Jump to content
  • 0

IPCA + 2055 com juros semestrais

Vinicius Estevam Da Costa

Pergunta

Boa tarde, pessoal! Preciso de uma ajuda, por favor.

Investi aproximadamente 39k em ipca+ 5,47% (2055) há algum tempo e o que me incomoda hoje são os cupons semestrais que julgo atrapalhar a ação dos juros compostos na minha atual fase de construção de capital. Faz sentido resgatá-lo hoje para alocar em IPCA + 2029, por exemplo? (Valor de resgate seria 31k…valor dos cupons recebidos até agora somam aproximadamente 6k).

• Brabo 1
Link para compartilhar

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
18 minutes ago, Vinicius Estevam Da Costa disse:

Investi aproximadamente 39k em ipca+ 5,47% (2055) há algum tempo e o que me incomoda hoje são os cupons semestrais que julgo atrapalhar a ação dos juros compostos na minha atual fase de construção de capital. Faz sentido resgatá-lo hoje para alocar em IPCA + 2029, por exemplo? (Valor de resgate seria 31k…valor dos cupons recebidos até agora somam aproximadamente 6k).

Boa tarde, @Vinicius Estevam Da Costa !

Na minha opinião não compensa fazer o resgate neste momento. Apesar de ter o risco do reinvestimento que é o que pode atrasar um pouco os juros compostos, sacar neste momento é gerar perda de capital. Veja que há uma diferença entre fazer os juros trabalharem de forma um pouco mais devagar que é seguir com o título até o vencimento, e vender antecipadamente que envolve perda de capital.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Vai alocando os cupons recebidos em novos titulos de menor prazo e maior juros... e se entre agora e 2055 tivermos uma queda na SELIC (espero sinceramente que sim, afinal são 30 anos!) com IPCA subindo esse titulo vai valorizar e nesse momento que será interessante de sair, com vantagem na marcação a mercado... mas não agora.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
4 horas atrás, Eddy Paulini disse:

Boa tarde, @Vinicius Estevam Da Costa !

Na minha opinião não compensa fazer o resgate neste momento. Apesar de ter o risco do reinvestimento que é o que pode atrasar um pouco os juros compostos, sacar neste momento é gerar perda de capital. Veja que há uma diferença entre fazer os juros trabalharem de forma um pouco mais devagar que é seguir com o título até o vencimento, e vender antecipadamente que envolve perda de capital.

Perfeito! Muito obrigado pela ajuda!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, Gustavo Bervian Brand disse:

Vai alocando os cupons recebidos em novos titulos de menor prazo e maior juros... e se entre agora e 2055 tivermos uma queda na SELIC (espero sinceramente que sim, afinal são 30 anos!) com IPCA subindo esse titulo vai valorizar e nesse momento que será interessante de sair, com vantagem na marcação a mercado... mas não agora.

Muito obrigado pela ajuda e sugestão!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
6 horas atrás, Vinicius Estevam Da Costa disse:

Faz sentido sua preocupação com os cupons atrapalhando a mágica dos juros compostos nessa fase de construção de patrimônio. Você tá pensando em resgatar um título que foi comprado com uma taxa boa (5,47% + IPCA) e perderia cerca de 2k (considerando os cupons recebidos) pra realocar em algo com vencimento mais curto. Então, a pergunta principal é: vale mesmo essa troca? Na minha opinião não, ms vamos lá:

Pontos pra considerar:

Impacto dos cupons na sua estratégia
Se esses cupons tão sendo gastos ou ficam parados sem reinvestir, realmente eles quebram o ciclo do juros compostos. Mas se você tá r, o efeito composto continua, só que "manual". A diferença tá mais na disciplina do reinvestimento.

Taxa do título 2029
Antes de resgatar, olha a taxa atual do IPCA+ 2029. Se for menor que os 5,47% que você já tem, a troca não compensaria, porque você estaria abrindo mão de uma rentabilidade ótima no longo prazo.

Prazo e liquidez
O 2029 tem um prazo menor, o que pode dar mais flexibilidade se você precisar do dinheiro antes. Mas, em troca, você sacrifica o rendimento maior do 2055, que tem o "prêmio" por ser mais longo.

Custo de oportunidade
Resgatar agora significa aceitar o prejuízo de 2k (considerando o valor de resgate e os cupons recebidos). Esse custo só vale a pena se o novo título for te dar uma vantagem clara, seja em taxa ou alinhamento com seus objetivos. Vê que não é muito vantajoso?

Antes de decidir, avalie se dá pra reinvestir os cupons de forma eficiente. Se você consegue reinvesti-los em algo com boa taxa, talvez não precise se desfazer do título. Se a taxa do IPCA+ 2029 for muito inferior ao que você já tem, segura o 2055, mesmo com os cupons. É um título bom pra longo prazo. Só resgata se a diferença de estratégia realmente fizer sentido no longo prazo e a perda inicial de 2k não te incomodar, sinceramente acho difícil 2k não incomodar rs.

Link para compartilhar

• 0

@Vinicius Estevam Da Costa, concordo com o apresentado por nossa colega @Daniele Vilela.

A tudo que foi colocado, acrescentária que como o seu título -  IPCA+ 5,47% (2055) - é um título de longo prazo e que você não pegou em uma taxa ruim, o que faz com que, em algum momento, nos próximos anos, seja possível que haja uma janela de oportunidade em que os juros caiam e a marguem de prejuízo na marcação a mercado seja menor ou deixe de existir. 
É verdade que os juros semestrais incomodam, principalmente quando assistimos as aulas de renda fixa do curso. Os juros semestrais nos atrapalham porque você paga um imposto de renda maior nos recebimentos de curto prazo, além disso, perde-se na bola de neve dos juros compostos, no entanto, quando o prazo é superior a 2 anos você chega ao pagamento mínimo de imposto em relação aos cupons semestrais, o que parece-me ser teu caso, pois considerando o gráfico de preços e taxas do tesouro direto para o teu título, provavelmente teu investimento foi feito há mais de um ano ao menos, e, considerando o que já recebeste de juros semestrais, acredito que tenha sido há mais de 2 anos (se a minha compreensão de como são pagos os cupons está correta), então, já deves estar pagando a alicota mínima de imposto. Nesse cenário, não venderia o título agora, aguardaria uma janela de marcação a mercado melhor.

Link para compartilhar

• Criar novo...