Jump to content
  • 0

LCI e LCA, diferença entre Taxa x Taxa eq. CDB

Luiz Gustavo Falcão Pereira

Pergunta

Boa noite pessoal. Eu vendo a aula do modulo 3 do Raul, onde fala sobre os LCI's e LCA's ele explicou, mas eu ainda não entendi. Quando olho as opções de LCI e LCA no BTG (não sei se nos demais eh assim tb), lá informa a Tx de retorno, por exemplo, 98% do CDI e tb informa uma TX eq de CDB, por exemplo, 126% CDI. Afinal o que quer dizer essa diferença de taxa? Qual devo usar pra calcular meu retorno e o pq dessa diferença entre as taxas? Eh pelo fato de ser isento de IR? No caso uma aplicação em LCI com taxa 98%do CDI seria equivalente a um CDB de paga 126,45% do CDI, porém com IR pra descontar? 

• Brabo 2
Link para compartilhar

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
7 horas atrás, Luiz Gustavo Falcão Pereira disse:

Boa noite pessoal. Eu vendo a aula do modulo 3 do Raul, onde fala sobre os LCI's e LCA's ele explicou, mas eu ainda não entendi. Quando olho as opções de LCI e LCA no BTG (não sei se nos demais eh assim tb), lá informa a Tx de retorno, por exemplo, 98% do CDI e tb informa uma TX eq de CDB, por exemplo, 126% CDI. Afinal o que quer dizer essa diferença de taxa? Qual devo usar pra calcular meu retorno e o pq dessa diferença entre as taxas? Eh pelo fato de ser isento de IR? No caso uma aplicação em LCI com taxa 98%do CDI seria equivalente a um CDB de paga 126,45% do CDI, porém com IR pra descontar? 

Bom dia, @Luiz Gustavo Falcão Pereira !

Vamos firmar alguns conceitos antes para melhor entendimento pois você inclusive já deu a resposta!

LCIs e LCAs que são respectivamente as letras de crédito imobiliárias e agrícolas são títulos com finalidades específicas para estes meios. Como é um tipo de investimento no qual o dinheiro é destinado para desenvolvimento e ampliação da economia do país, o governo permite que estes títulos tenham isenção do IR.

Como sabemos, o IR aplicado em nossos investimentos é feito em cima da rentabilidade obtida. Por exemplo: se temos R$1.000 de lucro e uma alíquota de 15% em cima destes 1000, nosso valor rendido líquido é de R$850.

CDBs possuem a dedução do IR ao contrário das LCIs e LCAs. Então aqui podemos concluir que CDBs tem uma dedução no valor rendido pois teremos uma cobrança de um valor de imposto em cima e as LCIs e LCAs nãot em essa cobrança.

Nas plataformas então é comum mostrar uma taxa equivalente. Ou seja, se você aportar um determinado valor em uma LCI de 98% do CDI, para conseguir a mesma rentabilidade em um CDB que terá posteriormente uma dedução do IR, você precisaria investir em um CDB que pagasse pelo menos 126% do CDI.

É um facilitador de comparação. Em suma, se você neste caso não achar um CDB que pague 126% do CDI, o LCI por ser isento pagando em tese um percentual menor, terá uma rentabilidade superior.

Espero que tenha ficado claro!

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• Criar novo...