Jump to content
  • 0

ETfs no exterior

Erick Dreger

Pergunta

Galera venho aqui pedir uma opinião , finalizei basicamente todos os modulos e agora estou montando minha carteira de ações no exterior , como nunca realizei este tipo de investimento ainda fico receoso em investir em algo que não me retorne dividendos , eu sei que pelas aulas do Raul , este tipo de coisa não é necessáriamente importante visto que estou acumulando patrimonio, porém o meu emocional conta e eu prefiro o dinheiro pingando em conta e reinvestir rebalanceando a carteira mês a mês.

selecionei alguns Etfs para montar minha carteira e uma divisão para balanceamento de carteira . Como não tenho nenhum patrimonio em renda no exterior fiz um esboço de como iniciar . pretendo iniciar com 10.000$ [ dolares ] pois hoje 98% da minha carteira é renda fixa.  e gostaria de migrar 50% renda fixa e 50% renda variavel ( incluindo ETFs , FIIs , ações BR , e Crypto ) 

image.png.8113332df9793d7a900d8dbc6c95da85.png

Gostaria de uma opinião de voces referente a esta carteira , se faz sentido ou deveria avaliar alguma sobreposição?

• Brabo 3
Link para compartilhar

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
46 minutes ago, Erick Dreger disse:

Galera venho aqui pedir uma opinião , finalizei basicamente todos os modulos e agora estou montando minha carteira de ações no exterior , como nunca realizei este tipo de investimento ainda fico receoso em investir em algo que não me retorne dividendos , eu sei que pelas aulas do Raul , este tipo de coisa não é necessáriamente importante visto que estou acumulando patrimonio, porém o meu emocional conta e eu prefiro o dinheiro pingando em conta e reinvestir rebalanceando a carteira mês a mês.

selecionei alguns Etfs para montar minha carteira e uma divisão para balanceamento de carteira . Como não tenho nenhum patrimonio em renda no exterior fiz um esboço de como iniciar . pretendo iniciar com 10.000$ [ dolares ] pois hoje 98% da minha carteira é renda fixa.  e gostaria de migrar 50% renda fixa e 50% renda variavel ( incluindo ETFs , FIIs , ações BR , e Crypto ) 

Gostaria de uma opinião de voces referente a esta carteira , se faz sentido ou deveria avaliar alguma sobreposição?

Olá @Erick Dreger,
Particularmente não conheço a maioria dos etfs que vc selecionou, mas há sim uma importância muito grande em verificar as sobreposições entre eles...
Aconselho fazer isso antes de investir!
Agora, quanto ao percentual de RV e RF, como vc está somente alocado em RF até o momento, creio que você irá sentir bastante a volatilidade da RV. 
Vc pode ir construindo sua carteira de RV aos poucos, adotando um preço médio com os aportes futuros etc ao invés de simplesmente tirar da RF pra migrar 50% pra RV.

Pondere isso antes de qquer movimento... 😉

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
Just now, Erick Dreger disse:

Bom dia, @Erick Dreger !

Falando no tema correlação, a carteira de ETFs está bem diversificada na minha opinião. Desconheço muitos ETFs aí para comentar mais a fundo, mas aparentemente tem uma boa coerência aí.

Utilizei o site que vou deixar o link abaixo para você também checar a correlação entre eles:

https://www.etfrc.com/funds/overlap.php

Espero que ajude!

• Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
On 18/01/2025 at 23:22, Erick Dreger disse:

Oi Erik,

Vou deixar abaixo algumas considerações que eu já tinha feito há certo tempo sobre alguns dos ETFs que você sugeriu, e dei uma olhadinha rápida em alguns que eu ainda não tinha analisado.

Na minha visão, não faz sentido investir em todos esses ETFs simultaneamente na maioria dos casos.

Por quê? Principalmente pela sobreposição e correlação:

• VTI e SOXX: Existe uma correlação alta entre VTI e SOXX, já que o setor de tecnologia, incluindo semicondutores, tem grande peso no VTI. Investir nos dois aumenta a exposição ao mesmo mercado, o que pode ser arriscado e não traz tanta diversificação adicional.
  • VEA e EFAV: VEA representa o mercado desenvolvido internacional, e EFAV é uma versão de baixa volatilidade desse mesmo mercado. A correlação entre eles é alta, o que faz com que o EFAV não ofereça diversificação significativa.
  • VTI e SCHD: Existe também uma certa correlação entre o VTI e o SCHD, dado que o SCHD investe em ações de empresas americanas que pagam dividendos. Assim, várias empresas que estão no SCHD também estão no VTI, com uma diferença na ponderação delas.

Ou seja, acho que você está tendo uma diversificação ineficiente. Ao possuir todos esses ETFs, o portfólio ficaria mais complexo sem um benefício claro de diversificação, dado que há sobreposição entre eles, e alguns são subsetores de outros.

Outro ponto relevante é a concentração setorial entre SOXX e BOTZ: investir neles simultaneamente aumenta a concentração em setores tecnológicos específicos, o que pode aumentar o risco do portfólio. Apesar de serem setores com alto potencial, podem sofrer grandes variações de acordo com os ciclos econômicos e inovação.

Por causa disso, acho que você está criando uma complexidade desnecessária nos seus investimentos. Manter 7 ETFs distintos aumenta a complexidade do acompanhamento da carteira, sem necessariamente trazer um benefício de retorno ou redução de risco proporcional. Com tantos ETFs, você pode acabar se perdendo na gestão, fazendo escolhas desinformadas ou tomando decisões emocionais.

Por isso acho que o ideal é ter um número menor de ETFs com mais foco, evitando redundâncias, a depender da sua estratégia. Assim, em vez de investir em todos esses ETFs, talvez seja mais eficiente escolher alguns que melhor se encaixem em seus objetivos, perfil de risco e estratégia de investimento.

Espero ter ajudado!

Editado por Matheus Passos Silva
Link para compartilhar

• Criar novo...