Jump to content
  • 1

Iniciando carteira de ETFs com muitas dúvidas

Arthur Bezerra De Freitas

Pergunta

Olá pessoal, estou montando minha carteira de investimento fora do brasil e decidi focar apenas em ETFs pela simplicidade.

Atualmente na minha carteira de renda varíavel no brasil tenho ações do setor financeiro (pretendo colocar outros setores no futuro) e FIIs (maioria de tijolo).  Com base nisso escolhi 3 ETFs e a % de cada me baseei no market cap das bolsas do mundo:

• SPLG (60%)
    • Replica o S&P 500
  • IDEV (30%)
    • Me aparenta ser bem diversificado em economias de países desenvolvidos fora dos USA
  • VWO (10%)
    • Países emergente (China 24.3%, India 23.05%, Taiwan 20.84%)

O overlap de ativos entre eles é 0%.

O que acham dessa seleção? Mudariam a distribuição? Adicionariam algo? A estratégia faz sentido para vocês?

Fiz uma simulação com aportes mensais e confesso que deu uma desanimada, pois ficaria um pouco longe do S&P 500, deveria só pegar esse ETF ou é realmente necessário investir fora dos USA?image.png.c00f644ed0850d07bd6b8b872a909831.png

Editado por Arthur Bezerra De Freitas
  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
6 horas atrás, Arthur Bezerra De Freitas disse:

Olá pessoal, estou montando minha carteira de investimento fora do brasil e decidi focar apenas em ETFs pela simplicidade.

Atualmente na minha carteira de renda varíavel no brasil tenho ações do setor financeiro (pretendo colocar outros setores no futuro) e FIIs (maioria de tijolo).  Com base nisso escolhi 3 ETFs e a % de cada me baseei no market cap das bolsas do mundo:

• SPLG (60%)
    • Replica o S&P 500
  • IDEV (30%)
    • Me aparenta ser bem diversificado em economias de países desenvolvidos fora dos USA
  • VWO (10%)
    • Países emergente (China 24.3%, India 23.05%, Taiwan 20.84%)

O overlap de ativos entre eles é 0%.

O que acham dessa seleção? Mudariam a distribuição? Adicionariam algo? A estratégia faz sentido para vocês?

Fiz uma simulação com aportes mensais e confesso que deu uma desanimada, pois ficaria um pouco longe do S&P 500, deveria só pegar esse ETF ou é realmente necessário investir fora dos USA?image.png.c00f644ed0850d07bd6b8b872a909831.png

Bom dia, @Arthur Bezerra De Freitas !

Achei interessante e coerente suas escolhas no quesito diversificação.

Apenas uma dúvida/curiosidade. Por qual motivo você escolheu o SPLG e não o IVV que normalmente é o mais conhecido para replicar o S&P 500?

No mais, uma exposição mais global e uma outra como maior risco só que em menor percentual (a pimentinha da carteira), acho justo.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Eddy Paulini disse:

Bom dia, @Arthur Bezerra De Freitas !

Achei interessante e coerente suas escolhas no quesito diversificação.

Apenas uma dúvida/curiosidade. Por qual motivo você escolheu o SPLG e não o IVV que normalmente é o mais conhecido para replicar o S&P 500?

No mais, uma exposição mais global e uma outra como maior risco só que em menor percentual (a pimentinha da carteira), acho justo.

Oi @Eddy Paulini, optei pelo SPLG por ter uma taxa menor (de 0,02%) e replicar o índice tão bem quanto.

De pimentinha estou pensando no TQQQ 10% com o SPLG 50% para manter os mesmos 60% de exposição nos EUA.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
4 horas atrás, Arthur Bezerra De Freitas disse:

Oi @Eddy Paulini, optei pelo SPLG por ter uma taxa menor (de 0,02%) e replicar o índice tão bem quanto.

De pimentinha estou pensando no TQQQ 10% com o SPLG 50% para manter os mesmos 60% de exposição nos EUA.

@Arthur Bezerra De Freitas se está de acordo com seus objetivos, não vejo problema. Como comentei antes, acho que a divisão está bem boa!

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0

Achei muito boa, simples, global e eficiente! Seguiu mais ou menos como é o market-cap de cada mercado (EUA, desenvolvidos ex-EUA e emergentes), buscando etf's neutros.

Eu só prestaria atenção que você está sem small-caps dos EUA. Existem smallcaps no IDEV, existem smallcaps no VWO, mas não existem no SPLG, então, talvez seja o caso de diminuir um pouco o % do do SPLG para adicionar smallcaps, caso ache importante.

Vale até estudar smallcaps de valor, caso acredite na tese.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Vc tá comparando a carteira com um índice q vc sabe q valorizou mto recentemente

Mas ele só valorizou desse jeito por causa das big techs, eh uma época bem atipica

Outro ponto eh q qto mais diversifica, menor eh a rentabilidade e mais próximo da média da bolsa vc fica

O mesmo acontece ao contrário, diversificando vc diminui o tombo TB

Link para compartilhar

• Criar novo...