Jump to content
  • 0

Reserva de oportunidade fica como Renda Fixa no Diagrama do Cerrado?

Igor Da Fonseca Silva

Pergunta

Boa noite.

Meu foco é investir em renda variável, mas gostaria de sempre ter um pouco de caixa em algum CDB de liquidez diária para reserva de oportunidade. 

Sendo assim, eu zero a renda fixa no diagrama do cerrado ou deixo ela por volta dos 25% com todo dinheiro aplicado em CDB's de renda diária? O objetivo é sempre achar um momento oportuno para comprar ações ou fundos imboliários com esse capital da renda fixa.

• Brabo 2
Link para compartilhar

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
8 horas atrás, Igor Da Fonseca Silva disse:

Boa noite.

Meu foco é investir em renda variável, mas gostaria de sempre ter um pouco de caixa em algum CDB de liquidez diária para reserva de oportunidade. 

Sendo assim, eu zero a renda fixa no diagrama do cerrado ou deixo ela por volta dos 25% com todo dinheiro aplicado em CDB's de renda diária? O objetivo é sempre achar um momento oportuno para comprar ações ou fundos imboliários com esse capital da renda fixa.

Bom dia, @Igor Da Fonseca Silva !

Apenas complementando nossos amigos.

A primeira coisa a se pensar seria se de fato a reserva de oportunidade faria sentido para quem está construindo patrimônio. Um fator importante a se pensar na reserva de oportunidade é a compensação da reserva Vs aporte. Isto é, pensar se a reserva de oportunidade estará parada em algum lugar esperando o "momento certo". O X da questão é onde essa reserva estaria onde ela rendesse algo e tivesse uma boa liquidez para ser sacada para se aplicar o valor no momento oportuno? Hoje até poderíamos falar do tesouro Selic como você bem citou. Mas e há uns 4 anos atrás quando a Selic estava aos 2%. Perceba que seria um momento onde a reserva estaria se desvalorizando por assim dizer. O mesmo valeria para quando deixamos nas caixinhas de bancos que rendem um percentual do CDI.

Dentro da filosofia do buy and hold nossa estratégia é estar sempre posicionado com aportes regulares em uma carteira com ativos de qualidade. Isso na minha opinião se torna matematicamente mais viável quando estamos construindo nosso patrimônio por estamos com nosso dinheiro sempre em uma posição de mais rendimento que seria nossa carteira. Inclusive até existem estudos que mostram essa matemática da reserva de oportunidade não fecha em comparação com os investimentos constantes no longo prazo.

Vou deixar abaixo para complementar este tema, vou deixar abaixo um estudo realizado onde foi feito um comparativo com duas estratégia: DCA (Dollar-Cost Average) que foram aportes regulares realizados em um período e o Buy the Dip ("Comprar na baixa") onde fora tentado realizar compras em momento de baixa que se julgavam ser os melhores no mesmo período.

image.png.c083d2878aa20800f44cfad67d7c910a.png

Além disso, na minha opinião deixar de investir na renda fixa como você coloca em sua estratégia traz alguns riscos. O primeiro é a falta de diversificação. O segundo é o risco em si da renda variável que na prática não tem garantias, o que acarreta em que quanto mais exposição em renda variável, maiores as chances de se ter mais ativos que possam dar problema e/ou maior exposição de patrimônio que pode sangrar. E terceiro é deixar de aproveitar as rentabilidades que a renda fixa pode trazer no longo prazo seguindo o contrafluxo que você aprendeu no módulo 3.

Espero que ajude a refletir!

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 1
2 horas atrás, Igor Da Fonseca Silva disse:

Boa noite.

Olá @Igor Da Fonseca Silva,

Essa vc pode lançar o percentual que quer deixar de reserva de oportunidade juntamente com os outros investimentos, e dps como ativo específico nomear como "reserva de oportunidade" mesmo, pois vc saberá q estará em cdb de liquidez diária.

Entendo q assim é melhor para questão de organização pelo menos, mas não há um modelo padrão... Portanto, faça como melhor lhe aprouver... 😉

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 1
6 horas atrás, Igor Da Fonseca Silva disse:

Boa noite.

