Jump to content
  • 0

Transformar imóvel físico em investimento?

Convidado Anônimo

Pergunta

Tenho um apartamento que vale 600mil. 
Estou naquela fase da vida em q eu e meu namorado estamos programando casamento e obviamente morar juntos; e foi decidido que vai ser no dele. 
Nesse caso tenho duas opções, seria interessante eu manter meu apartamento e talvez alugar (teria um retorno de aproximadamente 2500-3000 por mês de acordo com o q vi na região) ou seria melhor eu fazer a venda e investir o valor? 
Vou ser sincera … se eu vender e investir o valor do Ap o rendimento dele cobriria cerca de uns 70% do meu custo de vida. Se eu juntasse dinheiro por mais um tempo, em breve já conseguiria viver de renda se eu quisesse. 
O outro lado da moeda, é q não sei se foi a forma como fui criada, mas a minha família sempre disse q a melhor coisa q tem é ter patrimônio, é ter o imóvel já que ele vai sempre estar lá. Porém o valor do aluguel seria apenas cerca de metade do q esse apartamento renderia investido. Mas como eu disse, eu teria um imóvel kkk 

Falei demais, mas acho que vcs entendem o motivo de eu estar entre esses dois caminhos. Qual vcs escolheriam? Levando em consideração a escolha mais inteligente a se fazer, não o “coração”?

600mil rendendo mas sem ter imóvel  ou ter um imóvel porém com bem menos rendimento (aluguel)

Link para compartilhar

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Just now, Convidado Anônimo disse:

Estou naquela fase da vida em q eu e meu namorado estamos programando casamento e obviamente morar juntos; e foi decidido que vai ser no dele. 
Nesse caso tenho duas opções, seria interessante eu manter meu apartamento e talvez alugar (teria um retorno de aproximadamente 2500-3000 por mês de acordo com o q vi na região) ou seria melhor eu fazer a venda e investir o valor? 
Vou ser sincera … se eu vender e investir o valor do Ap o rendimento dele cobriria cerca de uns 70% do meu custo de vida. Se eu juntasse dinheiro por mais um tempo, em breve já conseguiria viver de renda se eu quisesse. 
O outro lado da moeda, é q não sei se foi a forma como fui criada, mas a minha família sempre disse q a melhor coisa q tem é ter patrimônio, é ter o imóvel já que ele vai sempre estar lá. Porém o valor do aluguel seria apenas cerca de metade do q esse apartamento renderia investido. Mas como eu disse, eu teria um imóvel kkk 

Falei demais, mas acho que vcs entendem o motivo de eu estar entre esses dois caminhos. Qual vcs escolheriam? Levando em consideração a escolha mais inteligente a se fazer, não o “coração”?

600mil rendendo mas sem ter imóvel  ou ter um imóvel porém com bem menos rendimento (aluguel)

Boa tarde, Anônimo!

Se entendi certo, ao invés de ficarem no seu apartamento após o casamento, você irão morar no imóvel de seu cônjuge, certo?

Apenas pergunto para entender se é realmente isso e vocês não estão se desfazendo do único imóvel próprio de vocês que poderia ser moradia.

Partindo então do princípio que você já tem um lugar de vocês para morar, vamos lá.

Se você conseguir o aluguel de uns R$3.000 no apartamento, você estaria dentro de uma média aceitável que é o imóvel gerar de aluguel 0,5%a.m.   Na minha opinião não é um valor ruim. Estaria de acordo com o valor do imóvel mesmo. 

Agora também é importante considerar que existem as dores de cabeça de alugar: eventuais problemas com o inquilino, a manutenção do imóvel, etc.

Financeiramente falando e a depender de quanto tempo mais você pretende investir até chegar na fase de viver de renda, vender o imóvel poderá ser mais rentável sim. Mas aqui também deve ser ponderado duas coisas. Primeiro que a venda do imóvel pode demorar. é comum levar meses, quiçá anos para efetivar a venda. E depois, o valor que será recebido não é legal investir todo de uma única vez na sua carteira. Ir quebrando o valor em alguns meses somando ao seu aporte mensal é a melhor ideia.

A decisão receio em dizer que é bem pessoal mesmo, se você vai querer ir mais para o lado da emoção de ficar com o apartamento pois foi o que lhe foi ensinado, ou ir mais ao lado financeiro mesmo que a rentabilidade tende a ser maior.

Espero que ajude a refletir com estes pontos levantados!

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
10 horas atrás, Eddy Paulini disse:

Boa tarde, Anônimo!

Se entendi certo, ao invés de ficarem no seu apartamento após o casamento, você irão morar no imóvel de seu cônjuge, certo?

Apenas pergunto para entender se é realmente isso e vocês não estão se desfazendo do único imóvel próprio de vocês que poderia ser moradia.

Partindo então do princípio que você já tem um lugar de vocês para morar, vamos lá.

Se você conseguir o aluguel de uns R$3.000 no apartamento, você estaria dentro de uma média aceitável que é o imóvel gerar de aluguel 0,5%a.m.   Na minha opinião não é um valor ruim. Estaria de acordo com o valor do imóvel mesmo. 

Agora também é importante considerar que existem as dores de cabeça de alugar: eventuais problemas com o inquilino, a manutenção do imóvel, etc.

Financeiramente falando e a depender de quanto tempo mais você pretende investir até chegar na fase de viver de renda, vender o imóvel poderá ser mais rentável sim. Mas aqui também deve ser ponderado duas coisas. Primeiro que a venda do imóvel pode demorar. é comum levar meses, quiçá anos para efetivar a venda. E depois, o valor que será recebido não é legal investir todo de uma única vez na sua carteira. Ir quebrando o valor em alguns meses somando ao seu aporte mensal é a melhor ideia.

