Jump to content

O Bagulho ta ficando estranho?

Recommended Posts

On 16/01/2025 at 09:04, Fabio Curvelano disse:

Pergunta para os mais velhos...

Vocês já passaram por momentos parecidos no nosso país?

Polarização politica, inflação, imposto.

Ai dentro disso vem a falta de confiabilidade no governo que fala que não vai taxar, e taxa, que diz ter interesse apenas nos dados, mas não em cobrar os impostos.

Manifestações que apoiam intervensões militares.

Não estou colocando julgamento de valor, apenas perguntando se vocês já passaram por algo parecido na vida de vocês

---

Ps:

Essas coisas já aconteceram com toda certeza

Revolta da vacina, 64, era vargas, inflação do século passado...

Mas queria saber se tem alguém vivo que já passou por isso e como enxerga nossa situação atual

Porque, no meu ponto de vista, a parada está ficando meio preocupante

Não acho que o país vai quebrar e se quebrar a gente provavelmente vai fazer parte do pequeno grupo que vai se dar bem

Minha dúvida é, o bagulho ta ficando estranho?

E se for ficar, como a gente ganha, pelo menos, mais dinheiro no meio dessa treta?

Olha, com 41 anos nas costas, já dá pra dizer que vivi algumas turbulências por aqui, mas confesso que cada época tem sua "dose única" de bagunça. A polarização política atual tá bem intensa, mas não é novidade no Brasil. Quem lembra dos anos 90, com Collor confiscando a poupança? Ou mesmo do plano Real, que estabilizou a moeda depois de uma hiperinflação que comia o salário antes do fim do mês? Cada fase vem com seus desafios e lições.

Sobre a confiança no governo... bem, sempre foi aquela relação meio tóxica: a gente acredita desconfiando! 😂 Eles dizem que não vão taxar, mas, no fim, a gente sabe que a conta chega. E aí, cabe a nós planejar, investir com inteligência e proteger o que conseguimos construir.

Agora, sobre essa "treta" atual: não acho que o Brasil vai quebrar de vez, mas os sinais de alerta tão aí. Inflação subindo, incertezas políticas e mudanças nas regras do jogo exigem que a gente fique mais atento. Pra ganhar dinheiro nesse cenário, o foco é diversificar. Investir lá fora, buscar ativos que protejam contra inflação e, principalmente, se educar cada vez mais financeiramente. Quanto mais preparado a gente estiver, mais chance de virar o jogo ao nosso favor.

No fim, o Brasil é aquele eterno meme: "o fundo do poço tem porão". Mas quem se prepara consegue tirar proveito, e principalmente, no caos. Compre ao som dos canhões!

• Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

2 horas atrás, Fabio Curvelano disse:

Cara, uma dúvida, como que ninguém matou o collor? HAHHAHAHA

To falando sério cara, ele fudeu a galera no atacado vei e não deu nada??

Cara, foi um choque na época.  Lembro que o dia que o pacotão foi divulgado eu estava no casamento de um amigo e não se falava em outra coisa.  Pessoas dizendo que a grana que a gente tinha na carteira não valia mais nada, gente rasgando cédulas de dinheiro e tudo.

Agora, falando sério, o Collor fez muita m&rd@, mas teve coisas muito boas que foram introduzidas no governo dele, tais como abertura do mercado a produtos importados, início da estabilidade econômica e fim da hiper-inflação.  Na minha humilde opinião, apesar de ter roubado muito - coisa que não foi exclusividade dele - não foi o pior presidente que a gente já teve....

E o pior, ou melhor, foi que ele dançou porque foi denunciado pelo próprio irmão que o denunciou porque o Fernando Collor não pagou um "cala-boca" que o irmão estava querendo receber....  Esse bafafá foi o início do processo de impeachment.

Passou de caçador de marajás (slogan de campanha) a marajá caçado...

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

On 18/01/2025 at 08:55, Jaimson Bispo disse:

Incrível como político que faz merda aqui no Brasil é premiado com novos cargos públicos pelo povo, quando o povo não elege são premiados pelo seus pares com secretarias, ministérios e afins...o caso mais recente é da maior liderança do país, na realidade não apenas ele, como quase que todo o congresso nacional já têm seus escândalos no currículo.

É incrível isso.....

