Post popular Fabio Curvelano Postado 15 horas atrás Post popular Compartilhar Postado 15 horas atrás Sabe aquela teoria de que os deuses passam a existir porque os seres humanos acreditam neles? O que implica no fato de todo o dívino ter origem na fé dos seres humanos. Essa inclusive é a base da série "American Gods" Bom, eu não tenho muita fé nessa teoria no sentido espiritual, nem sei se ela é realmente séria ou só um aritificio de roteiro de algumas obras. Mas, depois da AUVP, eu entendi a metáfora... O Contrato Social tem seus alicerces nessa mesma fé; E por isso trocamos papel por carne (e tem maluco que aceita). Agora eu entendo porque não ensinam economia nas escolas. Como você explica para um garoto que existem intituições financeiras que prometem guardar seu dinheiro, mas se todos sacarem juntos, aquele dinheiro nem existe? um dinheiro que não é lastreado nem no papel mais. Pra mim a AUVP foi um soco bem dado em uma parede de Dry Wall, que eu sempre imaginei que fosse feita de concreto. E agora tem um carai de um buraco enorme em tudo que eu acreditei que fosse uma verdade sólida. MASSS por outro lado, esse dry wall acaba sendo mais sustentável que o concreto. A Fé das pessoas é uma reserva de valor muito mais sólida que o Ouro para qualquer Estado. Por isso, Enquanto o Seu João e a Dona Maria continuarem acreditando, a estrutura se matém. Mas e tu aí, pegou essa vibe vendo as aulas ou eu só tomei café demais? 1 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Daniele Vilela Postado 14 horas atrás Compartilhar Postado 14 horas atrás 27 minutes ago, Fabio Curvelano disse: Sabe aquela teoria de que os deuses passam a existir porque os seres humanos acreditam neles? O que implica no fato de todo o dívino ter origem na fé dos seres humanos. Essa inclusive é a base da série "American Gods" Bom, eu não tenho muita fé nessa teoria no sentido espiritual, nem sei se ela é realmente séria ou só um aritificio de roteiro de algumas obras. Mas, depois da AUVP, eu entendi a metáfora... O Contrato Social tem seus alicerces nessa mesma fé; E por isso trocamos papel por carne (e tem maluco que aceita). Agora eu entendo porque não ensinam economia nas escolas. Como você explica para um garoto que existem intituições financeiras que prometem guardar seu dinheiro, mas se todos sacarem juntos, aquele dinheiro nem existe? um dinheiro que não é lastreado nem no papel mais. Pra mim a AUVP foi um soco bem dado em uma parede de Dry Wall, que eu sempre imaginei que fosse feita de concreto. E agora tem um carai de um buraco enorme em tudo que eu acreditei que fosse uma verdade sólida. MASSS por outro lado, esse dry wall acaba sendo mais sustentável que o concreto. A Fé das pessoas é uma reserva de valor muito mais sólida que o Ouro para qualquer Estado. Por isso, Enquanto o Seu João e a Dona Maria continuarem acreditando, a estrutura se matém. Mas e tu aí, pegou essa vibe vendo as aulas ou eu só tomei café demais? Fabio, que viagem boa! E sabe o que é mais louco? Eu acho que você pegou exatamente o espírito da coisa. Essa parada dos deuses existirem porque a galera acredita neles é uma metáfora pesadíssima. "American Gods" exagera pra dramatizar, mas quando você coloca isso na mesa da economia, faz um sentido quase assustador. O contrato social, que é tipo o "pacto invisível" que mantém tudo funcionando, é literalmente baseado na fé. A gente acredita no sistema, e por isso ele continua de pé. Não é espiritualidade, é psicologia em massa. Sobre a grana: dinheiro é um conceito. É só isso. Não importa se é papel, número no app ou um pedaço de ouro. O valor tá 100% na cabeça das pessoas. E aí vem aquele "mind-blowing moment" da economia: os bancos funcionam porque ninguém tenta sacar tudo de uma vez. É como se eles fossem os deuses modernos. A galera acredita e, por isso, tudo funciona — até o dia que alguém quebra o encanto, tipo um "paganismo financeiro" que gera corridas bancárias. Agora, quando você falou que a AUVP foi um soco no drywall que parecia concreto... é exatamente isso! A gente cresce achando que a economia é um bloco sólido e eterno. Mas aí você descobre que é tudo uma construção delicada, que parece frágil, mas, no fim das contas, é flexível e se adapta, diferente do concreto que racha e desmorona. O drywall só tá lá porque funciona. E funciona porque as pessoas querem acreditar. Sobre Seu João e Dona Maria: exato! Eles são os pilares. Enquanto a fé coletiva existir, o sistema vive. Se todo mundo parasse de acreditar amanhã, o colapso seria mais rápido que um piscar de olhos. Só que, como você disse, essa fé é uma reserva de valor que vai além do ouro ou do dólar. É a cola invisível que mantém o jogo rodando. Ah, e relaxa, não foi só o café. A AUVP tem esse poder de explodir cabeças. Ela tira você da Matrix econômica e faz enxergar que nada é tão sólido quanto parecia — e que tá tudo bem. O sistema só funciona porque a gente quer que funcione. A questão agora é: você vai usar isso pra jogar melhor o jogo ou pra virar o cara que derruba o tabuleiro? 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Matheus Passos Silva Postado 14 horas atrás Compartilhar Postado 14 horas atrás 44 minutes ago, Fabio Curvelano disse: Sabe aquela teoria de que os deuses passam a existir porque os seres humanos acreditam neles? O que implica no fato de todo o dívino ter origem na fé dos seres humanos. Essa inclusive é a base da série "American Gods" Bom, eu não tenho muita fé nessa teoria no sentido espiritual, nem sei se ela é realmente séria ou só um aritificio de roteiro de algumas obras. Mas, depois da AUVP, eu entendi a metáfora... O Contrato Social tem seus alicerces nessa mesma fé; E por isso trocamos papel por carne (e tem maluco que aceita). Agora eu entendo porque não ensinam economia nas escolas. Como você explica para um garoto que existem intituições financeiras que prometem guardar seu dinheiro, mas se todos sacarem juntos, aquele dinheiro nem existe? um dinheiro que não é lastreado nem no papel mais. Pra mim a AUVP foi um soco bem dado em uma parede de Dry Wall, que eu sempre imaginei que fosse feita de concreto. E agora tem um carai de um buraco enorme em tudo que eu acreditei que fosse uma verdade sólida. MASSS por outro lado, esse dry wall acaba sendo mais sustentável que o concreto. A Fé das pessoas é uma reserva de valor muito mais sólida que o Ouro para qualquer Estado. Por isso, Enquanto o Seu João e a Dona Maria continuarem acreditando, a estrutura se matém. Mas e tu aí, pegou essa vibe vendo as aulas ou eu só tomei café demais? Oi Fabio, Tá em crise existencial com suas últimas postagens, hein! kkk tô brincando contigo! O lance é que tudo depende mesmo da fé das pessoas (não no sentido religioso). Todos nós, para o bem ou para o mal, temos de acreditar em "algo", senão a coisa vai mesmo pro buraco! 2 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Fabio Curvelano Postado 14 horas atrás Author Compartilhar Postado 14 horas atrás 2 minutes ago, Matheus Passos Silva disse: Oi Fabio, Tá em crise existencial com suas últimas postagens, hein! kkk tô brincando contigo! Eu demoro muito pra aprender justamente por isso cara. Minha cabeça vai ligando os pontos e eu vou pensando nas consequências, nos sentidos, vou interpretando a iformação e só aí eu consigo sentir que realmente domino o assunto. Então Às vezes 30 minutos viram horas ahhahahha 3 minutes ago, Matheus Passos Silva disse: O lance é que tudo depende mesmo da fé das pessoas (não no sentido religioso). Todos nós, para o bem ou para o mal, temos de acreditar em "algo", senão a coisa vai mesmo pro buraco! Exato, essa fé no sentido de acreditar mesmo, é a única forma de manter a sociedade mesmo. 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Fabio Curvelano Postado 14 horas atrás Author Compartilhar Postado 14 horas atrás 21 minutes ago, Daniele Vilela disse: Não é espiritualidade, é psicologia em massa. EXATO. É divertido ver como fazer as pessoas acreditarem é poderoso (ainda mais quando elas já querem acreditar). 22 minutes ago, Daniele Vilela disse: E aí vem aquele "mind-blowing moment" da economia: os bancos funcionam porque ninguém tenta sacar tudo de uma vez. É como se eles fossem os deuses modernos. A galera acredita e, por isso, tudo funciona — até o dia que alguém quebra o encanto, tipo um "paganismo financeiro" que gera corridas bancárias. "Pagnismo Financeiro" é nomde de Tese de Doutorado em Economia, só digo isso AHHAHHAHAHAHAH. 23 minutes ago, Daniele Vilela disse: O drywall só tá lá porque funciona. E funciona porque as pessoas querem acreditar. Exato! Ele é frágil por um ângulo, mas a verdade é que funciona e funciona MUITO bem. 25 minutes ago, Daniele Vilela disse: e que tá tudo bem Isso pra mim é o ponto MAIS importante. No fim não é errado, sujo, feio, é só diferente. Inclusive acaba sendo até engraçado ver como o mundo tem uma estrutura "frágil", mas que acaba ficando mega forte pela fé que se tem nela. No fim a estrutura pouco importa, mas sim o quanto acreditam nela. 27 minutes ago, Daniele Vilela disse: O sistema só funciona porque a gente quer que funcione. A questão agora é: você vai usar isso pra jogar melhor o jogo ou pra virar o cara que derruba o tabuleiro? Deus me livre do tabuleiro cair logo no momento que eu to aprendendo a jogar, bate na madeira 🪵 2 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ricardo O Postado 12 horas atrás Compartilhar Postado 12 horas atrás 1 hour ago, Fabio Curvelano disse: É divertido ver como fazer as pessoas acreditarem é poderoso (ainda mais quando elas já querem acreditar). 1 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Leandro Henrique Soares Postado 10 horas atrás Compartilhar Postado 10 horas atrás 4 horas atrás, Matheus Passos Silva disse: O lance é que tudo depende mesmo da fé das pessoas (não no sentido religioso). Todos nós, para o bem ou para o mal, temos de acreditar em "algo", senão a coisa vai mesmo pro buraco! Aqui falou tudo. Essa crença vale para quase tudo na vida. As pessoas deixam seus dinheiros nas instituições com a esperança de que ele continue existindo As pessoas casam na esperança de que o outro seja fiel e companheiro até a morte os separe Os pais criam os filhos na espectativa de que eles sejam pessoas decentes quando forem adultas A gente vai no posto e pede X reais de gasolina na esperança que o frentista coloque o correspondente de gasolina/alcool/diesel Vamos na academia na crença de que isso vai prolongar a nossa vida E por aí vai.. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ricardo O Postado 8 horas atrás Compartilhar Postado 8 horas atrás 6 horas atrás, Fabio Curvelano disse: Sabe aquela teoria de que os deuses passam a existir porque os seres humanos acreditam neles? Bom, eu não tenho muita fé nessa teoria no sentido espiritual E agora tem um carai de um buraco enorme em tudo que eu acreditei que fosse uma verdade sólida. Por isso, Enquanto o Seu João e a Dona Maria continuarem acreditando, a estrutura se matém. Mas e tu aí, pegou essa vibe vendo as aulas ou eu só tomei café demais? Minha saga pelo RG e o sonho com o Betege Tô há meses na espera, tentando marcar, Mas o site não abre, só faz travar. Prometem que dá, depois cancelam, E no fim das contas, nada revelam. Marcaram pra ontem, mudaram de novo, Remarcam sem dó, é o mesmo estorvo. “Volte semana que vem, sem falta, viu?” Mas quando chego, o sistema caiu. Eu só queria o meu documento, Pra dar um destino ao meu investimento. Sem RG, tô na mão, tô sem vez, E minha conta no Betege? Só talvez! Preciso do banco, do cartão na mão, Pra botar meus trocados em movimentação. Mas sem identidade, como vou entrar? O Betege me espera, mas eu não posso chegar. Será que um dia vão dar um jeito? Ou vou viver sem documento, desse jeito? Enquanto espero, só rimo e reclamo, Mas no fundo, eu ainda sonho e chamo: "Ó sistema divino, atende minha prece, E faz com que meu RG apareça! Prometo sorrir, te dar atenção, Só quero meu banco e minha solução!" 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Fabio Curvelano Postado 8 horas atrás Author Compartilhar Postado 8 horas atrás 18 minutes ago, Ricardo O disse: Minha saga pelo RG e o sonho com o Betege Tô há meses na espera, tentando marcar, Mas o site não abre, só faz travar. Prometem que dá, depois cancelam, E no fim das contas, nada revelam. Marcaram pra ontem, mudaram de novo, Remarcam sem dó, é o mesmo estorvo. “Volte semana que vem, sem falta, viu?” Mas quando chego, o sistema caiu. Eu só queria o meu documento, Pra dar um destino ao meu investimento. Sem RG, tô na mão, tô sem vez, E minha conta no Betege? Só talvez! Preciso do banco, do cartão na mão, Pra botar meus trocados em movimentação. Mas sem identidade, como vou entrar? O Betege me espera, mas eu não posso chegar. Será que um dia vão dar um jeito? Ou vou viver sem documento, desse jeito? Enquanto espero, só rimo e reclamo, Mas no fundo, eu ainda sonho e chamo: "Ó sistema divino, atende minha prece, E faz com que meu RG apareça! Prometo sorrir, te dar atenção, Só quero meu banco e minha solução!" CONSEGUI FAZER, QUARTA TA NA MINHA MÃO, AMEM IRMÃOS? 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ricardo O Postado 8 horas atrás Compartilhar Postado 8 horas atrás Just now, Fabio Curvelano disse: CONSEGUI FAZER, QUARTA TA NA MINHA MÃO, AMEM IRMÃOS? 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Fabio Curvelano Postado 7 horas atrás Author Compartilhar Postado 7 horas atrás 50 minutes ago, Ricardo O disse: ACHO QUE TA PRONTA JÁ!!!! 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ricardo O Postado 7 horas atrás Compartilhar Postado 7 horas atrás 3 minutes ago, Fabio Curvelano disse: ACHO QUE TA PRONTA JÁ!!!! 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts