Jump to content

Recommended Posts

Tudo bem Sardinhas??!! Estou entrando no mundo dos investimentos agora, e essa coisa de corretora online, banco digital é tudo novidade pra mim. Sendo assim me peguei pensando no seguinte: Vou acessar essas plataformas de investimento e fazer as transações tudo online. Com isso eu deveria buscar alguma opção de proteção online? como um antivirus ou algo assim.... Porque sempre estou na rua em wifi compartilhados. E outra questão também é que meu hd vem trazendo arquivos de muitos anos já, penso se não pode haver virus nesses arquivos que possam espionar minhas senhas e meus logins. Preciso buscar algum anti virus pago ou os free já resolveriam o problema? Não Entendo muito sobre computação.

Desde já agradeço quem puder me dar um norte referente ao assunto. Obrigado!!!

• Brabo 3
Link para compartilhar

Boa noite João, tudo bem?

Recomendo que você use um antivírus pago. Os gratuitos geralmente têm uma desvantagem: costumam demorar mais para receber atualizações com as novas “vacinas” em comparação com as versões pagas. Ainda assim, um antivírus gratuito é melhor do que nenhum. Por muito tempo, usei o Avira e o Avast, e ambos funcionaram bem para mim. No entanto, tudo vai depender também de como você usa o seu dispositivo. Lembre-se: só o antivírus — seja ele pago ou gratuito — não garante que você estará 100% protegido, até porque ataques também acontecem em empresas que utilizam antivírus pagos.

Quanto ao uso de redes de internet compartilhadas, minha dica é: evite utilizá-las para acessos críticos, como transações financeiras ou login em contas bancárias. Para outros tipos de acesso, recomendo o uso de uma VPN. Isso ajudará a garantir pelo menos um mínimo de privacidade.

14 minutes ago, João Henrique Scapini disse:

Tudo bem Sardinhas??!! Estou entrando no mundo dos investimentos agora, e essa coisa de corretora online, banco digital é tudo novidade pra mim. Sendo assim me peguei pensando no seguinte: Vou acessar essas plataformas de investimento e fazer as transações tudo online. Com isso eu deveria buscar alguma opção de proteção online? como um antivirus ou algo assim.... Porque sempre estou na rua em wifi compartilhados. E outra questão também é que meu hd vem trazendo arquivos de muitos anos já, penso se não pode haver virus nesses arquivos que possam espionar minhas senhas e meus logins. Preciso buscar algum anti virus pago ou os free já resolveriam o problema? Não Entendo muito sobre computação.

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

31 minutes ago, João Henrique Scapini disse:

Eu só rezo e acredito na segurança dos bancos. Busca ter autenticacao de dois fatores no banco e não entrar em site porcaria na internet. Não vai estar 100% protegido, mas já é uma situação tranquila.

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

9 horas atrás, João Henrique Scapini disse:

Oi João,

De maneira genérica, colocaria os seguintes pontos:

• Acesso em Wi-Fi compartilhado: Wi-Fi públicos, como os de cafés, shoppings ou aeroportos, podem ser menos seguros. Hackers podem usar essas redes para interceptar seus dados, como senhas e informações bancárias.
  • O que fazer:
    • VPN (Rede Privada Virtual): Uma VPN cria um túnel seguro entre seu dispositivo e a internet, protegendo seus dados de olhares curiosos. Existem opções gratuitas e pagas, com as pagas geralmente oferecendo mais velocidade e segurança. É um investimento válido, principalmente se você usa muito Wi-Fi público.
    • Evite transações sensíveis: Se possível, evite acessar suas contas bancárias ou de investimento em redes Wi-Fi públicas. Use seus dados móveis ou espere até chegar em uma rede mais segura.
    • Verifique a rede: Antes de se conectar a um Wi-Fi público, confirme se o nome da rede é o correto. Hackers podem criar redes falsas com nomes parecidos para te enganar.
  • Arquivos antigos e vírus: sim, arquivos antigos podem conter vírus ou malwares que podem roubar suas informações, incluindo senhas.
  • O que fazer:
    • Antivírus é fundamental: Mesmo que seu HD tenha arquivos antigos, é importante ter um antivírus atualizado instalado no seu computador ou celular.
    • Verificações regulares: Faça verificações completas com seu antivírus regularmente para garantir que tudo esteja limpo.
    • Cuidado com downloads: Tenha cuidado ao baixar arquivos da internet. Baixe apenas de fontes confiáveis e sempre verifique os arquivos com seu antivírus antes de abrir.
  • Backup em nuvem: Uma ótima ideia para proteger seus arquivos antigos é fazer um backup em um serviço de nuvem (como Google Drive, OneDrive, Dropbox, etc.). Assim, seus arquivos ficam guardados em um local seguro e você não corre o risco de perdê-los se algo acontecer com seu HD. Além disso, você pode acessá-los de qualquer lugar e dispositivo.
    • Limpeza: Se você tiver arquivos muito antigos e que não usa mais, uma boa opção é deletá-los, após fazer o backup, para evitar qualquer risco desnecessário.

Antivírus pago ou gratuito? Foque em antivírus pago. Você consegue coisa boa por R$ 230 para 5 anos, então não arrisque com gratuito (que muitas vezes pode estar roubando seus dados).

Dicas extras:

• Senhas fortes: Use senhas diferentes e complexas para cada conta. Evite usar senhas óbvias e altere-as regularmente. Use um gerenciador de senhas para guardá-las.
  • Autenticação de dois fatores: Ative a autenticação de dois fatores (2FA) sempre que possível. Isso adiciona uma camada extra de segurança, pedindo um código extra além da senha.
  • Mantenha tudo atualizado: Mantenha seu sistema operacional, aplicativos e antivírus sempre atualizados. As atualizações geralmente corrigem falhas de segurança.
  • Desconfie de links e e-mails suspeitos: Não clique em links de fontes desconhecidas e desconfie de e-mails que pedem informações pessoais ou financeiras.

Se tiver mais alguma dúvida é só chamar!

Espero ter ajudado!

• Brabo 1
Link para compartilhar

Obrigado pela criação desse tópico @João Henrique Scapini, final do ano inclusive fui hakeado via hotmail e consequentemente perdi o meu instagram por estar associado a essa conta e isso me fez repensar sobre segurança e como utilizo meu celular e meu pc.

Na época em que eu jogava via internet (vulgo 4 anos atrás), sempre estava atualizado sobre, porém agora simplesmente não tenho segurança de antivírus no meu computador, nem em meu celular... reforcei tudo somente com a autenticação em dois fatores, sempre utilizando a biometria quando se trata de celular.

@Matheus Passos Silva, você indica algum para PC e para celular? Obrigado pelas dicas em geral, com certeza são muito valiosas referente a segurança web. 

Link para compartilhar

• Criar novo...