Olá Igor,

Só para lembrar que a há quem defenda que a ideia de "reserva de oportunidade" pode não valer a pena. Isto porque:

• O investidor deixa o dinheiro parado
    • Mesmo você dizendo que deixará em um CDB de liquidez diária (indexado ao CDI), é possível que você acabe perdendo rendimento em longo prazo - especialmente quando as taxas de juros caírem.
  • O investidor nunca saberá quando será "a melhor oportunidade"
    • É impossível saber se aquilo que é "um bom preço" hoje efetivamente será no futuro ou não.

Por isso a ideia por trás do curso de se fazerem aportes constantes (mensais), "compensando" um mês em que o ativo estava mais caro com outro em que o ativo estava mais barato.

Não é recomendação do que fazer, mas sim para você refletir sobre o assunto.

Espero ter ajudado!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 1
1 hora atrás, Matheus Passos Silva disse:

Olá Igor,

Só para lembrar que a há quem defenda que a ideia de "reserva de oportunidade" pode não valer a pena. Isto porque:

• O investidor deixa o dinheiro parado
    • Mesmo você dizendo que deixará em um CDB de liquidez diária (indexado ao CDI), é possível que você acabe perdendo rendimento em longo prazo - especialmente quando as taxas de juros caírem.
  • O investidor nunca saberá quando será "a melhor oportunidade"
    • É impossível saber se aquilo que é "um bom preço" hoje efetivamente será no futuro ou não.

Por isso a ideia por trás do curso de se fazerem aportes constantes (mensais), "compensando" um mês em que o ativo estava mais caro com outro em que o ativo estava mais barato.

Não é recomendação do que fazer, mas sim para você refletir sobre o assunto.

Espero ter ajudado!

Bom dia, uma dúvida, não existem momentos que são oportunidades nítidas como as quedas da pandemia? Se não me engano no curso o Raul disse que deixa bastante reserva de oportunidade

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 1
33 minutes ago, Lucas Tolentino disse:

Bom dia, uma dúvida, não existem momentos que são oportunidades nítidas como as quedas da pandemia? Se não me engano no curso o Raul disse que deixa bastante reserva de oportunidade

Oi Lucas,

Sim, o Raul "das antigas" falava em reserva de oportunidade, inclusive ele menciona no curso.

Mas o Raul "atualizado" (rsrsrs) já diz que não vale a pena porque o dinheiro fica parado, como o Eddy explicou acima.

Espero ter ajudado!

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 1
58 minutes ago, Lucas Tolentino disse:

@Lucas Tolentino,

O problema é oq vc mesmo disse implícito.... 

Existem momentos de oportunidades nítidas sim como a pandemia, mas esses momentos são muito raros e difíceis de acontecer. Pandemia mesmo, é uma por século...

Além do mais, seu poder de compra teria q ser muito grande e pesado pra começar valer a pena, o q normalmente não ocorre com meras sardinhas como nós...

Por isso q nossos amigos @Matheus Passos Silva e @Eddy Paulini lhe disseram oq disseram...

O gráfico do estudo apresentado diz por si mesmo! 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
12 minutes ago, Lucas Tolentino disse:

Bom dia, @Lucas Tolentino !

Existe quando estamos no meio do caos. E para isso, o próprio diagrama do cerrado faz o trabalho de pegarmos oportunidades com dinheiro novo que vamos colocando mensalmente com nossos aportes.

Antigamente ele era mais adepto a ter uma reserva de oportunidade. Mas o Raul do novo testamente defende que dinheiro parado esperando alguma oportunidade aparecer é dinheiro perdendo seu valor e mesmo que aplicado em uma aparente oportunidade, pode ser que o dinheiro não recupere totalmente seu valor pois é impossível prevermos quando será o momento exato para fazer este aporte. 

Inclusive como comentei no post anterior, existem estudos que mostram que uma reserva de oportunidade é menos eficiente do que uma estratégia de aportes constante fazendo um bom preço médio ao longo dos anos.

Espero que tenha ficado claro!

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0

@Eddy Paulini Até o final do curso vou repensar sobre essa posição minha umas 1000 vezes. Apenas um complemento, essa reserva também seria boa para mim no caso do comércio que tenho. Um dinheiro com maior liquidez, me dá um segurança maior em alguns momentos. Mesmo que a empresa tenha seu caixa de emergência, me sinto seguro em ter uma parcela pessoal pronta para aproveitar algo que possa aparecer, seja na tela ou fora dela.

Link para compartilhar

• Criar novo...