Jump to content
  • 0

Escolha de ETF's internacionais

Kenner Gonçalves Viana

Pergunta

Olá, 

Pretendo começar a famosa dolarização do patrimônio por meio de ETF's.

Os escolhidos inicialmente são: 

VEA - 33,3% - Que é composto por empresas de pequeno, médio e grande porte, situadas em mercados desenvolvidos, exceto nos Estados Unidos. Globalização.

XLV - 25% - Que é composto por grandes empresas que atuam no mercado de saúde, no caso, de Health Care. Visto que no Brasil não tenho nenhum investimento nesse segmento. 

XLK - 25% - O fundo investe em empresas de tecnologia dos EUA, incluindo empresas de hardware, software, semicondutores, serviços de internet e telecomunicações. Visto que no Brasil não tenho nenhum investimento nesse segmento. 

VWO - 16,6% - Este índice é composto por ações de empresas de países emergentes, como China, Brasil, Índia, Rússia e África do Sul, entre outros. Um pouco de pimenta.

Gostaria da opinião dos colegas mais experientes em relação aos ETF's escolhidos e suas alocações.

• Brabo 1
Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
1 hour ago, Kenner Gonçalves Viana disse:

Olá, 

VEA - 33,3% - Que é composto por empresas de pequeno, médio e grande porte, situadas em mercados desenvolvidos, exceto nos Estados Unidos. Globalização.

XLV - 25% - Que é composto por grandes empresas que atuam no mercado de saúde, no caso, de Health Care. Visto que no Brasil não tenho nenhum investimento nesse segmento. 

XLK - 25% - O fundo investe em empresas de tecnologia dos EUA, incluindo empresas de hardware, software, semicondutores, serviços de internet e telecomunicações. Visto que no Brasil não tenho nenhum investimento nesse segmento. 

VWO - 16,6% - Este índice é composto por ações de empresas de países emergentes, como China, Brasil, Índia, Rússia e África do Sul, entre outros. Um pouco de pimenta.

Gostaria da opinião dos colegas mais experientes em relação aos ETF's escolhidos e suas alocações.

@Kenner Gonçalves Viana me parece OK a estratégia, talvez a pimentinha esteja um pouco alta. Normalmente falamos em coisa de 5% ou pouco mais, um pouco menos, mas não há regra, não há certo ou errado.

Com relação aos ETFs, como são as taxas de administração e liquidez diária deles? São bons valores?

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
34 minutes ago, Flavio Prado disse:

@Kenner Gonçalves Viana me parece OK a estratégia, talvez a pimentinha esteja um pouco alta. Normalmente falamos em coisa de 5% ou pouco mais, um pouco menos, mas não há regra, não há certo ou errado.

Com relação aos ETFs, como são as taxas de administração e liquidez diária deles? São bons valores?

image.png.7e8e04e3f7af62a3688f40d50479b303.png

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, Kenner Gonçalves Viana disse:

Olá, 

Olá Kenner,

Estas são as considerações que deixo para você refletir.

• VEA: Verifique o tamanho do ETF (AUM) e sua liquidez. Certifique-se também de que ele seja "market cap weighted", já que essa estrutura é mais recomendada para ETFs amplos.
  • XLV: Confirme se o ETF tem baixo tracking error, garantindo que ele segue bem o índice. Além disso, avalie as taxas de administração para evitar custos excessivos no longo prazo.
  • XLK: Como o XLK é focado em tecnologia, ele pode ser mais volátil. Certifique-se de que você está confortável com essa característica no longo prazo.
  • VWO: Mercados emergentes são mais voláteis e estão expostos a riscos econômicos e políticos maiores. Considere diminuir um pouco essa posição, para equilibrar a carteira.
  • Custos: Avalie as taxas de administração de cada ETF e compare com alternativas que possam ter uma estratégia semelhante, mas com custos mais baixos.
  • Liquidez: Certifique-se de que todos os ETFs têm um volume diário de negociação suficiente (pelo menos US$ 1 milhão).
  • Proporções: Considere revisitar a distribuição periodicamente, com base no desempenho de cada segmento e na sua tolerância ao risco.

Em resumo, a estratégia parece robusta, equilibrando crescimento e diversificação, mas fique atento aos custos e à volatilidade de mercados emergentes e setores específicos como tecnologia.

Espero ter ajudado!

• Me ajudou 1
Link para compartilhar

• Criar novo...