irreal o exemplo do @Matheus Passos Silva, o seu exemplo está ainda mais idílico. Segue minha resposta para ele: Uma diversificação pode sim existir mas ainda com riscos. Tem a competição pelo mesmo marketshare que pode ocorrer mesmo com o foco maior de cada empresa ser diferente. Um banco pode ter foco em contas para PJ, mas não significa que ele não tenha oferta de contas para PF. Um outro banco que tenha a mesma ênfase ou até diferente (dê mais foco nas contas para PF do que para PJ) estarão disputando por clientes em comum, mesmo que em menor escala. E para mim isso é relevante. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Eli Sousa Postado 11 horas atrás Compartilhar Postado 11 horas atrás (edited) Oi @Matheus Passos Silva, Na B3 as empresas estão classificadas em setor, subsetor e segmento, alguns setores não tem tantas subdivisões, mas no caso do setor financeiro temos bastante opções de subclassificações: Setor: Financeiro ├── Subsetor: Intermediários Financeiros │ ├── Segmento: Bancos │ ├── Segmento: Corretoras │ ├── Segmento: Sociedades de Crédito │ ├── Subsetor: Serviços Financeiros Diversos │ ├── Segmento: Administradoras de Recursos │ ├── Segmento: Empresas de Pagamento │ ├── Segmento: Consultorias Financeiras │ └── Subsetor: Previdência e Seguros ├── Segmento: Seguradoras ├── Segmento: Previdência Privada ├── Segmento: Resseguros Mas ainda assim, mas reforçando a questão, eu tinha me referido a empresas que possuem a mesmíssima classificação (pensando em bancos mesmo), mas talvez essa minha "tentação" em aceitar empresas que concorrem entre si, tenha a ver por ainda estar "inseguro" na seleção/definição de apenas 1 empresa em segmentos bons (como é o caso dos bancos). Por exemplo, quero ter 1 banco na carteira, mas não é tão fácil decidir qual será o "melhor investimento", e ai vem a tentação de escolher +1. Nesse meu raciocínio se eu tenho +1 banco, se a minha escolha não foi a melhor possível, mas pelo menos eu diluo o risco de ter feito uma "péssima" escolha dentro daquele segmento. (acho que esse é o ponto mais controvérso do meu raciocínio) Quando a escolher papéis de subsetores diferentes ou ainda segmentos, ai eu acho que quase unanimidade que é Ok, né?! Sendo que em alguns subsegmentos só tem samllcaps, mas daria pra ter 1 banco, 1 corretora, 1 seguradora e ralvez 1 resseguradora Editado 10 horas atrás por Eli Sousa 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Matheus Passos Silva Postado 9 horas atrás Compartilhar Postado 9 horas atrás 1 hour ago, Eli Sousa disse: Oi @Matheus Passos Silva, Na B3 as empresas estão classificadas em setor, subsetor e segmento, alguns setores não tem tantas subdivisões, mas no caso do setor financeiro temos bastante opções de subclassificações: Setor: Financeiro ├── Subsetor: Intermediários Financeiros │ ├── Segmento: Bancos │ ├── Segmento: Corretoras │ ├── Segmento: Sociedades de Crédito │ ├── Subsetor: Serviços Financeiros Diversos │ ├── Segmento: Administradoras de Recursos │ ├── Segmento: Empresas de Pagamento │ ├── Segmento: Consultorias Financeiras │ └── Subsetor: Previdência e Seguros ├── Segmento: Seguradoras ├── Segmento: Previdência Privada ├── Segmento: Resseguros Mas ainda assim, mas reforçando a questão, eu tinha me referido a empresas que possuem a mesmíssima classificação (pensando em bancos mesmo), mas talvez essa minha "tentação" em aceitar empresas que concorrem entre si, tenha a ver por ainda estar "inseguro" na seleção/definição de apenas 1 empresa em segmentos bons (como é o caso dos bancos). Por exemplo, quero ter 1 banco na carteira, mas não é tão fácil decidir qual será o "melhor investimento", e ai vem a tentação de escolher +1. Nesse meu raciocínio se eu tenho +1 banco, se