Jump to content
  • 0

Artigo sobre arbitragem no mercado brasileiro com fundos ETFs


Renzo Nogueira Margotto

Pergunta

Na live de ontem (25/04/2022) o Wesley fez uma pergunta sobre relação do preço da cota de um ETF negociado em mercado secundário com o seu valor patrimonial, questionando como seria possível o preço acompanhar o valor justo. Eu já tinha levantado essa questão aqui no fórum de renda variável e o Flavio, moderador, já tinha ajudado no sentido de falar sobre a arbitragem, no mesmo sentido da resposta que o Raul deu ontem.
Porém, a coisa ainda não tinha ficado completamente clara na minha cabeça. Eu tentei achar algum material que falasse mais sobre o assunto e acabei encontrando esse artigo no SciELO Brasil. O artigo tem muitos conceitos técnicos, gráficos e fórmulas na tentativa de explicar se é possível aproveitar via arbitragem essa possibilidade de defasagem no preço de um ETF em relação ao seu valor, que nem de longe é minha intenção. Apenas queria compreender de que forma eu estaria garantido de acompanhar um índice passivo comprando uma cota de ETF tendo em vista que ela é negociada no mercado secundário, com seu preço variando conforme oferta e demanda.
Nesse sentido, esse artigo me ajudou a entender um pouco mais sobre como isso acontece. Assim, vou deixar o "Resumo" dele para que vocês possam saber do que se trata antes de clicar no link. Caso o assunto não interesse é só passar batido!

Artigo: Evidências empíricas: arbitragem no mercado brasileiro com fundos ETFs
Autores: Yuri Sampaio Maluf¹ e Pedro Henrique Melo Albuquerque²
1- Especialista do Departamento de Administração da Universidade de Brasília. E-mail: [email protected]
2- Professor Doutor do Departamento de Administração da Universidade de Brasília. E-mail: [email protected]
Resumo: De acordo com a literatura de gestão de risco, a diversificação contribui para a mitigação do risco. Neste sentido, os fundos de índice Exchange Traded Funds (ETF), recém introduzidos no mercado brasileiro, permitem sua fácil execução. Dentro deste contexto, o presente artigo investiga a eficiência do processo de valuation das cotas do fundo iShare Ibovespa com relação ao seu valor justo. Para isto, primeiramente é empregada uma análise das séries temporais de alta frequência do ETF e Ibovespa, seguido de simulações de estratégias que contemplem ágios/deságios entre as séries dos ativos, sem e com custos de transação. A fim de evitar efeitos de Data-Snooping nos resultados das operações, foi aplicado um Bootstrap para séries temporais. No primeiro momento os resultados apontam para uma ineficiência do apreçamento das cotas, visto que a incorporação de ágios/deságios na estratégia produziu retornos de 172,5\% acima de seu índice. No segundo, verifica-se que mesmo com a introdução dos custos operacionais, os ganhos ainda assim apresentam ineficiência. Entretanto, a partir da técnica de Bootstrap, os resultados não apontaram para retornos excedentes, o que pode ser atribuído meramente ao fenômeno de Data-Snooping. Os resultados evidenciam, portanto, a inviabilidade dos agentes em auferir rendimentos anormais a partir de divergências entre os valores da cota do ETF e seu respectivo índice, o que indica uma eficiência nas precificações das cotas do fundo iShare Ibovespa.
Palavras-chave: ETF. Arbitragem. Hipótese de eficiência de mercado. Data-Snooping.
Disponível em https://www.scielo.br/j/rcf/a/XN3qJfdLmp4FWvyCM3v6zbp/?lang=pt#
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 1
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Realmente isso é algo que não ficou 100\% claro para mim, Renzo Nogueira Margotto. Vou dar uma lida no artigo com mais calma no final de semana.
Mas, pelo o que entendi, dando uma olhada rápida no artigo é que: realmente existe momentos de descorrelação entre o ETF e o índice que ele replica. Só que esse GAP é sempre corrigido rapidamente, creio que seja já por conta de grandes fundos que ficam arbitrando esse tipo de ETF (isso que não tenho certeza, e vou ler mais sobre). E o que entendo por arbitrando é ficar tentando tirar pequenos lucros dessa descorrelação.
O que não ficou tão claro para mim, parando parando para pensar agora, é a questão de desmembrar o ETF em ações real do índice, como o Raul falou na live.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...