Jump to content
  • 0

Montando carteira no exterior

Clediston Santos

Pergunta

Boa noite Sardinhas!

To remontando minha carteira.
Eu já tinha:
JPM   NVDA.  GOGL.  INSW

Na nova composição da carteira estou adicionado:
AAPL.  LLY.  MSFT.  VT.  IVV.  VTV

Gostaria de ouvir a opinião do experts. Grande abraço. 

Editado por Clediston Santos
  • Brabo 2
Link para compartilhar

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
9 horas atrás, Clediston Santos disse:

Boa noite Sardinhas!

Eu já tinha:
JPM   NVDA.  GOGL.  INSW

Olá Clediston,

Antes de começar, uma dúvida: você está investindo em GOGL ou GOOGL? São duas empresas diferentes. No meu comentário abaixo considerei que foi um erro da sua parte e você está investindo em GOOGL, mas se for mesmo GOGL leve isso em consideração hehehe.

Em termos de diversificação, entendo que sua carteira está caminhando para uma boa direção, combinando empresas de diferentes setores (tecnologia, finanças, saúde, energia) e regiões geográficas (EUA e mundo). A adição de VT, IVV e VTV ajuda bastante nesse quesito.

A inclusão do VT é uma excelente decisão para obter exposição a diversos mercados globais e reduzir riscos específicos de um único país.

Agora, tem um ponto que chama bastante minha atenção: você tem uma exposição considerável ao setor de tecnologia, com NVDA, GOOGL, AAPL e MSFT. É importante avaliar se o seu perfil de risco permite essa alocação mais concentrada nesse setor. Não sei as porcentagens em cada empresa e nem a porcentagem do setor de tecnologia como um todo na sua carteira, mas lembre-se de que aqui você está investindo no mesmo setor e o que afetar uma empresa pode afetar as outras também.

Ainda nesse sentido, quando você investe diretamente em ações como AAPL, MSFT, GOOGL e, ao mesmo tempo, possui ETFs como IVV e VT você acaba aumentando a exposição a essas mesmas empresas. Isso ocorre porque os ETFs, por sua própria natureza, são compostos por diversas ações, e muitas delas são exatamente aquelas que você já possui em carteira de forma individual. Com isso, a sobreposição de ativos reduz o grau de diversificação da sua carteira. Em vez de ter uma distribuição mais equilibrada entre diversos ativos, você acaba concentrando uma parte maior do seu capital em um conjunto mais limitado de empresas, mesmo que indiretamente.

Caso queira manter ações individuais como AAPL, MSFT ou NVDA, avalie se faz sentido investir em ETFs com grande sobreposição (IVV e VT). Alternativamente, você pode optar por ETFs mais focados, como de mercados emergentes ou setores menos representados.

Por fim, em relação aos ETFs especificamente, é sempre bom considerar as taxas de administração e os custos de corretagem, além dos impactos tributários ao realizar operações de compra e venda.

Espero ter ajudado!

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0

@Matheus Passos Silva obrigado por seu comentário!

É GOOGL mesmo (Alphabet Class A stock)!!
Respondendo sua pergunta sobre percentuais. Hoje a exposição à ações no exterior que eu tenho é de 12% do meu patrimonio e estou aumentando para 25% de acordo com o diagrama do cerrado. Meu perfil é o "Arriscado".

Como no Brasil eu não tenho nenhuma ação de tecnologia e minha exposição a Ação no Brasil é de 15% da minha carteira total, pensei em investir um pouco mais nesse setor nos EUA. Eu trabalho na área de tecnologia e conheço bem essas empresas, mas concordo contigo que a exposição no setor está alta. Justamente por isso procurei ajuda.

VT, VTV e IVV estao entre os ETFs com a taxa de adm mais baixas.

Pensei em fazer os seguintes ajustes após seus comentários:

- Retirar AAPL, pois acredito que MSFT seja uma empresa muito mais perene e sem a dependencia de inovação de uma pessoa "Steve Jobs" como a AAPL

- Diminuir a exposição em NVDA e GOOGL. Ambas tem percentual significativo no ETF IVV.

- Aumentar exposição LLY 

Não conheço outros setores do mercado americano, algum Sardinha pode me indicar boas ações para eu fazer um estudo?

Obrigado em antecipado

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

@Matheus Passos Silva só mais um detalhe do porque manter NVDA, GOOGL, MSFT, AMZN

NVDIA: Atua no segmento de microchips e IA
GOOGL: Atua fortemente em publicidade e serviços digitais

MSFT: Maior fabricante de sofware e com o maior market share em sistemas operacionais (PERENE)

AMZN: Comercio Eletronico

Então, apesar das 4 serem empresas de tecnologia a correlacão e concorrencia entre elas não é forte.

Ainda conto com a ajuda sua e dos SARDINHAS de plantão sobre ações extrangeiras que estejam fora do segmento tecnologia e que seja viáveis para estudo.

Link para compartilhar

• 0
15 horas atrás, Clediston Santos disse:

Boa noite Sardinhas!

Eu já tinha:
JPM   NVDA.  GOGL.  INSW

Why?

Sempre fico na dúvida por quê um investidor buy and hold desejaria fazer stock picking na gringa com tanto ETF num mercado super consolidado. No Brasil até pode fazer sentido pelas tx de adm e sinceramente espero que isso logo se resolva (torcida)

Mas nos EUA o custo é muito mais acessível e pelo histórico nem me parece fazer sentido gastar tempo escolhendo ação... tens a diversificação que quiser (broad, sector, market cap, index, intl, bonds, commodities, currency, real estate, enfim o diabo kkkk)

(diz ainda o Gemini sobre isso...)

Os ETFs (fundos negociados em bolsa) são geralmente melhores para retornos de longo prazo do que a escolha de ações. Isso ocorre porque os ETFs são mais diversificados e têm uma abordagem passiva que geralmente supera o trading ativo.

Os ETFs são geralmente menos arriscados do que ações individuais porque são mais diversificados. Os ETFs são baseados em índices, o que pode levar a melhores retornos do que a escolha ativa de ações.

Embora possa ser emocionante escolher ações, é difícil superar consistentemente o mercado ao longo do tempo. Mesmo investidores profissionais raramente superam o mercado no longo prazo.

O investimento passivo em fundos de índice pode superar a maioria dos gestores ativos. Pesquisas mostram que os traders ativos têm um desempenho inferior ao do mercado em uma média de 6,5% ao ano.

No entanto, existem algumas situações em que a escolha de ações pode ser vantajosa. Por exemplo, se você tem pesquisas que sugerem que uma empresa modernizou suas lojas ou contratou novos funcionários, você pode ter uma vantagem na escolha da ação em relação à compra de um ETF.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
8 minutes ago, Clediston Santos disse:

@Daniel Correa Silveira muito legal suas observações.

Agora fiquei na dúvida se faço stock picking ou se aplico tudo em ETFs diferentes como VT, IVV, ISJ, VTV, DAX, XINA.

Pessoal, gostaria de ouvir a opinião de vocês.

Minha exposição no exterior a partir do mês q vem será somente em ETF e Btc. Já tenho escolhido IVV que será a maior parte, talvez pegue no máximo mais dois ETFs, talvez relacionado a tecnologia, algo mais expositivo do que o S&P500.

No exterior não acho q tenha muito segredo neste ponto, obrigado ETFs 😀

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...