Antony Rafael De Paula Costa Postado 16 de Janeiro Compartilhar Postado 16 de Janeiro Fala pessoal! Boa noite. Iniciei na turma 40 e vendo a aula de liberdade financeira vim contar um pouco do meu sonho, hoje tenho 22 anos e sou desenvolvedor de software de um marketplace, trabalho CLT e faturo na casa dos 10K por mês, como metas futuras almejo ter uma renda de dividendos nessa mesma faixa dentro dos próximos 25/30 anos, almejo também minha casa propiá, um carro para o dia a dia e um carro para moer nos eventos de carro (meu hobbie), além da liberdade de poder viajar e dar uma boa condição para os meus futuros (se deus quiser daqui a muito tempo) filhos. Atualmente juntei 100K e deixo todo o dinheiro rendendo a 107% do CDI no mercado pago, não tenho experiência com investimentos e entrei na AUVP para saber diversificar e aumentar minha rentabilidade para assim no futuro conquistar minha liberdade financeira. Por não ter experiencia aceitos dicas e relatos, valeu tmj! 🤝 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Flavio Prado Postado 16 de Janeiro Compartilhar Postado 16 de Janeiro 11 horas atrás, Antony Rafael De Paula Costa disse: Fala pessoal! Boa noite. Iniciei na turma 40 e vendo a aula de liberdade financeira vim contar um pouco do meu sonho, hoje tenho 22 anos e sou desenvolvedor de software de um marketplace, trabalho CLT e faturo na casa dos 10K por mês, como metas futuras almejo ter uma renda de dividendos nessa mesma faixa dentro dos próximos 25/30 anos, almejo também minha casa propiá, um carro para o dia a dia e um carro para moer nos eventos de carro (meu hobbie), além da liberdade de poder viajar e dar uma boa condição para os meus futuros (se deus quiser daqui a muito tempo) filhos. Atualmente juntei 100K e deixo todo o dinheiro rendendo a 107% do CDI no mercado pago, não tenho experiência com investimentos e entrei na AUVP para saber diversificar e aumentar minha rentabilidade para assim no futuro conquistar minha liberdade financeira. Por não ter experiencia aceitos dicas e relatos, valeu tmj! 🤝 @Antony Rafael De Paula Costa bem vindo ao curso. Minha sugestão é que você retire o valor do Mercado Pago e coloque no Tesouro Selic 2029. O motivo é que mesmo rendendo 107% do CDI a forma como o Mercado Pago (e também o Banco iTi) remunera o saldo da conta é um problema. Explicação: o Mercado Pago pega o saldo final do dia e "aplica" a 107% do CDI, e no primeiro horário do dia seguinte ele "resgata" esta aplicação e recolhe o IR de 22,50% sobre a rentabilidade de um dia. Aí novamente ele "aplica" o saldo final do dia e no dia seguinte ele "resgata" esta aplicação e recolhe novamente os 22,50% de IR sobre a rentabilidade de um dia. Este mecanismo fará com que você nunca saia da alíquota de 22,50% do IR e além disto, quando pagamos o IR este valor não vai render juros compostos, o que ocorre de maneira diferente de quando você deixa o valor até o vencimento, ou seja, aquele IR diário que foi recolhido vai render junto com o valor principal. Estas contas como Mercado Pago e Banco iTi só são boas para render alguns Reais no dinheiro de uso ao longo do mês, não são boas para deixar o dinheiro parado. Em menos de 2 meses "rendendo" na conta do Mercado Pago já vai render menos que 100% do CDI comparado a um Tesouro Selic, mesmo rendendo 107% do CDI. Espero ter ajudado. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Antony Rafael De Paula Costa Postado 16 de Janeiro Author Compartilhar Postado 16 de Janeiro 11 horas atrás, Flavio Prado disse: @Antony Rafael De Paula Costa bem vindo ao curso. Minha sugestão é que você retire o valor do Mercado Pago e coloque no Tesouro Selic 2029. O motivo é que mesmo rendendo 107% do CDI a forma como o Mercado Pago (e também o Banco iTi) remunera o saldo da conta é um problema. Explicação: o Mercado Pago pega o saldo final do dia e "aplica" a 107% do CDI, e no primeiro horário do dia seguinte ele "resgata" esta aplicação e recolhe o IR de 22,50% sobre a rentabilidade de um dia. Aí novamente ele "aplica" o saldo final do dia e no dia seguinte ele "resgata" esta aplicação e recolhe novamente os 22,50% de IR sobre a rentabilidade de um dia. Este mecanismo fará com que você nunca saia da alíquota de 22,50% do IR e além disto, quando pagamos o IR este valor não vai render juros compostos, o que ocorre de maneira diferente de quando você deixa o valor até o vencimento, ou seja, aquele IR diário que foi recolhido vai render junto com o valor principal. Estas contas como Mercado Pago e Banco iTi só são boas para render alguns Reais no dinheiro de uso ao longo do mês, não são boas para deixar o dinheiro parado. Em menos de 2 meses "rendendo" na conta do Mercado Pago já vai render menos que 100% do CDI comparado a um Tesouro Selic, mesmo rendendo 107% do CDI. Espero ter ajudado. Muito obrigado pela resposta Flavio, explicação muito clara deu para entender perfeitamente, vi que no próprio banco BTG existe o tesouro Selic 2027 e 2029 meu medo e deixar o dinheiro preso e não conseguir retirar até o ano final, investindo na selic consigo remover meu saldo para fazer aportes quando finalizar o curso da AUVP? Mesmo que isso custe alguma rentabilidade ou desconto maior de IR. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Flavio Prado Postado 17 de Janeiro Compartilhar Postado 17 de Janeiro 1 hour ago, Antony Rafael De Paula Costa disse: Muito obrigado pela resposta Flavio, explicação muito clara deu para entender perfeitamente, vi que no próprio banco BTG existe o tesouro Selic 2027 e 2029 meu medo e deixar o dinheiro preso e não conseguir retirar até o ano final, investindo na selic consigo remover meu saldo para fazer aportes quando finalizar o curso da AUVP? Mesmo que isso custe alguma rentabilidade ou desconto maior de IR. @Antony Rafael De Paula Costa os títulos do Tesouro Direto (qualquer um deles) são de liquidez diária e você pode resgatar em qualquer dia útil que no máximo no dia útil seguinte o dinheiro está creditado na conta da Corretora para você enviar para a sua conta bancária. Vale lembrar que o Tesouro Selic tem uma marcação a mercado insignificante, por este motivo usamos para colocar parte da reserva de emergência. E o Tesouro Prefixado e o Tesouro IPCA vão sofrer de marcação a mercado, por este motivo não recomendamos colocar a reserva de emergência neles, eles são usados como parte da carteira de investimentos que estamos criando. Quanto ao IR, é a mesma tabela regressiva que vale para todos os títulos de renda fixa que não são isentos de IR. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts