Jump to content
  • 0

Tentando montar minha primeira carteira

Gleisson Boscato Gomes

Pergunta

Boa tarde, pessoal!

Confesso que dei uma desanimada. Sou da turma 36 e, até hoje, ainda não finalizei o curso.

Estava assistindo ao módulo 8 e resolvi começar a planejar minha carteira de ações — algo que já deveria ter feito no módulo 4. Pretendo assistir a esse módulo novamente depois para revisar os conceitos.

Pesquisando algumas empresas, separei as seguintes para compor minha carteira. Ainda vou montar o triângulo invertido (6 na base, 3 no meio e 2 no topo):

• Base:

WEGE3 - Bens Industriais, Máquinas e Equipamentos 

BPAC3 - Financeiro, Banco

KLBN3 - Materiais Básicos, Papel e Celulose 

SAPR4 - Utilidade Pública, Água e saneamento 

EGIE3 - Utilidade Pública, Energia Elétrica 

PSSA3 - Financeiro, Seguros

• Meio:

VIVA3 - Consumo Cíclico, Tecidos. Vestuário e Calçados 

MDIA3 - Consumo Não Cíclico, Alimentos Processados

ODPV3 - Saúde, Ser. Méd. Hospitalares 

• Topo:

SLCE3 - Consumo Não Cíclico, Agropecuária 

INTB3 - Tecnologia da Informação, Computadores e Equipamentos

Se alguém puder me dar mais conselhos ou sugestões, ficarei muito gradecido!

• Brabo 3
Link para compartilhar

14 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Boa tarde, @Gleisson Boscato Gomes !

13 horas atrás, Gleisson Boscato Gomes disse:

Confesso que dei uma desanimada. Sou da turma 36 e, até hoje, ainda não finalizei o curso.

Desânimo nada. Melhor levar um tempo a mais e ter certeza que está absorvendo o conteúdo do que quem diz que mata o curso todo em 2 semanas assistindo as aulas no 2x e no final não sabe ainda o que é marcação a mercado ou a diferença entre ROE e ROIC.

Fica em paz, jovem! Tudo no seu tempo.

13 horas atrás, Gleisson Boscato Gomes disse:

• Base:

• Meio:

• Topo:

Sua carteira na minha humilde opinião está muito boa. Enxuta e diversificada.

A base está bem sólida, ativos de longa data e lucrativos, base e topo bem coerentes. Aqui só deixo uma visão mais pessoal, onde enxergo Klabin como meio e não base. Apesar de ser uma empresa secular, por lidar com commodity o que gera ciclos de maiores volatilidades, consequentemente aumenta o risco da empresa nestes períodos. Mas é um questão mais conceitual.

No mais, parabéns aí pela dedicação e no que montou!

Está no caminho certo!

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0

Não quero corroborar com seu desânimo. Mas, também me sinto um pouco perdido, cansado e burro. É tanta coisa, já tenho 35 e sou uma folha em branco de investimentos. Estou tentando aprender o máximo que posso. No entanto, parece que quanto mais me esforço, menos eu sei. É tanta coisa que chego a me perguntar se dou conta disso. E pra piorar, o cenário na minha carreira profissional só piora. Professor nesse Brasil não tem um dia de paz. 😢😢😢😔😔🤏🏻🤏🏻

• Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
18 horas atrás, Gleisson Boscato Gomes disse:

Boa tarde, pessoal!

Estava assistindo ao módulo 8 e resolvi começar a planejar minha carteira de ações — algo que já deveria ter feito no módulo 4. Pretendo assistir a esse módulo novamente depois para revisar os conceitos.

Pesquisando algumas empresas, separei as seguintes para compor minha carteira. Ainda vou montar o triângulo invertido (6 na base, 3 no meio e 2 no topo):

• Base:

• Meio:

• Topo:

Meu conselho, COMECE com muito ou pouco conhecimento, existe uma coisa que ao inciar seu interesse vai aumentar fortemente.

Construir uma carteia leva tempo, então focaria em poucas ações no início de setores diferentes, incluiria uma fii ou dois também, uns 5 ativos, começaria a montar posição.

Estou dizendo isso, pq comecei com a cabeça de diversificar, tinha pouco dinheiro em muitas posições, até mesmo para vc receber dividendos/rendimentos mais significativos, lógico dentro do valor que vc investe.

Começaria com banco, elétricas, saneamento e seguros pelo menos uma de cada setor desse, teria um fii de tijolo (shopping) e um de papel.

Falar de ativo é muito pessoal, por isso não estou aqui dizendo ativos propriamente dito.

Pensa no longo prazo, tenha reserva em 100% CDI de banco grande, pessoalmente tenho uma posição de longo prazo em IPCA+, colocando todo mês um pouco.

