Jump to content

Como ensinar minha filha a investir aos 13 anos?"

Recommended Posts

Oi pessoal, sou pai de um casal de filhos, um de 10 e outro de 13 anos, e resolvi começar a ensinar os dois sobre investimentos desde cedo. Quero que meus filhos aprendam e possam construir, no futuro, essa tal de liberdade financeira que todos buscamos.

Recentemente, consegui abrir uma conta para minha filha no Nubank, mas, no Itaú, onde também sou correntista, isso não foi possível. Estou no início dessa jornada, aprendendo sobre onde investir e como começar da forma mais simples. A Caixinha do Nubank parece interessante, mas queria ouvir opiniões de vocês: alguém já usou para ensinar os filhos? Ou recomenda outra alternativa?

Também gostaria de dicas de livros ou materiais voltados para crianças ou adolescentes sobre investimentos e educação financeira. Toda ajuda é bem-vinda!

Obrigado!

• Brabo 2
Link para compartilhar

1 hora atrás, Rodrigo Moraes#9744 disse:

Oi pessoal, sou pai de um casal de filhos, um de 10 e outro de 13 anos, e resolvi começar a ensinar os dois sobre investimentos desde cedo. Quero que meus filhos aprendam e possam construir, no futuro, essa tal de liberdade financeira que todos buscamos.

Recentemente, consegui abrir uma conta para minha filha no Nubank, mas, no Itaú, onde também sou correntista, isso não foi possível. Estou no início dessa jornada, aprendendo sobre onde investir e como começar da forma mais simples. A Caixinha do Nubank parece interessante, mas queria ouvir opiniões de vocês: alguém já usou para ensinar os filhos? Ou recomenda outra alternativa?

Também gostaria de dicas de livros ou materiais voltados para crianças ou adolescentes sobre investimentos e educação financeira. Toda ajuda é bem-vinda!

Obrigado!

Nessa idade eu já quero ter colocado meus filhos pra lerem livros que achei tranquila a leitura e fácil entendimento como pai rico/pai pobre e o homem mais rico da babilônia... 
Eles entendendo os conceitos básicos de poupar, comprar ativos geradores de renda e juros compostos já é um bom inicio. Sobre usar aplicativo pra investimentos na pratica as caixinhas/porquinhos etc dessas contas digitais ja faz um bom trabalho de mostrar esses conceitos na pratica.

• Brabo 3
Link para compartilhar

1 hora atrás, Rodrigo Moraes#9744 disse:

Obrigado!

Olha, vou ser bem simples e direta: é muito difícil educar completamente sobre investimentos nessa época. E isso eu digo pela experiência do meu pai comigo.

Meu pai sempre teve o mesmo pensamento que o seu. Graças a Deus, ele me ensinou a mexer com dinheiro desde muito nova, mesmo que eu não entendesse na hora que estava aprendendo. Não adianta nada jogar um monte de informações ou dizer "você pode ser livre", se eles já estão com a vida tranquila, porque acaba ficando um papo chato e desinteressante.

Meu pai usou uma estratégia de me fazer ter o meu próprio dinheiro, minhas próprias conquistas e me deixar gastar com o que eu quisesse. Assim, eu me interessava em ir à loja nos finais de semana e gastar com jogos de videogame.

Basicamente, meu pai criou uma série de condições em que eu recebia dinheiro ou "prêmios". Se eu tirasse mais de 80% nas minhas notas em duas matérias, podia ganhar algo que eu gostasse. Mas, se eu não atingisse essa porcentagem, perdia o prêmio. Além disso, eu tinha algumas obrigações, como varrer a varanda, cuidar dos animais, entre outras tarefas diárias. Cada tarefa tinha um valor, mas se eu descumprisse, a penalidade era o dobro do que eu iria receber. Meu pai me fez assinar um contrato aos 10 anos (quando pedi um cachorro), onde todas as minhas responsabilidades estavam descritas. E ele era rigido quanto ao contrato.

Sobre investimentos, outro dia vi um vídeo em que os pais fazem um programa de investimentos. O sistema é bem parecido. Os filhos recebem um pagamento mensal pelas tarefas que realizam, e os pais perguntam: "quanto você quer investir?". Eles oferecem três opções de investimento com prazos e taxas diferentes, tudo explicado de forma simples, como: "1 semana, 1% a mais; 1 mes, 10%; ou 1 ano, 50%". Os filhos têm a opção de escolher onde investir, e o resgate só acontece no final do prazo estipulado, fazendo o dinheiro crescer.

Na minha opinião, deixar eles com o próprio dinheiro é a melhor forma. Antes de aprender a investir, é importante aprender sobre dinheiro, sobre o valor do dinheiro, sobre o que ele pode proporcionar. E isso só se aprende com o próprio dinheiro, usando-o para diversão, doces, saídas. (Se você se preocupa com a quantidade, eu nunca ganhei mais de 100 reais por mês, o que me fazia ter que juntar para comprar também).

Aproveita que sua filha mais velha está chegando aos 15 anos, quando começam as saídas com as amigas, festas de 15 anos... O importante é você parar de comprar as coisas que são apenas desejos dela (maquiagem, produtinhos de cabelo, pele, roupas, jogos, doces) e passar esses gastos para ela.

• Brabo 4
Link para compartilhar

2 horas atrás, Rodrigo Moraes#9744 disse:

Obrigado!

E digo mais: não adianta nada tentar forçar conhecimento neles. Quantas coisas já lemos, ouvimos e assistimos e não absorvemos absolutamente nada? O mesmo vale para eles.

O interesse tem que vir de dentro, e o seu objetivo é despertar isso neles.

Não adianta enfiar vídeos, porque eles vão assistir sem realmente absorver. Ler livros? Pior ainda. Podem até te fazer um resumo, fazer prova, mas quantas vezes a gente não passa dias estudando para uma prova e logo em seguida esquece até o básico da matéria?

É por isso que eu acredito na formação de interesse. Já passei horas e horas sentada perto da minha família, ouvindo eles falarem, inclusive comigo, eu respondendo, mas com a cabeça na lua. Mas quando o interesse é despertado, eles irão buscar conhecimento de forma ativa

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

Boa tarde, eu abri uma conta no inter e investi um pequeno valor para meu filho de 11 anos, depois de um tempo eu mostrei para ele o valor e quanto ja tinha rendido, foi ai que despertei nele a ideia de poupar, mostrando o resultado. Porem agora ta dificil fazer ele gastar o dinheiro dele, mais com o tempo ele vai aprender usar, a poupar  ja ta no caminho..

• Brabo 3
  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar

Opa, Rodrigo..

Que bacana querer passar isso para os seus filhos.., parabens pela atitude..

não sei se essa é a sua ideia, mas, lendo a sua pergunta me veio uma recordação que acho que deveria ser compartilhada com todos e venho aqui te dar como sugestão de algo que foi aplicado e deu muito certo..

de maneira bem simples: pague um salario para os seus filho e faça com que eles tenham a responsabilidade de te pagar em cada vencimento (dependendo, pode usar notas de brinquedo só para que eles comecem a se familiarizar, caso nao tenham muito contato com dinheiro)

exemplo:
salario: 2k
escola 1k
inglês 600
lanche 300

escola vence todo dia 10
inglês todo dia 15
lanchonete todo dia 30

nessas datas eles vao até voce para te pagar

sobrou 100 reais, esse valor serve para eles terem os prazeres, porem, com essa sobra, voce consegue ensina-los da importância de guardar para uma emergência, ou para conquistar algo que eles desejem..
voce consegue todo final de mes, sentar com eles e ver quanto sobrou, com oq gastaram e assim, além de se aproximar mais, ainda consegue ensina-los..

espero ter ajudado..

• Brabo 2
Link para compartilhar

2 horas atrás, Daniel Correa Silveira disse:

Filho com 16 e filha acabou de fazer 14 anos.

Faço uma troca com eles... mando um "x" por semana para uma conta investimento deles (C6 Yellow) e a cada "y"  acumulado dou a opção de decidirem entre deixar os juros compostos operando sua mágica ou meter grana em algum "negócio" de adolescente (sem apostas e sem ilícitos).

A troca envolve que assistam "ativamente" videos que eu envio sobre Ed. Financeira ou Empreendedorismo, que leiam algum artigo na temática e façam um resumo do que foi entendido e falem do que acharam simples e do que ficou mais confuso... $$ só depois de conhecimento testado rsrsrsrs

Estou pensando agora na melhor maneira de aumentar um pouco a complexidade, apresentar outros investimentos fora dos limites da conta pra adolescente que eles usam, etc.

Que massa mano! Eu faço o mesmo com os meus... porém eles ainda não tem acesso porque são muito novinhos.
Só o rapaz mais velho que tem 11 anos, a outra tem 7 e o outro tem 3... 

Jogo a mesada deles lá no C6 Yellow e boto do cdbzim que eles tem lá...

Jaja eu vou adotar esse mesmo role ai deles começarem a decidir eu já falo pra eles o quão bom é guardar e pensar sempre no futuro e não no momento atual...

Vou tentar seguir essa linha, boas dicas!

• Brabo 4
Link para compartilhar

Eu realmente não sei se o que vou dizer vai ter muito peso já que meus filhos são muito pequenos (3 e 1 anos), mas sinto que, como alguém disse, antes de mostrar investimentos, certas virtudes devem ser garantidas: prudência, temperança, disciplina de fazer cada coisa em seu tempo certo... Não sei se é o caso de seus filhos, mas quando penso em como eu faria pra introduzí-los em uma educação financeira, eu começaria por garantir que eles tenham essas virtudes através de prêmios e punições como também já foi dito. E uma vez que entendam o que é trabalho, justeza do pago pelo serviço feito, o valor de não antecipar desejos e também o valor de poder comprar o que se deseja, aí sim acho que começaria a fazê-los ler, ver vídeos e estudar mais seriamente, a depender da idade também...

• Brabo 2
Link para compartilhar

4 horas atrás, Daniel Correa Silveira disse:

Filho com 16 e filha acabou de fazer 14 anos.

Faço uma troca com eles... mando um "x" por semana para uma conta investimento deles (C6 Yellow) e a cada "y"  acumulado dou a opção de decidirem entre deixar os juros compostos operando sua mágica ou meter grana em algum "negócio" de adolescente (sem apostas e sem ilícitos).

A troca envolve que assistam "ativamente" videos que eu envio sobre Ed. Financeira ou Empreendedorismo, que leiam algum artigo na temática e façam um resumo do que foi entendido e falem do que acharam simples e do que ficou mais confuso... $$ só depois de conhecimento testado rsrsrsrs

Estou pensando agora na melhor maneira de aumentar um pouco a complexidade, apresentar outros investimentos fora dos limites da conta pra adolescente que eles usam, etc.

Boa estratégia!

Link para compartilhar

4 horas atrás, Yasmin Yasi Ribeiro Rodrigues disse:

Olha, vou ser bem simples e direta: é muito difícil educar completamente sobre investimentos nessa época. E isso eu digo pela experiência do meu pai comigo.

Meu pai sempre teve o mesmo pensamento que o seu. Graças a Deus, ele me ensinou a mexer com dinheiro desde muito nova, mesmo que eu não entendesse na hora que estava aprendendo. Não adianta nada jogar um monte de informações ou dizer "você pode ser livre", se eles já estão com a vida tranquila, porque acaba ficando um papo chato e desinteressante.

Meu pai usou uma estratégia de me fazer ter o meu próprio dinheiro, minhas próprias conquistas e me deixar gastar com o que eu quisesse. Assim, eu me interessava em ir à loja nos finais de semana e gastar com jogos de videogame.

Basicamente, meu pai criou uma série de condições em que eu recebia dinheiro ou "prêmios". Se eu tirasse mais de 80% nas minhas notas em duas matérias, podia ganhar algo que eu gostasse. Mas, se eu não atingisse essa porcentagem, perdia o prêmio. Além disso, eu tinha algumas obrigações, como varrer a varanda, cuidar dos animais, entre outras tarefas diárias. Cada tarefa tinha um valor, mas se eu descumprisse, a penalidade era o dobro do que eu iria receber. Meu pai me fez assinar um contrato aos 10 anos (quando pedi um cachorro), onde todas as minhas responsabilidades estavam descritas. E ele era rigido quanto ao contrato.

Sobre investimentos, outro dia vi um vídeo em que os pais fazem um programa de investimentos. O sistema é bem parecido. Os filhos recebem um pagamento mensal pelas tarefas que realizam, e os pais perguntam: "quanto você quer investir?". Eles oferecem três opções de investimento com prazos e taxas diferentes, tudo explicado de forma simples, como: "1 semana, 1% a mais; 1 mes, 10%; ou 1 ano, 50%". Os filhos têm a opção de escolher onde investir, e o resgate só acontece no final do prazo estipulado, fazendo o dinheiro crescer.

Na minha opinião, deixar eles com o próprio dinheiro é a melhor forma. Antes de aprender a investir, é importante aprender sobre dinheiro, sobre o valor do dinheiro, sobre o que ele pode proporcionar. E isso só se aprende com o próprio dinheiro, usando-o para diversão, doces, saídas. (Se você se preocupa com a quantidade, eu nunca ganhei mais de 100 reais por mês, o que me fazia ter que juntar para comprar também).

Aproveita que sua filha mais velha está chegando aos 15 anos, quando começam as saídas com as amigas, festas de 15 anos... O importante é você parar de comprar as coisas que são apenas desejos dela (maquiagem, produtinhos de cabelo, pele, roupas, jogos, doces) e passar esses gastos para ela.

Boas sugestões Yasmin.

Ensinar sobre investimento pra crianças não tem receita. Cada filho é diferente, e a gente vai aprendendo no caminho. Quero mostrar opções, ajudar a entender o valor das coisas, mas deixar que eles descubram o próprio jeito. No fundo, educar é isso: crescer junto.

• Brabo 1
Link para compartilhar

3 horas atrás, Henrique Magalhães disse:

Eu nao tenho filho, mas tenho minhas sobrinhas. Umas das coisas que faço com elas, foi orientar a organização, quanto elas ganham e o que elas querem (metas)... a danada da mais novinha ja comprou um celular sozinha, e esta guardando dinheiro pra viajar.... o tempo deles aprenderam é bem diferente, e eles vao muito pelo exemplo dos adultos.

Va bem de boa com as crianças, ela vao acabar indo mais pelo exemplo, neste inicio

Total Henrique! Vou devagar, mas já vou plantando. Boa!

• Brabo 1
Link para compartilhar

3 horas atrás, Willian Amado disse:

Opa, Rodrigo..

Que bacana querer passar isso para os seus filhos.., parabens pela atitude..

não sei se essa é a sua ideia, mas, lendo a sua pergunta me veio uma recordação que acho que deveria ser compartilhada com todos e venho aqui te dar como sugestão de algo que foi aplicado e deu muito certo..

de maneira bem simples: pague um salario para os seus filho e faça com que eles tenham a responsabilidade de te pagar em cada vencimento (dependendo, pode usar notas de brinquedo só para que eles comecem a se familiarizar, caso nao tenham muito contato com dinheiro)

exemplo:
salario: 2k
escola 1k
inglês 600
lanche 300

escola vence todo dia 10
inglês todo dia 15
lanchonete todo dia 30

nessas datas eles vao até voce para te pagar

sobrou 100 reais, esse valor serve para eles terem os prazeres, porem, com essa sobra, voce consegue ensina-los da importância de guardar para uma emergência, ou para conquistar algo que eles desejem..
voce consegue todo final de mes, sentar com eles e ver quanto sobrou, com oq gastaram e assim, além de se aproximar mais, ainda consegue ensina-los..

espero ter ajudado..

Bem interessante Willian. Vou pensar muito sobre isso. Excelente estratégia.

• Brabo 1
Link para compartilhar

Tenho uma ideia diferente para você, porque acredito que nossos colegas já devem ter dito ótimas ideias sobre investimentos diretamente.

Tá familiarizada com o ditado das tâmaras?

"Quem planta tâmaras não colhe tâmaras"

O conto completo é esse:

Conta-se que certa vez um senhor de idade avançada plantava tâmaras no deserto quando um jovem o abordou perguntando: “Mas por que o senhor perde tempo plantando o que não vai colher?”. O senhor virou a cabeça e, calmamente, respondeu: “Se todos pensassem como você, ninguém colheria tâmaras”

Aonde eu quero chegar. Plante uma árvore com ela, frutífera de preferência e que cresça rápido. Crianças tem um pensamento muito imediatista e não deve entender como 'plantar para o futuro' é valioso. De tempos em tempos vá visitando o pé e deixe que ela perceba a passagem do tempo e, com o tempo, ela deve se pegar pensando em como algo que ela nem esperava ver em alguns anos já vai estar maior do que ela e dando frutos deliciosos.

Você pode mostrar que aquela árvore vai viver mais que você ou ela ou talvez até os filhos dela.

Quando ela tiver uns 18,19 anos, a ideia de continuar o seu legado de onde você parou deve fazer com que ela se torne uma bela de uma investidora.

Eu cresci em um sítio e embora ninguém tenha feito essa analogia para mim, eu sempre tive na minha cabeça que plantar um pomar era uma ideia incrível, pois, não lembro com qual idade, eu vi e ajudei minha mãe a plantar uma trepadeira que ela queria que cobrisse o muro da frente de casa. Ela colocou apenas algumas mudinha e falou que demoraria alguns anos para que ela tomasse conta do muro. Eu fiquei estupefato com aquela informação e bem desacreditado, mas tá lá até hoje o muro e uma trepadeira que ganhou conta de tudo ao redor. Teve outras árvore também que eu ajudei a plantar ou vi crescer, mas essa foi a primeira.

• Brabo 4
Link para compartilhar

16 horas atrás, Thiago Moreira Borges disse:

Nessa idade eu já quero ter colocado meus filhos pra lerem livros que achei tranquila a leitura e fácil entendimento como pai rico/pai pobre e o homem mais rico da babilônia... 
Eles entendendo os conceitos básicos de poupar, comprar ativos geradores de renda e juros compostos já é um bom inicio. Sobre usar aplicativo pra investimentos na pratica as caixinhas/porquinhos etc dessas contas digitais ja faz um bom trabalho de mostrar esses conceitos na pratica.

@Thiago Moreira Borges já viu que tem uma versão do Pai Rico, Pai Pobre para jovens?

• Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

18 horas atrás, Rodrigo Moraes#9744 disse:

Obrigado!

Recomendo ensinar de forma lúdica, não focar exatamente como as coisas são.

Afinal estamos falando de uma criança que merece ter sua época de infância tendo poucas preocupações com o futuro.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...