Jump to content

Pergunta

Postado
Fala Galera!
Passando pelo módulo de Renda Fixa surgiu uma dúvida nas afirmações abaixo que ainda não ficou clara pra mim, gostaria da ajuda de vocês.

O que são LCI's e LCA's?

a - Letras de Crédito Imobiliário e Letras de Crédito Agrícola, devem ser comparadas com Debêntures incentivadas em termos de rentabilidade, já que as duas são isentas de IR.

b - Letras de Crédito Imobiliário e Letras de Crédito Agrícola, devem ser comparadas com CDB's em termos de rentabilidade, lembrando-se que são isentas de IR.

Náo consegui identificar aonde esta o erro em qualquer uma das afirmações, LCA e LCI devem ter seus rendimentos comparadas a quaisquer outros títulos de RF a fim de verificar sua atratividade, inclusive com outros títulos isentos de IR. Não? Aonde estou comendo bola?
  • Respostas 6
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Postado
Vinícius Moraes Souza estas afirmações estão no vídeo da aula ou são da prova do módulo? De qualquer maneira entendo que a primeira afirmação está correta, pois LCI, LCA e as Debêntures Incentivas são isentas de IR. E a segunda afirmação também entendo que está correta, pois o CDB não é isento de IR, e a LCI e LCA são isentas. Espero ter ajudado.
  • 0
Postado
Vinícius Moraes Souza essa questão foi discutida na live ontem. Está lá gravada... Mas vou fazer minhas observações, pois não marquei nenhuma dessas opções...
A questão da comparação com debênture isenta o Raul já explicou bem na live, então vou passar batido aqui. A comparação com CDB é OK, a meu ver, caso seu objetivo seja investir emprestando para bancos. Você vai comparar com o CDB, ambos são protegidos pelo FGC e as LCIs e LCAs são isentas e você faz o desconto do valor do IR para comparar o rendimento. No meu caso, eu não tive como objetivo emprestar para banco na hora de resolver a questão, mas incentivar o setor imobiliário ou agrícola, seja porque eles são de interesse público, seja porque eles estão aquecidos e podem ser bons pagadores. Assim, eu comparei com CRIs e CRAs, ou seja, emprestar diretamente aos setores sem FGC e com um spread de juros maior, ou usar um banco como intermediário para ter a segurança do FGC e pegar um spread de juros menor.
  • 0
Postado
Eu creio que o mais importante no geral em termos de comparação de investimentos é entender a curva do spread de juros: governo, banco grande, banco pequeno, empresa listada na bolsa, empresa não listada na bolsa. Cada nível desse tem que pagar um pouco mais de juros que o anterior para compensar a diferença de segurança, observando-se a isenção de IR.
×
×
  • Criar novo...