E tenha posições fora em ETF, não precisa se preocupar muito em escolher as ações, até dois etfs vai tá bem diversificado, aqui na plataforma tem explanando sobre vários.

O tempo, o aporte e o juros compostos vão estar a seu favor, com paciência e disciplina podemos chegar bem longe.

Só pensa numa JORNADA, de aprendizado, fazer dinheiro, reter parte, poupar e investir requer treinamento, nós brasileiros possivelmente a maioria não temos exemplos em casa, talvez vc seja o primeiro a se preocupar com isso na sua geração.

Sorte, sucesso e bons investimentos.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
6 horas atrás, Leonardo Borella Santos disse:

Bom dia! Gostei muito das ações e tenho algumas em carteira. Acho que o mais legal, pelo menos o que eu faço, é tentar comprar sempre com o maior desconto tendo em vista o cenário atual. Não desanime, nunca é tarde pra aprender, foca em terminar o curso e só vai pra cima 

Tem o diagrama do cerrado que ajuda muito nestes momento em pegar ativos descontados!

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
10 horas atrás, Eddy Paulini disse:

Boa tarde, @Gleisson Boscato Gomes !

Desânimo nada. Melhor levar um tempo a mais e ter certeza que está absorvendo o conteúdo do que quem diz que mata o curso todo em 2 semanas assistindo as aulas no 2x e no final não sabe ainda o que é marcação a mercado ou a diferença entre ROE e ROIC.

Fica em paz, jovem! Tudo no seu tempo.

Sua carteira na minha humilde opinião está muito boa. Enxuta e diversificada.

A base está bem sólida, ativos de longa data e lucrativos, base e topo bem coerentes. Aqui só deixo uma visão mais pessoal, onde enxergo Klabin como meio e não base. Apesar de ser uma empresa secular, por lidar com commodity o que gera ciclos de maiores volatilidades, consequentemente aumenta o risco da empresa nestes períodos. Mas é um questão mais conceitual.

No mais, parabéns aí pela dedicação e no que montou!

Está no caminho certo!

Valeu pelo ajuda rsrsr, achei interessante esse efeito "Dunning Kruger"

Só mais alguma informação sobre a carteira...

Estou pensando em add tbm a leve3, visto que ela segue no ramo de automóveis e motocicletas, o que acha?

E tbm, embora não seja muito fan (devido a muitos escândalos), a PETR4? considerado ela uma empresa praticamente impossível de quebrar, visto que é a maior do pais e tem apoio do governo, que mais atrapalha do que ajuda ksksks, (vai que ela privatiza)

Tbm acho interessante as empresas VALE3 e GOAU4, teria que decidir qual das duas seria melhor, porém vai ficar uma correlação muito grande, visto que a Weg atua nos setores... 

Siderúrgica (GOAU4)

Mineração (VALE3)

Petróleo (PETR4)

Papel e celulose (KLBN3)

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
29 minutes ago, Gleisson Boscato Gomes disse:

Estou pensando em add tbm a leve3, visto que ela segue no ramo de automóveis e motocicletas, o que acha?

Acho uma empresa interessante para estudar e ver se a mesma estará de acordo com seus objetivos.

E tbm, embora não seja muito fan (devido a muitos escândalos), a PETR4? considerado ela uma empresa praticamente impossível de quebrar, visto que é a maior do pais e tem apoio do governo, que mais atrapalha do que ajuda ksksks, (vai que ela privatiza)

Para sua carteira pensando em diversificação, entraria. Mas caberá seus estudos como sempre.

Tbm acho interessante as empresas VALE3 e GOAU4, teria que decidir qual das duas seria melhor, porém vai ficar uma correlação muito grande, visto que a Weg atua nos setores... 

Aqui eu deixaria um adendo sobre empresas voláteis na sua carteira. Veja que você estaria adicionando mais empresas que são cíclicas e estão relacionadas a uma commodity (Klabin, Petrobras também entram nessa conta). Isso pode balançar muito sua carteira o que vai pedir eventualmente estômago para acompanhar elas e o fato delas serem voláteis aumenta seu risco.

Não vai ter certo ou errado. 

E por fim, atente-se a quantidade de ativos na carteira. De ações inicialmente já tem 11. Depois levantou a hipótese de mais 3 (GOAU, PETR e VALE). Sobe para 14 ativos que você deverá acompanhar. É um número de ativos que você conseguirá acompanhar direitinho? Lembrando como sempre que o acompanhar não é ver cotação para saber se está com preço caro ou barato. Mas sim, interpretar os resultados, ler relatórios, etc.