a minha escolha não foi a melhor possível, mas pelo menos eu diluo o risco de ter feito uma "péssima" escolha dentro daquele segmento. (acho que esse é o ponto mais controvérso do meu raciocínio) Quando a escolher papéis de subsetores diferentes ou ainda segmentos, ai eu acho que quase unanimidade que é Ok, né?! Sendo que em alguns subsegmentos só tem samllcaps, mas daria pra ter 1 banco, 1 corretora, 1 seguradora e ralvez 1 resseguradora Oi Eli, Fica tranquilo que sua "tentação" é generalizada (me arrisco a dizer hehehe). O ponto é como o Eddy disse em uma outra postagem: um banco pode ser focado mais em PJ e outro mais em PF, mas não quer dizer que também não ofereçam produtos pro tipo de "pessoa" q não é o foco central. De toda forma, uma solução (ao menos especificamente no caso de bancos) poderia ser fazer a divisão setorial mesmo. Se o investidor definir que 15% dos investimentos vai para o setor "banco", talvez ele possa investir em 2-3 bancos diferentes, desde que o somatório não passe os 15% do total... Sempre com o investidor sabendo que a correlação neste caso é elevada, pois, ao investir em 2-3 bancos, um problema conjuntural no setor bancário afetaria todos eles, muito provavelmente de forma semelhante. Vamos que vamos! 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ademilton Carvalho Postado 5 horas atrás Compartilhar Postado 5 horas atrás 10 horas atrás, Matheus Passos Silva disse: Oi Lucas, Esse é outro ponto bem relevante e concordo com você: é necessário não apenas escolher setores, mas também definir o número de empresas em relação ao patrimônio. Isto é uma tarefa que estou fazendo agora, ao corrigir minha carteira. No meu caso, por exemplo, o Matheus pré-AUVP tinha 49 ativos (incluindo ações ON, PN e UNIT, BDRs e FIIs, excluindo renda fixa - falei e saí correndo). Após a primeira "peneira" pós-AUVP, reduzi pra 25. E agora, na segunda peneirada, estou reduzindo ainda mais (por enquanto 12 ações e 6 FIIs - todo o restante está congelado). Trabalheira... Mas vamos que vamos 🚀 Entendo esse sentimento. Felizmente tenho menos ativos para desfazer, alguns são até bons, mas eu preciso de crescimento e minha carteira parece com a de um aposentado. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ademilton Carvalho Postado 5 horas atrás Compartilhar Postado 5 horas atrás 6 horas atrás, Eddy Paulini disse: Uma diversificação pode sim existir mas ainda com riscos. Tem a competição pelo mesmo marketshare que pode ocorrer mesmo com o foco maior de cada empresa ser diferente. Um banco pode ter foco em contas para PJ, mas não significa que ele não tenha oferta de contas para PF. Um outro banco que tenha a mesma ênfase ou até diferente (dê mais foco nas contas para PF do que para PJ) estarão disputando por clientes em comum, mesmo que em menor escala. E para mim isso é relevante. Exatamente. Eu pontuei exatamente isso para um outro colega aqui. A questão é que eu estava defendendo é que: Com 30 ações, O autor do post, muito provavelmente está com a carteira diversificada e em vários setores. E acredito que nisso estamos de acordo. Ele mesmo postou os ativos para analisarmos. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Eddy Paulini Postado 5 horas atrás Compartilhar Postado 5 horas atrás 2 minutes ago, Ademilton Carvalho disse: Exatamente. Eu pontuei exatamente isso para um outro colega aqui. A questão é que eu estava defendendo é que: Com 30 ações, O autor do post, muito provavelmente está com a carteira diversificada e em vários setores. E acredito que nisso estamos de acordo. Ele mesmo postou os ativos para analisarmos. Boa! Até me desculpe que eu quem interpretei mal seu post antes! Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts