Jump to content
  • 0

Configuração da carteira

José França

Pergunta

Boa noite pessoal, 

Eu estou com uma dúvida mas antes queria colocar um pouco sobre o meu contexto. Eu tenho um valor reservado no qual pretendia comprar um imóvel este ano, dado o cenário atual eu pensei aproveitar as altas taxas de juros e investir o valor para esperar um próximo ciclo de baixa de forma que o as taxas de financiamento também fiquem menor.

Dito isso, estou com uma parte desde dinheiro, aproximadamente 150 mil para investir no BTG, porém não esta claro como devo montar minha carteira.

Comecei a montar minha carteira desta forma, colocando os itens na lista de ativos de forma mais genérica, para quando eu fizer um novo aporte o sistema já indiciar em que categoria devo destinar.

Screenshot2025-01-15at19_38_01.png.78dc85c2a7cada6979c467f04d23fee7.png

Então gostaria de saber se faz sentido colocar uma seção geral para Bancários, por exemplo, para quando eu for fazer um novo aporte o sistema já me mostrar o valor que preciso colocar nesta categoria e depois eu crio um item especifico com a mesma nota ou com nota alterada caso.

Mesma dúvida se aplica para Mercado secundário, devo deixar uma categoria especifica, de forma a deixar uma parte do dinheiro disponível para alguma oportunidade que apareça?

Outra dúvida que tenho é em relação ao Tesouro pré, na minha cabeça não faz muito sentido pegar um tesouro pré a 15% se aparecer um CDB pagando mais para o mesmo vencimento de um emissor seguro, tem alguma vantagem que não estou vendo tirando a marcação ao mercado?

• Brabo 2
Link para compartilhar

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
12 horas atrás, José França disse:

Boa noite pessoal, 

Eu estou com uma dúvida mas antes queria colocar um pouco sobre o meu contexto. Eu tenho um valor reservado no qual pretendia comprar um imóvel este ano, dado o cenário atual eu pensei aproveitar as altas taxas de juros e investir o valor para esperar um próximo ciclo de baixa de forma que o as taxas de financiamento também fiquem menor.

Dito isso, estou com uma parte desde dinheiro, aproximadamente 150 mil para investir no BTG, porém não esta claro como devo montar minha carteira.

Comecei a montar minha carteira desta forma, colocando os itens na lista de ativos de forma mais genérica, para quando eu fizer um novo aporte o sistema já indiciar em que categoria devo destinar.

Screenshot2025-01-15at19_38_01.png.78dc85c2a7cada6979c467f04d23fee7.png

Então gostaria de saber se faz sentido colocar uma seção geral para Bancários, por exemplo, para quando eu for fazer um novo aporte o sistema já me mostrar o valor que preciso colocar nesta categoria e depois eu crio um item especifico com a mesma nota ou com nota alterada caso.

Mesma dúvida se aplica para Mercado secundário, devo deixar uma categoria especifica, de forma a deixar uma parte do dinheiro disponível para alguma oportunidade que apareça?

Outra dúvida que tenho é em relação ao Tesouro pré, na minha cabeça não faz muito sentido pegar um tesouro pré a 15% se aparecer um CDB pagando mais para o mesmo vencimento de um emissor seguro, tem alguma vantagem que não estou vendo tirando a marcação ao mercado?

Bom dia, @José França !

Nessa parte específica de renda fixa não tem uma regra ao certo de como fazer. Podemos lançar tudo título a título como também podemos fazer alguns agrupamentos assim como você fez. 

Alguns pontos que acho válido destacar aqui para te ajudar. Primeiro, vamos falar dos ônus e bônus de cada modelo:

Títulos agrupados

Vantagens: a visualização é mais simplificada pois teremos menos linhas lançadas para controlar. Lembrando que podemos fazer diversos tipos de agrupamentos e uma combinação de vários modelos (agrupar por indexadores, títulos com e sem cobertura do FGC, etc).

Desvantagens: a depender da forma que fizer um agrupamento para deixar mais simplificado, pode ser que alguns pontos não sejam considerados como vencimentos, títulos cobertos ou não pelo FGC, dentre outros. Deixa de ter uma visão mais detalhada.

Títulos separados

Vantagens: visualização mais detalhada podendo incluir vencimento de cada título, taxa que cada um tem, etc. Nível de detalhe realmente mais alto.

Desvantagens: dá um trabalhinho a mais na hora de atualizar pois quando for atualizar os valores de cada título com o que já rendeu, tem mais linhas para fazer o lançamento.

Apenas a título de curiosidade, eu lanço aqui tudo separado pois gosto deste nível de detalhamento.

Outro ponto que eu levantaria aqui para ponderar é que não existe necessariamente um regra sobre o que deveremos ter de renda fixa. Na prática não existe algo implícito sobre termos X% em tesouro, Y% em CDB, Z% em IPCA+, etc. Sempre vamos investir pensando no contrafluxo e acho importante fazer uma boa análise de risco X retorno no dia do aporte. Pois em alguns momentos, podemos nos deparar com (cenário hipotético) o diagrama sugerindo um aporte no tesouro de acordo com o agrupamento que fizemos mas achamos um CDB que apesar de ter um risco maior do que o tesouro, paga um prêmio que compensa muito este risco. Então fazer uma análise do que está sendo oferecido na minha opinião é melhor.

Espero que ajude!

• Brabo 1
  • Me ajudou 2
Link para compartilhar

• Criar novo...