Jump to content

Fundos de Investimento (polêmica)

Recommended Posts

Desde que comecei a estudar investimentos, criei uma aversão pelos polêmicos Fundos de Investimentos. E isso foi sendo reforçado pelos influenciadores do YouTube, como o Raul. Logicamente há muito lixo sendo oferecido no mercado, com inúmeros malefícios escondidos para leigos como eu. Contudo, una influenciadora que acompanho há algum tempo e que tem me feito mudar esse pensamento é a Luciana Seabra. Ela me pareceu sempre muito ferrenha e idealista em ser imparcial enquanto defende o investimento 100% por meio de fundos. A forma como ela deixa claro a imensidão de lixo sendo oferecido, mas que com o direcionamento certo você consegue investir em fundos bons e sem precisar se preocupar em ficar analisando as milhares de variáveis ao se investir, tem me feito repensar esse conceito e até aderir a essa forma de investimento. Qual a opinião de vocês?Será mesmo que obtendo as recomendações de fundos bons e justos, não seria um bom negócio?

• Brabo 1
Link para compartilhar

Just now, Luis Henrique Araújo Fowler disse:

Desde que comecei a estudar investimentos, criei uma aversão pelos polêmicos Fundos de Investimentos. E isso foi sendo reforçado pelos influenciadores do YouTube, como o Raul. Logicamente há muito lixo sendo oferecido no mercado, com inúmeros malefícios escondidos para leigos como eu. Contudo, una influenciadora que acompanho há algum tempo e que tem me feito mudar esse pensamento é a Luciana Seabra. Ela me pareceu sempre muito ferrenha e idealista em ser imparcial enquanto defende o investimento 100% por meio de fundos. A forma como ela deixa claro a imensidão de lixo sendo oferecido, mas que com o direcionamento certo você consegue investir em fundos bons e sem precisar se preocupar em ficar analisando as milhares de variáveis ao se investir, tem me feito repensar esse conceito e até aderir a essa forma de investimento. Qual a opinião de vocês?Será mesmo que obtendo as recomendações de fundos bons e justos, não seria um bom negócio?

Boa tarde, @Luis Henrique Araújo Fowler !

Não serei hipócrita em dizer que todos os fundos de investimentos são ruins. A maioria esmagadora é. Mas tem as raras exceções de fundos que podem ser melhrozinhos.

Só que isso não altera o fato de que para quem sabe investir (nós alunos da AUVP por exemplo ou até mesmo quem investe no tesouro Selic apenas), paga menos para ter rentabilidades maiores e com mais controle do que está sendo feito e isso vale para investir em renda fixa, ações, FIIs, etc.

Fundos de investimento cobrarão taxas de administração. Para alguém fazer Deus sabe o que com o dinheiro e ele render. Se investirmos por conta, sai mais barato. Pagamos taxas sim como, por exemplo, taxas da B3 e que entendo que seja já de nossa ciência e que poderemos fazer o dinheiro render tranquilamente para cobrir isso.

Fundos possuem eventualmente taxa de performance onde se o fundo performar legal temos que pagar uma parte ao bonito do gestor que fez este feito com nosso dinheiro. Se investirmos por conta, podemos conseguir as mesmas rentabilidades ou maiores sem pagar nada extra a ninguém.

Em fundos não conseguimos acompanhar precisamente o que o gestor faz com o dinheiro. Um fundo pode até dizer que ele faz investimentos em ações de bancos. Mas como isso é feito? No trade? No longo prazo? "Compra na baixa e vende na alta"? Difícil de saber e de confiar eu diria.

Um fundo de renda fixa, pasmem investirá em renda fixa. Digamos que o fundo invista em algo tranquilo como tesouro. Por que pagar a um administrador fazer isso sendo que podemos nós mesmos investir no tesouro e até aproveitar mais como, por exemplo, uma marcação a mercado ou um contrafluxo para rentabilizar mais no longo prazo?

Minha humilde opinião., fundos realmente não valem a pena. Só abro exceções para fundos de previdência onde em alguns casos para algumas pessoas vale a pena ter um fundo bacaninha para se usufruir de outros benefícios  como dedução do valor do IR na declaração ou o empregador aportar 100% em cima do que o empregado aporta.

Postei e saí correndo Hhahaa

• Aí cê deu aula... 4
Link para compartilhar

1 hora atrás, Luis Henrique Araújo Fowler disse:

fundos bons: ETFs para investimento em dolar

fundos ruins, multimercado

fndos bons em reais, fundos imobiliarios

fundos bons alem dos fundos imobiliarios, aporte minimo 50.000 reais

• Brabo 1
Link para compartilhar

6 horas atrás, Luis Henrique Araújo Fowler disse:

Dando meu pitaquinho e complementando o mestre Capitão Diamante @Eddy Paulini esse tema de fundos de investimento realmente gera muita discussão, e não é pra menos. A gente ouve tanto sobre taxas abusivas, falta de transparência e fundos que não entregam o prometido, que fica fácil criar aversão, ainda mais quando influenciadores como o Raul fazem questão de meter o dedo na ferida. E eles não estão errados em muitos pontos – tem MUITO fundo lixo por aí, cheio de armadilhas pra quem não entende do assunto.

Mas aí entra alguém como a Luciana Seabra, que tem uma abordagem mais técnica e ponderada, e a gente começa a ver o outro lado da moeda. A ideia de investir em fundos realmente bons, com gestões sólidas e alinhadas aos interesses dos cotistas, faz sentido, principalmente pra quem não quer ou não tem tempo algum 'pra ficar acompanhando e analisando o mercado o tempo todo.

Fundos de investimento não são "o vilão supremo", mas pra quem sabe investir por conta própria (tipo nós, alunos da AUVP, ou quem já domina investimentos como Tesouro Selic, ações ou FIIs), eles acabam não sendo a melhor escolha na maioria das vezes. Nos fundos, você paga uma taxa pra um gestor administrar seu dinheiro. Beleza, pode parecer justo, mas aí vem a pergunta: "O que exatamente ele tá fazendo que eu não consigo fazer sozinho?" Em muitos casos, a resposta é "nada de outro mundo". Se a ideia é investir em Tesouro Direto ou outros ativos simples, por que pagar alguém pra isso, né? Dá pra fazer por conta própria e economizar. Se o fundo vai bem, você paga uma "comissão" pro gestor. Agora, pensa comigo: se você mesmo gerisse o dinheiro e tivesse um bom desempenho, quem ia ficar com 100% do lucro? Você! Não tem essa de dividir com ninguém.

E tem a transparência, ou melhor, a falta dela. Muitos fundos dizem investir em X ou Y, mas como exatamente isso é feito? Qual a estratégia? No trade? No longo prazo? "Compra na baixa e vende na alta"? Difícil saber, e essa incerteza, pra mim, já é motivo suficiente pra passar longe de muitos fundos. Agora, sobre fundos de renda fixa, sério: pagar alguém pra investir em Tesouro Direto? Não faz sentido. Você mesmo pode aplicar, entender estratégias como marcação a mercado e contrafluxo, e potencializar seus ganhos no longo prazo. Minha opinião? Fundos, na maioria das vezes, não valem a pena. A única exceção que enxergo é pra alguns fundos de previdência, que podem fazer sentido em situações específicas, como o benefício fiscal na declaração do IR ou aportes do empregador que dobram o valor investido.

No mais, investir sozinho é liberdade e aprendizado. A gente ganha mais, aprende mais e ainda tem total controle do que tá rolando. Mas, claro, é só minha visão – o importante é fazer o que te deixa confortável e alinhado com seus objetivos.

Postei e saí correndo também! Hahaha

• Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

• Criar novo...