Jump to content
  • 0

Fundos Imobiliários

Marcelo Sindeaux

Pergunta

Olá galera! Bom dia (/tarde/noite)!

Gostaria de submeter um raciocínio à crítica de vocês:

Disponho atualmente da renda de alguns alugueis e de um salário fixo. Considerando que estou planejando pedir demissão de meu emprego até o final do ano, tracei como OBJETIVO obter uma renda passiva complementar de forma IMEDIATA e mais SIMPLES possível (não quero quebrar muito a cabeça), mesmo que para isso tenha que abrir mão de uma maior valorização de meu patrimônio no longo prazo.

Neste contexto, iniciei uma análise cuidadosa de alguns FIIs de tijolo e realizei algumas simulações, chegando à seguinte conclusão: Considerando o atual momento em que os FIIs ESTÃO COM PREÇOS BASTANTE DESCONTADOS, se eu distribuir o capital que disponho atualmente em 15 ou 20 bons FIIs (analisados conforme manda o figurino), já teria a renda passiva complementar de que necessito para minha independência financeira, sendo paga todos os meses em minha conta, sem maiores complexidades, e protegida da inflação.

Tendo em vista que estou focado nos rendimentos, e não na valorização patrimonial, quais seriam os riscos de concentrar minha carteira nessa classe de ativos (FIIs de tijolo) considerando uma diversificação apenas dentro dessa classe?

• Brabo 3
Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
24 minutes ago, Marcelo Sindeaux disse:

Olá galera! Bom dia (/tarde/noite)!

Gostaria de submeter um raciocínio à crítica de vocês:

Disponho atualmente da renda de alguns alugueis e de um salário fixo. Considerando que estou planejando pedir demissão de meu emprego até o final do ano, tracei como OBJETIVO obter uma renda passiva complementar de forma IMEDIATA e mais SIMPLES possível (não quero quebrar muito a cabeça), mesmo que para isso tenha que abrir mão de uma maior valorização de meu patrimônio no longo prazo.

Neste contexto, iniciei uma análise cuidadosa de alguns FIIs de tijolo e realizei algumas simulações, chegando à seguinte conclusão: Considerando o atual momento em que os FIIs ESTÃO COM PREÇOS BASTANTE DESCONTADOS, se eu distribuir o capital que disponho atualmente em 15 ou 20 bons FIIs (analisados conforme manda o figurino), já teria a renda passiva complementar de que necessito para minha independência financeira, sendo paga todos os meses em minha conta, sem maiores complexidades, e protegida da inflação.

Tendo em vista que estou focado nos rendimentos, e não na valorização patrimonial, quais seriam os riscos de concentrar minha carteira nessa classe de ativos (FIIs de tijolo) considerando uma diversificação apenas dentro dessa classe?

Boa noite, @Marcelo Sindeaux !

Além do risco de falta de diversificação que pode comprometer parte de seu patrimônio estando em uma única classe de ativos o que deixa seu dinheiro sujeito a qualquer eventualidade, seja uma nova crise ou uma canetada do governo que façam os FIIs derreterem, usufruir de uma renda que eles geram pode também desacelerar ou até mesmo diminuir seu patrimônio no longo do tempo a depender do quanto você vai usar da renda que eles pagam. Fora que estes fatores podem afetar os valores pagos o que também enxergo como aumento de risco.

Na minha opinião, é difícil ficar tranquilo com este tipo de exposição.

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0

Boa noite, ainda sou iniciante no mundo dos investimentos, mas vou deixar aqui minha opinião.

Não acho que seja uma má ideia, mas você tem que estar ciente que pode acontecer uma possível crise, não sabemos o dia de amanhã, por exemplo, recentemente na pandemia teve alguns FIIs que não distribuíram dividendos, por tanto, recomendo que tenha uma BOA reserva de emergência e até uma porcentagem do seu patrimônio em renda fixa, tem algumas renda fixa que pagam juros semestral, ou até antes também. 

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Marcelo Sindeaux disse:

Disponho atualmente da renda de alguns alugueis e de um salário fixo.

Como são estes imóveis de aluguéis ? Mais de 1?

qual % de renda você consegue neles ?

você quer pedir demissão e parar de vez ou pensa em trabalhar em breve ?

qual sua idade ? (O fato de dizer que não pensa no crescimento de patrimonio x sua idade tem bastante relevância )

Precisaria de mais detalhes , mas dando pitacos:

seus aluguéis - eles próprios já podem sofrer em algum momento de vacância ou inadimplência , e ou até reparos/ imprevistos etc 

FIIs - você na tem parte da renda em aluguel de imóvel e quer concentrar mais ainda (não parece muito inteligente fazer isso )

ideia - avalie o valor destes imóveis , e o quanto eles te dão de retorno , e veja se aos poucos não vale a pena vender e investir o valor mas com diversificação , principalmente em renda fixa e FII , e um pouquinho de ações perenes pagadoras de dividendos … você teria ao menos 3 classes te gerando renda !

na renda fixa você pode planejar melhor e com mais assertividade as datas e valores a receber , sem levar sustos … 

a depende do montante total , eu indicaria você atender uma reunião com AUVP capital pra organizar uma carteira neste formato em que você almeja , pra ter renda , mas sem concentra tudo em FII!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...