Jump to content
  • 0

IPCA + 2055 com juros semestrais

Vinicius Estevam Da Costa

Pergunta

Boa tarde, pessoal! Preciso de uma ajuda, por favor.

Investi aproximadamente 39k em ipca+ 5,47% (2055) há algum tempo e o que me incomoda hoje são os cupons semestrais que julgo atrapalhar a ação dos juros compostos na minha atual fase de construção de capital. Faz sentido resgatá-lo hoje para alocar em IPCA + 2029, por exemplo? (Valor de resgate seria 31k…valor dos cupons recebidos até agora somam aproximadamente 6k).

• Brabo 1
Link para compartilhar

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
18 minutes ago, Vinicius Estevam Da Costa disse:

Investi aproximadamente 39k em ipca+ 5,47% (2055) há algum tempo e o que me incomoda hoje são os cupons semestrais que julgo atrapalhar a ação dos juros compostos na minha atual fase de construção de capital. Faz sentido resgatá-lo hoje para alocar em IPCA + 2029, por exemplo? (Valor de resgate seria 31k…valor dos cupons recebidos até agora somam aproximadamente 6k).

Boa tarde, @Vinicius Estevam Da Costa !

Na minha opinião não compensa fazer o resgate neste momento. Apesar de ter o risco do reinvestimento que é o que pode atrasar um pouco os juros compostos, sacar neste momento é gerar perda de capital. Veja que há uma diferença entre fazer os juros trabalharem de forma um pouco mais devagar que é seguir com o título até o vencimento, e vender antecipadamente que envolve perda de capital.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Vai alocando os cupons recebidos em novos titulos de menor prazo e maior juros... e se entre agora e 2055 tivermos uma queda na SELIC (espero sinceramente que sim, afinal são 30 anos!) com IPCA subindo esse titulo vai valorizar e nesse momento que será interessante de sair, com vantagem na marcação a mercado... mas não agora.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
4 horas atrás, Eddy Paulini disse:

Boa tarde, @Vinicius Estevam Da Costa !

Na minha opinião não compensa fazer o resgate neste momento. Apesar de ter o risco do reinvestimento que é o que pode atrasar um pouco os juros compostos, sacar neste momento é gerar perda de capital. Veja que há uma diferença entre fazer os juros trabalharem de forma um pouco mais devagar que é seguir com o título até o vencimento, e vender antecipadamente que envolve perda de capital.

Perfeito! Muito obrigado pela ajuda!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, Gustavo Bervian Brand disse:

Vai alocando os cupons recebidos em novos titulos de menor prazo e maior juros... e se entre agora e 2055 tivermos uma queda na SELIC (espero sinceramente que sim, afinal são 30 anos!) com IPCA subindo esse titulo vai valorizar e nesse momento que será interessante de sair, com vantagem na marcação a mercado... mas não agora.

Muito obrigado pela ajuda e sugestão!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
6 horas atrás, Vinicius Estevam Da Costa disse:

Faz sentido sua preocupação com os cupons atrapalhando a mágica dos juros compostos nessa fase de construção de patrimônio. Você tá pensando em resgatar um título que foi comprado com uma taxa boa (5,47% + IPCA) e perderia cerca de 2k (considerando os cupons recebidos) pra realocar em algo com vencimento mais curto. Então, a pergunta principal é: vale mesmo essa troca? Na minha opinião não, ms vamos lá:

Pontos pra considerar:

Impacto dos cupons na sua estratégia
Se esses cupons tão sendo gastos ou ficam parados sem reinvestir, realmente eles quebram o ciclo do juros compostos. Mas se você tá r, o efeito composto continua, só que "manual". A diferença tá mais na disciplina do reinvestimento.

Taxa do título 2029
Antes de resgatar, olha a taxa atual do IPCA+ 2029. Se for menor que os 5,47% que você já tem, a troca não compensaria, porque você estaria abrindo mão de uma rentabilidade ótima no longo prazo.

Prazo e liquidez
O 2029 tem um prazo menor, o que pode dar mais flexibilidade se você precisar do dinheiro antes. Mas, em troca, você sacrifica o rendimento maior do 2055, que tem o "prêmio" por ser mais longo.

Custo de oportunidade
Resgatar agora significa aceitar o prejuízo de 2k (considerando o valor de resgate e os cupons recebidos). Esse custo só vale a pena se o novo título for te dar uma vantagem clara, seja em taxa ou alinhamento com seus objetivos. Vê que não é muito vantajoso?

Antes de decidir, avalie se dá pra reinvestir os cupons de forma eficiente. Se você consegue reinvesti-los em algo com boa taxa, talvez não precise se desfazer do título. Se a taxa do IPCA+ 2029 for muito inferior ao que você já tem, segura o 2055, mesmo com os cupons. É um título bom pra longo prazo. Só resgata se a diferença de estratégia realmente fizer sentido no longo prazo e a perda inicial de 2k não te incomodar, sinceramente acho difícil 2k não incomodar rs.

Link para compartilhar

• Criar novo...