E basicamente metade dos políticos de hoje são aqueles ex-exilados. A outra metade, são os que já foram indicados pelos militares para ocuparem os cargos públicos. E são esses os mesmos nomes que ficaram perambulando desde então...

Então, os que ocupam os cargos não querem sair, e os que não ocupam querendo entrar... Problema é que a motivação dos dois lados são as mesmas - nenhuma presta!

E parece q não tem jeito de mudar essa cultura, terrível! 🤦🏻‍♂️

• Brabo 3
Link para compartilhar

On 18/01/2025 at 10:30, William Redig disse:

Cara, foi um choque na época.  Lembro que o dia que o pacotão foi divulgado eu estava no casamento de um amigo e não se falava em outra coisa.  Pessoas dizendo que a grana que a gente tinha na carteira não valia mais nada, gente rasgando cédulas de dinheiro e tudo.

Agora, falando sério, o Collor fez muita m&rd@, mas teve coisas muito boas que foram introduzidas no governo dele, tais como abertura do mercado a produtos importados, início da estabilidade econômica e fim da hiper-inflação.  Na minha humilde opinião, apesar de ter roubado muito - coisa que não foi exclusividade dele - não foi o pior presidente que a gente já teve....

E o pior, ou melhor, foi que ele dançou porque foi denunciado pelo próprio irmão que o denunciou porque o Fernando Collor não pagou um "cala-boca" que o irmão estava querendo receber....  Esse bafafá foi o início do processo de impeachment.

Passou de caçador de marajás (slogan de campanha) a marajá caçado...

Choque? Põe choque...

Tanto de gente q se matou... Conheço gente q tinha vendido a casa própria, pôs a grana na poupança dias antes pra escolher e acertar os detalhes da outra casa que estava comprando... E ai boom! Kd o dinheiro q tava ali? Ia comprar casa? Confiscado! 😳

A ideia dele até fazia sentido, pq era uma palhaçada o ganho da galera no overnight... Ele queria era tirar o dinheiro de circulação pra acabar com a inflação! Mas que preço tb!

E vc está certo ao dizer q ele fez muita coisa boa, pois a legislação contra corrupção etc começou ali mesmo... E ele foi pego pelas próprias leis que criou!

E tudo por causa de uma "Elba"? Era esse o nome do carro né? O carro que deu todo bafafa.... Pedro collor, PC farias etc.. Vixe! Rssss

• Brabo 4
Link para compartilhar

1 hora atrás, Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia disse:

É incrível isso.....

E basicamente metade dos políticos de hoje são aqueles ex-exilados. A outra metade, são os que já foram indicados pelos militares para ocuparem os cargos públicos. E são esses os mesmos nomes que ficaram perambulando desde então...

Então, os que ocupam os cargos não querem sair, e os que não ocupam querendo entrar... Problema é que a motivação dos dois lados são as mesmas - nenhuma presta!

E parece q não tem jeito de mudar essa cultura, terrível! 🤦🏻‍♂️

Verdade!

• Brabo 3
Link para compartilhar

42 minutes ago, Daniel Correa Silveira disse:

Sou da turma de 78 também... como muitos aqui prefiro não me envolver com política, mas considerando a tua questão sobre o ponto de vista da economia e investimentos me parece que a única constante é que de tempos em tempos dá uma chacoalhada geral e precisamos ligar o "modo sobrevivência".

Durante muitos anos na economia brasileira "nossas moedas" não serviam nem para fazer contas (orçamento) e planejar o futuro. Quem pegou só o real nem consegue conceber tanta troca de moeda e a incapacidade de usar dinheiro como meio de cálculo no longo prazo.

Sei não, mas eu não vejo tanta dificuldade assim do Brasil precisar em algum momento criar nova moeda e explodir inflação. Acredito ser mais difícil isso acontecer hoje do que no passado, mas nada impossível.

Tb não vejo meu amigo... Aqui é o país onde tudo é possível!
Se até o passado é passível de mudar, imagina o futuro! Kkkk
Mas tb acredito ser mais difícil hoje, e a tecnologia ajudou bastante... A manifestação da população nas redes sociais que levaram o governo a tirar o pé sobre a fiscalização do pix...
Então, essas mesmas manifestações na Internet podem causar um barulho enorme contra o governo se pisar na bola.
Antigamente era muito mais complicado fazer um movimento socialmente organizado né... Rssss

• Brabo 3
Link para compartilhar

On 16/01/2025 at 09:04, Fabio Curvelano disse:

Polarização politica

Olha… não é a sua pergunta, mas vou dar um dedinho de polêmica aqui nesse ponto… essa argumentação de que a polarização política é algo ruim, é posto de uma lado do espectro que a usa somente quando eles estão fora do sistema, se observarmos bem, no “core” não tem como ter muita diversidade além de 2 ou 3 espectros políticos, a exemplo que nos EUA apesar de ter outros partidos, a politica americana gira entre Republicanos e Democratas. E esta tudo bem… mas no Brasil, acostumou-se com uma pulverização de partidos políticos, mas não há toda essa diversidade de ideais não, se espremer bem vão ter 2, no máximo 3 grupos… poderíamos ter 2 grandes partidos e eles seriam suficientes para expressar o “core” dos ideais políticos.

Com relação ao citado “Movimento anti-vac”, fiquei em dúvida se a referência a isso é o que aconteceu na pandemia de 2020, se for, eu não entendo que houve um movimento antivacs, pra mim houve resistência por uma parcela da população em relação a 1 vacina específica, e teve lá seus motivos, sendo o principal a “obrigatoriedade”…. Ninguém gosta de ser obrigado a alguma coisa. Antivac é o que aconteceu no Japão, por exemplo… aqui não, temos vacinas pra quase tudo e são amplamente implementadas. 

Resumindo, realmente estamos passando por tempos difíceis, mas temos que tentar separar o quadro pintado, dos problemas reais… se não formos suficientemente capazes de identificar os problemas reais, a solução aplicada não surtirá efeito algum.

Tenho fé que iremos sobreviver, mas é melhor nos previnir com diversificação, inclusive fora… e aqueles que já tem um patrimônio beeeem maior, porque não considerar fazer algum investimento fora do Mercado Financeiro em algum outro país que te garante o acesso à uma segunda cidadania, eu faria isso se fosse compatível com meu patrimônio. 

• Brabo 1
Link para compartilhar

3 minutes ago, Eli Sousa disse:

Resumindo, realmente estamos passando por tempos difíceis, mas temos que tentar separar o quadro pintado, dos problemas reais… se não formos suficientemente capazes de identificar os problemas reais, a solução aplicada não surtirá efeito algum.

Meu principe, como eu falei, os exemplos não tem julgamento de valor, a única questão é que eu nunca passei por momentos como esses porque sou novo.

Aí meu foco é etender melhor como foi a experiência pessoal de cada um em momentos parecidos durante a vida (o conhecimento realmente empirico)

Tamo junto! 

• Brabo 2
Link para compartilhar

5 horas atrás, Daniel Correa Silveira disse:

Sou da turma de 78 também... como muitos aqui prefiro não me envolver com política, mas considerando a tua questão sobre o ponto de vista da economia e investimentos me parece que a única constante é que de tempos em tempos dá uma chacoalhada geral e precisamos ligar o "modo sobrevivência".

Durante muitos anos na economia brasileira "nossas moedas" não serviam nem para fazer contas (orçamento) e planejar o futuro. Quem pegou só o real nem consegue conceber tanta troca de moeda e a incapacidade de usar dinheiro como meio de cálculo no longo prazo.

Sei não, mas eu não vejo tanta dificuldade assim do Brasil precisar em algum momento criar nova moeda e explodir inflação. Acredito ser mais difícil isso acontecer hoje do que no passado, mas nada impossível.

Mais um da turma de 78 aqui.

Já faz um bom tempinho que eu entendo que não dá para evoluir contando com apoio político É justamente o contrário, temos que tentar evoluir, "apesar" dos políticos estarem sempre ferrando com tudo. 

Por isso é tão importante estar o mais próximo possível da liberdade financeira. Quanto mais ferrado a pessoa estiver, mais dependente do sistema ele estará. Se aumentou o café, carne, combustível, etc, a pessoa é diretamente impactada e precisa se adaptar. Caso tenha diversas fontes de renda, o aumento da inflação acaba não tento tanto impacto. E isso é muito libertador. 

• Brabo 3
Link para compartilhar

• Criar novo...