Some isso aos FIIs que possivelmente podem entrar na sua carteira e que também requerem um acompanhamento periódico.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
34 minutes ago, Eddy Paulini disse:

Acho uma empresa interessante para estudar e ver se a mesma estará de acordo com seus objetivos.

Para sua carteira pensando em diversificação, entraria. Mas caberá seus estudos como sempre.

Aqui eu deixaria um adendo sobre empresas voláteis na sua carteira. Veja que você estaria adicionando mais empresas que são cíclicas e estão relacionadas a uma commodity (Klabin, Petrobras também entram nessa conta). Isso pode balançar muito sua carteira o que vai pedir eventualmente estômago para acompanhar elas e o fato delas serem voláteis aumenta seu risco.

Não vai ter certo ou errado. 

E por fim, atente-se a quantidade de ativos na carteira. De ações inicialmente já tem 11. Depois levantou a hipótese de mais 3 (GOAU, PETR e VALE). Sobe para 14 ativos que você deverá acompanhar. É um número de ativos que você conseguirá acompanhar direitinho? Lembrando como sempre que o acompanhar não é ver cotação para saber se está com preço caro ou barato. Mas sim, interpretar os resultados, ler relatórios, etc.

Some isso aos FIIs que possivelmente podem entrar na sua carteira e que também requerem um acompanhamento periódico.

Entendido, estava pensando em manter cerca de 12 ações, acredito que vou deixar a Intelbras de lado, visto que é uma empresa de tecnologia, no qual o EUA é mais forte, estava pensando em add a leve3 e a Petrobras, e talvez manter a Petrobras como um topo e a leve como uma da base, faz sentido?

Acabei o módulo 8 hoje, vou assistir os módulos sobre indicadores e vou ver a parte a do módulo 4 e vou acabar de formular essa minha ideia 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
Just now, Gleisson Boscato Gomes disse:

Entendido, estava pensando em manter cerca de 12 ações, acredito que vou deixar a Intelbras de lado, visto que é uma empresa de tecnologia, no qual o EUA é mais forte, estava pensando em add a leve3 e a Petrobras, e talvez manter a Petrobras como um topo e a leve como uma da base, faz sentido?

Acabei o módulo 8 hoje, vou assistir os módulos sobre indicadores e vou ver a parte a do módulo 4 e vou acabar de formular essa minha ideia 

Aliás, tem alguma setor na qual seria mais interessante eu pesquisar?

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
On 26/01/2025 at 00:22, Gleisson Boscato Gomes disse:

Boa tarde, pessoal!

• Base:

• Meio:

• Topo:

Oi Gleisson,

Só pra te dar duas ideias.

Primeiro, por quê você escolheu BPAC3? A liquidez diária dela é bem baixa. Eu consideraria BPAC11 em seu lugar.

Segundo, não desanime. Dá um trabalhinho, é muito conceito novo, e nem sempre a gente pega de primeira (eu não peguei muita coisa de primeira, pode ter certeza). Mas com o tempo esses conceitos vão se fixando na mente, pode ter certeza.

E sempre que precisar você pode contar com a comunidade.

Vamos que vamos e sucesso!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
11 horas atrás, Gleisson Boscato Gomes disse:

É um caminho. Analise as empresas como comentou, veja seu indicadores e históricos e ficará mais claro em qual parte da pirâmide elas se encaixarão de acordo com suas conclusões.

11 horas atrás, Gleisson Boscato Gomes disse:

Aliás, tem alguma setor na qual seria mais interessante eu pesquisar?

Na minha opinião você já está bem diversificado.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
4 horas atrás, Matheus Passos Silva disse:

Oi Gleisson,

Só pra te dar duas ideias.

Primeiro, por quê você escolheu BPAC3? A liquidez diária dela é bem baixa. Eu consideraria BPAC11 em seu lugar.

Segundo, não desanime. Dá um trabalhinho, é muito conceito novo, e nem sempre a gente pega de primeira (eu não peguei muita coisa de primeira, pode ter certeza). Mas com o tempo esses conceitos vão se fixando na mente, pode ter certeza.

E sempre que precisar você pode contar com a comunidade.

Vamos que vamos e sucesso!

Na verdade eu não escolho o tipo 3, era só pra marcar a empresa mesmo rsr, faltou específicar

Vlw pela dica

Editado por Gleisson Boscato Gomes
  • Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
44 minutes ago, Eddy Paulini disse:

É um caminho. Analise as empresas como comentou, veja seu indicadores e históricos e ficará mais claro em qual parte da pirâmide elas se encaixarão de acordo com suas conclusões.

Na minha opinião você já está bem diversificado.

Vlw, partiu estudar 

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...