A decisão receio em dizer que é bem pessoal mesmo, se você vai querer ir mais para o lado da emoção de ficar com o apartamento pois foi o que lhe foi ensinado, ou ir mais ao lado financeiro mesmo que a rentabilidade tende a ser maior.

Espero que ajude a refletir com estes pontos levantados!

Boa noite! Muito obrigada.
Ajudou sim! Só tive uma dúvida com relação a parte que vc fala sobre não investir o valor de uma vez na carteira, e sim ir quebrando o valor em alguns meses. O que mudaria fazendo dessa forma?

Link para compartilhar

• 0
Just now, Convidado Anônimo disse:

Boa noite! Muito obrigada.
Ajudou sim! Só tive uma dúvida com relação a parte que vc fala sobre não investir o valor de uma vez na carteira, e sim ir quebrando o valor em alguns meses. O que mudaria fazendo dessa forma?

Que bom, que ajudou!

Sobre este ponto de ir quebrando o valor é uma questão de gerenciamento de risco. Vamos imaginar que o valor todo fosse aportado de uma vez na sua carteira de investimentos. Existe um risco de fazer isso em um momento não muito bom de mercado para um ou mais ativos. Por exemplo: imagine um momento de alta da bolsa e aportamos bastante em ações. Nos meses seguintes começam a dar aquela derretida. Isso pode dar um desespero e é algo que pode ser evitado.

Você pode aportar tudo de uma vez no Tesouro Selic e depois ir aportando aos poucos na carteira ajudando a fazer um bom preço médio e evitando um desbalanceamento ou riscos como os comentados acima.

É mais uma sugestão mesmo  =)

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
21 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Opa, que decisão importante!

Se a gente for pensar na lógica financeira, vender o apê e investir o valor parece ser a opção mais eficiente, já que o rendimento seria maior e ainda ficaria mais próximo da sua meta de viver de renda. Quando você compara o rendimento dos investimentos com o aluguel, o lado financeiro pesa mais pro investimento mesmo.

Estamos num momento de taxas de juros altas, o que torna os investimentos em renda fixa super atrativos. Ou seja, vender o apartamento e investir o valor pode te render um retorno maior com bastante segurança. Você mencionou que o rendimento de R$ 600 mil investidos cobriria uns 70% do seu custo de vida, e com os juros altos, isso fica ainda mais real. Já o aluguel do imóvel daria só metade disso, então, financeiramente, o investimento sai na frente fácil.

Quando os juros estão altos, como agora, o mercado imobiliário tende a dar uma desacelerada, porque o financiamento fica mais caro. Isso significa que a demanda por imóveis comprados a prazo pode diminuir, o que pode levar mais tempo pra você vender o apartamento pelo valor que ele realmente vale. Por outro lado, quem tem dinheiro à vista pode se aproveitar desses momentos para negociar descontos. Então, se você pretende vender, pode ser necessário ajustar um pouco o preço pra atrair compradores. É bom estar preparada pra isso e pra negociar bem.

Agora, o outro lado da moeda é o que você já mencionou: o apego ao "patrimônio físico". Muita gente foi criada com essa ideia de que ter um imóvel é sinônimo de segurança, porque ele tá lá, é tangível, ninguém "tira de você". Isso tem seu valor emocional e psicológico, mas financeiramente pode ser menos vantajoso.

Sobre a parte de investir o valor aos poucos: isso é pra evitar riscos de entrar no mercado todo de uma vez em um momento ruim, tipo numa queda brusca ou numa alta exagerada. Quando você divide o valor e vai aplicando aos poucos (famoso "aporte parcelado"), dilui o risco e pode pegar diferentes momentos do mercado. É mais estratégico e dá uma sensação de segurança, principalmente se você não tá tão confortável em colocar tudo de uma vez.

Se o objetivo é liberdade financeira, o caminho mais lógico seria vender e investir, mas vale pesar o emocional também. No final, o melhor é o que te deixa tranquila pra dormir à noite

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
5 horas atrás, Eddy Paulini disse:

Que bom, que ajudou!

Sobre este ponto de ir quebrando o valor é uma questão de gerenciamento de risco. Vamos imaginar que o valor todo fosse aportado de uma vez na sua carteira de investimentos. Existe um risco de fazer isso em um momento não muito bom de mercado para um ou mais ativos. Por exemplo: imagine um momento de alta da bolsa e aportamos bastante em ações. Nos meses seguintes começam a dar aquela derretida. Isso pode dar um desespero e é algo que pode ser evitado.

Você pode aportar tudo de uma vez no Tesouro Selic e depois ir aportando aos poucos na carteira ajudando a fazer um bom preço médio e evitando um desbalanceamento ou riscos como os comentados acima.

É mais uma sugestão mesmo  =)

Ahh entendi!! Ótima sugestão mesmo. Não tinha pensado dessa forma! Obrigada 

Link para compartilhar

• 0
On 17/01/2025 at 13:23, Convidado Anônimo disse:

Se parar pra pensar seu investimentos financeiros também é um patrimônio e que gera rendimentos !

como você e seu namorado irão morar juntos é bom ter isso bem resolvido pois queira ou não é uma decisão que pode facilitar e muito na acumulado e futuramente em viver de renda … não há pressa , de repente você pode alugar por 1 ano enquanto se organizar para vender bem e investir da melhor forma , e terá 1 ano já morando com o digníssimo (são fatores que trazem mais segurança pra vcs dois )

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...